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[Equação quadrática]-UFLA-MG

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Mensagempor JU201015 » Dom Nov 18, 2012 21:28

Uma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?
Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.
Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.
Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a equação da quarta parábola. Me ajudem?
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Seg Nov 19, 2012 11:58

JU201015 escreveu:ma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?

Vamos avaliar seu desenvolvimento :

JU201015 escreveu:Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.


Levando em conta que em cada parábola , suas distâncias são proporcionais pela razão q  = 4/3 , Por definição de P.G , a altura máx.da última parábola , será : [Unparseable or potentially dangerous latex formula. Error 6 ] .

JU201015 escreveu:Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.


Correto .


JU201015 escreveu:Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a
equação da quarta parábola. Me ajudem?


Por favor , leia novamente o texto . E veja a definição de P.G .

Ressaltando que a parábola pode ser escrita na forma fatorada : a(x-r_1)(x-r_2) r_1 , r_2 são raízes .

Não tempo + p/ dar atenção .Prometo mais tarde voltar aq , p/ concluir algumas observações .
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor JU201015 » Seg Nov 19, 2012 13:27

santhiago escreveu:
JU201015 escreveu:ma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?

Vamos avaliar seu desenvolvimento :

JU201015 escreveu:Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.


Levando em conta que em cada parábola , suas distâncias são proporcionais pela razão q  = 4/3 , Por definição de P.G , a altura máx.da última parábola , será : [Unparseable or potentially dangerous latex formula. Error 6 ] .

JU201015 escreveu:Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.


Correto .


JU201015 escreveu:Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a
equação da quarta parábola. Me ajudem?


Por favor , leia novamente o texto . E veja a definição de P.G .

Ressaltando que a parábola pode ser escrita na forma fatorada : a(x-r_1)(x-r_2) r_1 , r_2 são raízes .

Não tempo + p/ dar atenção .Prometo mais tarde voltar aq , p/ concluir algumas observações .


Ok =D
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Seg Nov 19, 2012 20:01

JU201015 , boa tarde . hoje a caminho da faculdade , pensei nesta questão e há algumas observações a ser feita ,há uma possibilidade de erro na interpretação pela minha pessoa . Meu tempo etstar escasso mas gostaria de ajudar mis tarde , mas deixo a vontade os demais usuários do fórum ajudar .
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Seg Nov 19, 2012 21:40

Avaliei aqui . Seu raciocínio estar parcialmente certo .Vamos começa por aqui . Como vc disse , " Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8 . "

Isto é , as raízes da quarta parábola são 6 ,  8 .

Lembrando que podemos reescrever a equação na forma fatorada ,segue que :

p_4 :  y=  a (x-6)(x-8)   =   ax^2 - a14x + 48 .

Através do y_v sabemos que por um lado y_v  =  - \frac{\Delta}{4a}  =  \frac{4 \cdot 48 - (-14)^2 }{4a}  =  - \frac{1}{a} .

Entretanto , sabemos que o a altura máxima de cada parábola é 4/3 da anterior . Por P.G temos que ,

y_v = \left(\frac{4}{3} \right )^3 \cdot 4   =   \frac{-1}{a}  \implies  a  =  \frac{-27}{256} .


Assim, a quarta parabola será : y =  - \frac{27}{256}\left( x^2  - 14x + 48 \right) .


Se você tem recursos de ver isto geometricamente ,o geogebra é muito bom . Este exercício é interessante no ponto de vista físico a trajetória que a bola faz descrito ao longo das parábolas .

Comente qualquer coisa aí .
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor JU201015 » Ter Nov 20, 2012 11:13

santhiago escreveu:Avaliei aqui . Seu raciocínio estar parcialmente certo .Vamos começa por aqui . Como vc disse , " Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8 . "

Isto é , as raízes da quarta parábola são 6 ,  8 .

Lembrando que podemos reescrever a equação na forma fatorada ,segue que :

p_4 :  y=  a (x-6)(x-8)   =   ax^2 - a14x + 48 .

