por Cleyson007 » Ter Set 02, 2008 13:08
Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!
Estou com uma dúvida na interpretação da questão abaixo... Gostaria que me ajudasse por favor!
A questão é a seguinte ---> Determine o produto cartesiano do cojunto
![]1,3] X [3,5[ ]1,3] X [3,5[](/latexrender/pictures/3846e65b4e4ed972832628f8e7837049.png)
e sua forma gráfica.
Bom... Quanto ao produto acho que seria isso--> {(1,3),(1,5),(3,3),(3,5)}
Quanto a foma gráfica estou com dúvida!!! O primeiro produto, por exemplo --> ( 1 está em aberto, 3 está fechado ), na hora de montar a forma gráfica, o ponto ( par ordenado (1,3), seria aberto ou fechado? ) ????
Se tiver como esquematizar o probelema pelo editor de fórmulas seria grato.
Ajude-me por favor.
Forte abraço.
Até mais.
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Cleyson007
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por admin » Ter Set 02, 2008 14:14
Olá Cleyson, boa tarde!
Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um
intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:
![]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\} ]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}](/latexrender/pictures/54669fd374487d6f1171ddd7cba090f6.png)

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:

Outros exemplos:
![[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\} [1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/0bddefb5df63a88a76505b025e6ac656.png)
![]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\} ]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}](/latexrender/pictures/7f8830c6811c0fbefc346001f20e933d.png)
![]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\} ]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/d59cf06260a8fe2e4cbea3674f87fb2d.png)

![[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\} [-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/397d9c6c0a3bed41784b917e4fd04f17.png)
![]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\} ]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/226cf59f9e8e15563a86bc1dd245fcaf.png)
![]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\} ]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}](/latexrender/pictures/c06305d50407fccc5bf3ca8964249e48.png)
![]1, 3[ = \left\{ 2 \right\} ]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}](/latexrender/pictures/832b7f5c36ee31b9f08deb68f5bfc926.png)
Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!
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por Cleyson007 » Qui Set 04, 2008 13:50
fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, boa tarde!
Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um
intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:
![]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\} ]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}](/latexrender/pictures/54669fd374487d6f1171ddd7cba090f6.png)

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:

Outros exemplos:
![[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\} [1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/0bddefb5df63a88a76505b025e6ac656.png)
![]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\} ]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}](/latexrender/pictures/7f8830c6811c0fbefc346001f20e933d.png)
![]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\} ]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/d59cf06260a8fe2e4cbea3674f87fb2d.png)

![[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\} [-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/397d9c6c0a3bed41784b917e4fd04f17.png)
![]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\} ]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/226cf59f9e8e15563a86bc1dd245fcaf.png)
![]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\} ]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}](/latexrender/pictures/c06305d50407fccc5bf3ca8964249e48.png)
![]1, 3[ = \left\{ 2 \right\} ]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}](/latexrender/pictures/832b7f5c36ee31b9f08deb68f5bfc926.png)
Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!
Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!
O produto cartesiano que devo representar seria esse:

A reposta então seria essa ---> {(2,3), (2,4), (3,3), (3,4)} ?
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por admin » Qui Set 04, 2008 15:40
Olá, boa tarde!
Sim.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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