por Nicolas1Lane » Sáb Ago 30, 2014 20:36
Boa noite amigos, faz um tempo desde que fiz cálculo I e estava procurando recordar-me de como fazer integração por substituição u.du para a seguinte uma f(x)= (6-3x)/x definida no intervalo [a,b] delimitado em x pelos intervalos de integração de 1 até 2.
![f(x)=\int\limits_{1}^2~[(6-3x)/x] dx f(x)=\int\limits_{1}^2~[(6-3x)/x] dx](/latexrender/pictures/e7be5d9ba5fca038aac3a38e5ba3eb0b.png)
Essa é parte de um cálculo de área definido por 3 funções. Estou com uma dúvida muito básica, depois de colocar em evidência o 3, como devo proceder para integrar esta função?
Pois me recordo de a integral de 1/x ser igual a ln|x| e a integral de 6-3x ser 6x - 3x²/2, mas não tenho certeza se é correto fazer a integração delas sem uma substituição.
Poderiam me dizer como devo proceder para resolver este cálculo? Obrigado.
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Nicolas1Lane em Sáb Ago 30, 2014 22:58, em um total de 1 vez.
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por DanielFerreira » Sáb Ago 30, 2014 22:48
Olá
Nicolas,
boa noite!
![\\ f(x) = \int_{1}^{2} \left [ \frac{(6 - 3x)}{3} \right ] dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{3(2 - x)}{3} dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} (2 - x) dx = \\ f(x) = \int_{1}^{2} \left [ \frac{(6 - 3x)}{3} \right ] dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{3(2 - x)}{3} dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} (2 - x) dx =](/latexrender/pictures/93a996dcb59d7eb38e132534bd08d81b.png)
Para integrá-la, não precisará aplicar uma substituição simples; podes integrar a partir das tabelas...
Caso não consiga prosseguir, informe a dúvida ok?!
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por Nicolas1Lane » Sáb Ago 30, 2014 23:36
Nossa! Me desculpe, quando estava digitando nem havia percebido...houve um pequeno erro de digitação na função a ser integrada ao escrevê-la em LATEX.
a função f quando sobre um 3 sei que pode ser simplificada com meios bem básicos de integração.
Mas quando se tem um (...)/x tem a necessidade de uma substituição correto?
Obs: Já arrumei a função. da minha dúvida.
E estive usando como referência o Geogebra para tentar chegar a solução, mas algo ainda devo estar fazendo errado, pois: a solução dada por ele é

Sendo que no máximo pelo que tentei até 3horas atrás fora:

Sei que meu cálculo está errado e pensei que talvez seja por conta do valor da substituição não ter sido a melhor escolha, mas se fosse 1/x sei que teria sido pior.
portanto usei a partir de

u = x - 2


![f(x)=-3[uln(|x|)]\int\limits_{1}^2 f(x)=-3[uln(|x|)]\int\limits_{1}^2](/latexrender/pictures/c4f38fb87d6d8071e42e0f6a46fb7ad3.png)
![f(x)=-3(x - 2)ln(|x|)]\int\limits_{1}^2 f(x)=-3(x - 2)ln(|x|)]\int\limits_{1}^2](/latexrender/pictures/6f92babf4a802b3ae51f036aa583e04a.png)
mas, -3ln|x|u = -3(x - 2)ln|x| =-3x + 6ln|x|
Assim:




Está tudo ok?
Acho que saquei o que eu estava errando. A volta da substituição de u para x, estava a fazer toda vez a volta para x com as parênteses e acaba por pensar que tinha distributiva aonde nada havia.
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por DanielFerreira » Dom Set 07, 2014 21:35
Olá
Nícolas,
desculpe-me pela demora!
Fizeste

. Deverias ter substituído

por

, pois

.
Não podes "trabalhar" com as duas variáveis, já que aplicou substituição simples. O "x" deveria ter dado lugar ao "u"!
![\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6 - 3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} - \frac{3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} dx - \int_{1}^{2} \frac{3\cancel{x}}{\cancel{x}} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \int_{1}^{2} \frac{1}{x} dx - 3 \cdot \int_{1}^{2} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \left[ \ln x \right]_{1}^{2} - 3 \cdot \left[ x \right]_{1}^{2} \\\\ (...) \\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6 - 3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} - \frac{3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} dx - \int_{1}^{2} \frac{3\cancel{x}}{\cancel{x}} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \int_{1}^{2} \frac{1}{x} dx - 3 \cdot \int_{1}^{2} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \left[ \ln x \right]_{1}^{2} - 3 \cdot \left[ x \right]_{1}^{2} \\\\ (...)](/latexrender/pictures/1fe860bee519d8a675d1f53c3a7c6212.png)
Agora é contigo, se não conseguires, retorne!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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