Através do y_v sabemos que por um lado y_v  =  - \frac{\Delta}{4a}  =  \frac{4 \cdot 48 - (-14)^2 }{4a}  =  - \frac{1}{a} .

Entretanto , sabemos que o a altura máxima de cada parábola é 4/3 da anterior . Por P.G temos que ,

y_v = \left(\frac{4}{3} \right )^3 \cdot 4   =   \frac{-1}{a}  \implies  a  =  \frac{-27}{256} .


Assim, a quarta parabola será : y =  - \frac{27}{256}\left( x^2  - 14x + 48 \right) .


Se você tem recursos de ver isto geometricamente ,o geogebra é muito bom . Este exercício é interessante no ponto de vista físico a trajetória que a bola faz descrito ao longo das parábolas .

Comente qualquer coisa aí .


Obrigada por responder e, sorry por tomar seu tempo rsrs Mas se der, me tira umas dúvidas?
Como eu chego no gabarito que é -27/16(x-6)(x-8)? De acordo com o que eu tinha feito sobre a altura máxima de cada parábola, a altura da quarta seria 27/16. Como eu poderia encontrar "a" com a altura máxima, que é 27/16? Eu tentei igualar com Yv assim:
\frac{27}{16}=\frac{-({b}^{2}-4ac)}{4a}
Se substituíssemos os valores da equação ax^2 - a14x + 48 daria certo?
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Ter Nov 20, 2012 17:35

Altura da primeira parábola :

4 u.c

Altura da segunda parábola :

4 \cdot \frac{4}{3}   =   \frac{16}{3}  u.c

Altura da terceira parábola :

\frac{16}{3}  \cdot \frac{4}{3}  =    \frac{64}{9}  u.c

Altura da quarta parábola :

\frac{64}{9}  \cdot  \frac{4}{3}   =    \frac{256}{27}  =  \frac{4^4}{3^3} .


Perceba que todo esse processo é oriundo de : a_n   =  \left(\frac{4}{3} \right)^{n-1} \cdot 4 .

Agora calculando o y_v por , \frac{- \Delta}{4a}   =    \frac{- ((-14a)^2 - 4\cdot a \cdot 48a}{4a} =  \frac{256}{27} .Calculando achará a =  \frac{256}{27} .

Desculpa , não estou conseguindo chegar no gabarito . Vou ficar te devendo esta ..
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor DanielFerreira » Ter Nov 20, 2012 21:47

Santhiago,
há um lapso no enunciado da Ju. O primeiro e o segundo toque no chão formam a primeira parábola, e ela é a maior. Então a próxima parábola (segunda) não poderá ter a altura maior que a anterior, mas de acordo com o enunciado é \frac{4}{3}.

\\ \begin{cases} \textup{parabola I}: h_1 = k \Rightarrow \boxed{h_1 = 4} \\\\ \textup{parabola II}: h_2 = \frac{3k}{4} \Rightarrow \boxed{h_2 = 3} \\\\ \textup{parabola III}: h_3 = \frac{9k}{16} \Rightarrow \boxed{h_3 = \frac{9}{4}} \\\\ \textup{parabola IV}: h_4 = \frac{27k}{64} \Rightarrow \boxed{h_4 = \frac{27}{16}} \end{cases}


A equação é dada por:
\\ a(x - 6)(x - 8) = 0 \\ a(x^2 - 14x + 48) = 0 \\ ax^2 - 14ax + 48a


Portanto,

\\ - \frac{\Delta }{4a} = \frac{27}{16} \\\\\\ - \frac{\Delta }{a} = \frac{27}{4} \\\\ - 4\Delta  = 27a \\\\ - 4(b^2 - 4ac) = 27a \\\\ - 4(196a^2 - 192a^2) = 27a \\\\ - 16a^2 = 27a \\\\ \boxed{a = - \frac{27}{16}}

Daí,

\\ \boxed{\boxed{- \frac{27}{16}(x - 8)(x - 6)}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Qua Nov 21, 2012 06:51

Bom dia danjr5 , Muito obrigado . Realmente 4/3 > 1 , logo a da próxima parábola será maior que dá anterior . Isto não pode ser verdade .
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D