por inoj123 » Ter Jun 05, 2012 15:21
Boa tarde, sou novo neste fórum, por isso peço desculpa de estou a fazer algo de errado,
passo a especificar o exercício:

a solução desse limite, supostamente é -1, no entanto tentei ver o limite para algumas rectas...
para y=0, deu me uma indeterminação

para y=

e o resultado deu me 0, visto que a solução supostamente é -1 como deveria ter encarado este exercício?
Cumprimentos,
Jóni Silva.
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inoj123
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por LuizAquino » Qua Jun 06, 2012 10:09
inoj123 escreveu:passo a especificar o exercício:

a solução desse limite, supostamente é -1, no entanto tentei ver o limite para algumas rectas...
para y=0, deu me uma indeterminação

para y=

e o resultado deu me 0, visto que a solução supostamente é -1 como deveria ter encarado este exercício?
Você cometeu algum engano em suas contas.
Eu presumo que você deseja calcular o limite:

Considerando o caminho

, quando

temos que

. Sendo assim, podemos reescrever o limite como sendo:



Fazendo a substituição

, quando

temos que

.
Além disso, temos que

. Desse modo, temos que:

![= \lim_{u\to 0} \frac{u:u}{[\ln(1-u)]:u} = \lim_{u\to 0} \frac{u:u}{[\ln(1-u)]:u}](/latexrender/pictures/1d45fad001d1ca5b0ab7c43231d13e08.png)


Lembrando que

, podemos obter que:



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por inoj123 » Qua Jun 06, 2012 16:03
muito obrigado! ajudou bastante
Cumprimentos,
Jóni Silva.
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inoj123
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Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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