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[Cálculo Diferencial e Integral I] Derivada

[Cálculo Diferencial e Integral I] Derivada

Mensagempor Pessoa Estranha » Qui Set 25, 2014 13:03

Olá!

Preciso de ajuda para resolver o seguinte exercício:

"Obter a equação da reta tangente à curva y = \frac{{e}^{x} + {e}^{-x}}{2} em x = -2".

Minha resolução:

\frac{dy}{dx} = \frac{{e}^{x}(1-2{x}^{-2})}{4}

(y-{y}_{o}) = \frac{dy}{d{x}_{o}}(x-{x}_{o})

(y-{y}_{o}) = \frac{dy}{d{x}_{o}}(x-{x}_{o}) \rightarrow (y-f({x}_{o})) = \frac{{e}^{-2}(1-2{(-2)}^{-2})}{4}.(x - (-2)) \rightarrow (y - \frac{{e}^{-2} + {e}^{2}}{2}) = \frac{{e}^{-2}.(1-\frac{1}{2})}{4}.(x+2)

y = \frac{{e}^{-2}}{8}.(x+2) + \frac{{e}^{-2}+{e}^{2}}{2} \rightarrow y = \frac{{e}^{-2}(x+6) + 4{e}^{2}}{8}

Resposta do Livro:

y = \frac{({e}^{-2}-{e}^{2})x}{2} + \frac{3{e}^{-2}-{e}^{2}}{2}

Tentei fazer algumas manipulações algébricas para tentar chegar numa equivalência das expressões, mas não deu certo.

Por favor, podem me ajudar?

Muito Obrigada!
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Re: [Cálculo Diferencial e Integral I] Derivada

Mensagempor DanielFerreira » Qui Set 25, 2014 21:57

Derivemos,

\\ y = \frac{e^x + e^{- x}}{2} \\\\\\ y = \frac{e^x + \frac{1}{e^x}}{2} \\\\\\ y' = \frac{\left( e^x + \frac{0 \cdot e^x - 1 \cdot e^x}{(e^x)^2} \right) \cdot 2 - \left( e^x + \frac{1}{e^x} \right) \cdot 0}{4} \\\\\\ y' = \frac{2 \cdot \left( e^x - \frac{1}{e^x} \right)}{4} \\\\\\ \boxed{y' = \frac{e^x - e^{- x}}{2}}


Sabemos que a equação da reta tangente... no ponto (p, f(p)) é dada por f(x) = f'(x) \cdot (x - p) + f(p)

\\ f'(x) = \lim_{x \rightarrow p} \frac{f(x) - f(p)}{x - p} \\\\\\ f(x) = f'(x) \cdot (x - p) + f(p) \\\\\\ f(x) = \left( \frac{e^2 - e^{- 2}}{2} \right) \cdot \left( x - 2 \right) + \frac{e^2 + e^{- 2}}{2} \\\\\\ f(x) = \left( \frac{e^2 - e^{- 2}}{2} \right) \cdot x + \left( \frac{e^2 - e^{- 2}}{2} \right) \cdot (- 2) + \frac{e^2 + e^{- 2}}{2} \\\\\\ f(x) = \left( \frac{e^2 - e^{- 2}}{2} \right) \cdot x + \left( \frac{-2e^2 + 2e^{- 2}}{2} \right) + \frac{e^2 + e^{- 2}}{2} \\\\\\ \boxed{\boxed{f(x) = \frac{(e^2 - e^{- 2})x}{2} + \frac{3e^{- 2} - e^2}{2}}}
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Re: [Cálculo Diferencial e Integral I] Derivada

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Set 26, 2014 10:47

Olá! Muito Obrigada! Errei em alguma coisa na hora de derivar. Vou ver direitinho agora. Muito obrigada mesmo! :-D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?