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[Regra de três] Duvida o raciocinio

[Regra de três] Duvida o raciocinio

Mensagempor Shirley » Ter Ago 11, 2015 10:11

Problema :
Uma pessoa X, pode realizar uma certa tarefa em 12 horas. Outra pessoa ,Y , é 50% mais eficiente que X. Nessas condições, o número de horas necessárias para que Y realize essa tarefa é:

A) 4
B) 5
C) 6
D) 7
E) 8
Resposta E) 8

Fiz da seguinte forma :

Pessoa
X
Y

Tempo de execução
12 horas
x

Capacidade individuo
x
+50%


\frac{12}{100}=\frac{x}{50}\rightarrow100x=600\rightarrow x=\frac{600}{100}\rightarrow x=6
Shirley
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Re: [Regra de três] Duvida no raciocinio

Mensagempor Shirley » Ter Ago 11, 2015 10:12

Shirley escreveu:Problema :
Uma pessoa X, pode realizar uma certa tarefa em 12 horas. Outra pessoa ,Y , é 50% mais eficiente que X. Nessas condições, o número de horas necessárias para que Y realize essa tarefa é:

A) 4
B) 5
C) 6
D) 7
E) 8
Resposta E) 8

Fiz da seguinte forma :

Pessoa
X
Y

Tempo de execução
12 horas
x

Capacidade individuo
x
+50%


\frac{12}{100}=\frac{x}{50}\rightarrow100x=600\rightarrow x=\frac{600}{100}\rightarrow x=6
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Re: [Regra de três] Duvida o raciocinio

Mensagempor nakagumahissao » Ter Ago 11, 2015 11:46

Shirley,


Nesta regra de três, ocorre que se a eficiência de um é maior que a do outro, então, como consequência, ele fará o trabalho mais rapidamente. Como no enunciado foi dado que Y é 50% mais eficiente que X, lembrando que X = 1 pessoa e que 50% = 50/100 e que sendo mais eficiente que X, quer dizer que Y = 1 + 50/100, ou seja:

Y = 1 + \frac{50}{100} = \frac{100 + 50}{100} = \frac{150}{100} = \frac{3}{2}

Então, sabendo-se que Y é 3/2 e X = 1, montamos a regra de três da seguinte forma:


Eficiência | Horas
1 | 12
3/2 ? | x ?

Temos aqui uma regra de três cujas proporções são inversamente proporcionais à outra. Ou seja:

\frac{1}{\frac{3}{2}} = \frac{x}{12} \Rightarrow x = \frac{12}{\frac{3}{2}} \Leftrightarrow x = 12 \times \frac{2}{3} \Leftrightarrow x = 8

Logo, Y fará o mesmo trabalho em 8 horas.

\blacksquare
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: [Regra de três] Duvida o raciocinio

Mensagempor Shirley » Ter Ago 11, 2015 12:09

Muito obrigada pela ajuda
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?