• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Limite- Duvida de gráfico

Limite- Duvida de gráfico

Mensagempor killerkill » Sex Ago 12, 2011 23:10

Olá pessoal, é o seguinte, chega mais um final de semana. Mais 2 dias "free" pra estudar.
Mais a minha dúvida é a seguinte. Tem a seguinte questão:
Explique porque a função é descontínua num dado numero a, e esboce o gráfico:

a=3

f(x)= \left{6 se x=3

e

f(x)= \frac{2x^2-5x-3}{x-3}

se x\neq3

Vou explicar minha resolução:



Sendo a continuidade a ser analizada no valor a=3, é possível afirmar que f(3)=6.

e

Quando f(x)\neq3 f(x)= \frac{2x^2-5x-3}{x-3}


então,\lim_{x\rightarrow a} \frac{2x^2-5x-3}{x-3}= \frac{2a^2-5a-3}{a-3}=\frac{2(a+\frac{1}{2})(a-3)}{(a-3)}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow 3}= 2.3+1= 7

Portanto, o limite de tal função não é contínuo em a=3, pois \lim_{a\rightarrow 3} f(x) \neq f(a)

Até aí eu acho que fiz tudo certo, só que para eu esboçar o gráfico é que tenho certa dúvida. Não sei desenhar o gráfico aqui no Fórum, demorei mais de 30 minutos pra escrever isso daí com o editor de fórmulas, imagine o gráfico. mais é o seguinte: imagine x vindo pela esquerda e pela direita ... f(x)=7. só que eu não sei como desenhar essa curva vindo da direita ou pela esquerda. porque a função limite nesse ponto é muito complicada para min desenhar esse tipo de gráfico. Digo, eu não sei se a curva vem se cima.. ou se baixo.. etc. eu sei só desenhar graficos de 2 grau, exponencial etc... mais um gráfico do tipo: f(x)= \frac{2x^2-5x-3}{x-3}

eu não tenho a mínima ideia.

A propósito, essa será minha primeira prova de Calculo aqui na federal do meu estado. Tenho certas dúvidas, queria uma opinião de vocês que são mais experientes. Se eu explicar exatamente dessa forma seria o mais ideal ou não? eu deveria apenas deixar o calculo puro e frio e pronto?

Valew pela atenção e bom final de semana pra todos
killerkill
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 22:39
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eg. Elétrica
Andamento: cursando

Re: Limite- Duvida de gráfico

Mensagempor LuizAquino » Sex Ago 12, 2011 23:33

O exercício fornece a função:

f(x) = 
\begin{cases}
6\textrm{, se } x = 3 \\
\\
\displaystyle{\frac{2x^2 - 5x - 3}{x - 3}} \textrm{, se } x \neq 3
\end{cases}

Para saber se f é contínua em 3, precisamos verificar se \lim_{x\to 3} f(x) = f(3).

Pois bem, calculando o limite:
\lim_{x\to 3} f(x) = \lim_{x\to 3}\frac{2x^2 - 5x - 3}{x - 3}

= \lim_{x\to 3}\frac{2(x-3)\left(x  + \frac{1}{2}\right)}{x - 3}

= \lim_{x\to 3} 2x+1

= 2\cdot 3 + 1 = 7

Por outro lado, sabemos que f(3) = 6. Concluímos que \lim_{x\to 3} f(x) \neq f(3) e portanto f não é contínua em 3.

Para esboçar o gráfico, basta perceber que essa função pode ser reescrita como:
f(x) = 
\begin{cases}
6\textrm{, se } x = 3 \\
\\
\displaystyle{2x + 1} \textrm{, se } x \neq 3
\end{cases}

Observações

killerkill escreveu:Não sei desenhar o gráfico aqui no Fórum

Use um programa específico, como por exemplo o GeoGebra. Depois é só anexar o arquivo de imagem na sua mensagem. Se deseja um tutorial de como usar esse programa, então eu gostaria de recomendar que visite meu canal:
http://www.youtube.com/LCMAquino

killerkill escreveu:A propósito, essa será minha primeira prova de Calculo aqui na federal do meu estado. Tenho certas dúvidas, queria uma opinião de vocês que são mais experientes. Se eu explicar exatamente dessa forma seria o mais ideal ou não?

Em verdade, veja que a sua solução está desorganizada. Muito provavelmente você perderia pontos devido a isso.

Por exemplo, perceba que você escreveu o símbolo de limite apenas uma vez e em seguida fez todo o desenvolvimento sem usá-lo. Isso está incorreto. Veja na resolução acima que o símbolo de limite apenas desaparece no final da resolução.

Além disso, você colocou sem necessidade a expressão x \to a no limite, quando poderia apenas escrever x\to 3 .

killerkill escreveu:eu deveria apenas deixar o calculo puro e frio e pronto?

Isso depende do professor. O ideal é você perguntar a ele antes da avaliação.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Limite- Duvida de gráfico

Mensagempor killerkill » Sex Ago 12, 2011 23:59

Estou com dificuldades no gráfico, nao consigo postar aqui.. Extençao GGB nao permitida
killerkill
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 22:39
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eg. Elétrica
Andamento: cursando

Re: Limite- Duvida de gráfico

Mensagempor LuizAquino » Sáb Ago 13, 2011 00:02

killerkill escreveu:Estou com dificuldades no gráfico, nao consigo postar aqui.. Extençao GGB nao permitida


Após fazer o desenho, use o menu "Arquivo > Exportar > Janela de Visualização como Figura (png, eps)".

Uma dica: redimensione a janela do programa antes de exportar. Caso contrário a sua imagem pode ficar muito grande.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Limite- Duvida de gráfico

Mensagempor killerkill » Sáb Ago 13, 2011 00:06

ops, Agora eu entendi, ela vai ser uma reta com raíz -1/2 e f(0)=1... nunca imaginaria que seria uma reta... mais agora eu entendi. é uma RETA que em f(3)=6 deixando uma "bolinha aberta na reta) uma ves que ela esta definida em outro local da reta.. entendi! obrigado pela ajuda... e pela dica tambem.. realmente o modo como voce explicou é bem mais eficiente e claro. obrigado
killerkill
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 22:39
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eg. Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.