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Geometria Analitica (Graduação).

Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 380625 » Sex Abr 01, 2011 15:58

Boa tarde estou no primeiro ano de graduação e estou tendo a materia Geometria Analitica o professor esta definindo segmento orientado e vetor. Mas para definir isso precisamos saber o que é equipolencia. Entre as definições esta tudo bem entendi bem o que sao segmentos orientados, classe de equipolência e vetores. Porem, não consigo provar e desenhar algumas coisas por exemplo:

1 - (A,B)~(C,D) IMPLICA (A,C)~(B,D) no livro em que estudo ele vez um caso particular dessa proposição no caso em que o quadrilatero ABCD é um paralelog

Após isso ele me faz tres questoes

Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.

Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)

Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).

Gostaria de dicas pois sei que é meio abstraro algumas coisas ainda mais quando estamos começando G.A.

Grato Flávio Santana
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 17:25

Dicas

380625 escreveu:Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.

Lembre-se que "colineares" significa que os pontos estão sobre uma mesma reta.

380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)

Lembre-se que (A, B) é um segmento orientado com mesma direção, magnitude e sentido contrário a (B, A).

380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).

Lembre-se do paralelogramo ABCD.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 0 kelvin » Sáb Abr 02, 2011 00:10

Estou recebendo esses mesmos exercícios para resolver :-P

Do que entendi por enquanto foi que precisa prestar atenção na definição que tem no livro, mas não apenas na descrição, principalmente na parte que utiliza os símbolos, a notação matemática dos vetores.

Tambem senti que vetores são abstratos, talvez fiquem mais claros quando começarem a ser usados na física mesmo.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Abr 02, 2011 01:04

Vetores ficarão mais claros quando estudarem Álgebra Linear. Quanto antes vocês destituírem-se da idéia de vetor como apenas uma flecha, melhor.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 380625 » Dom Abr 03, 2011 12:32

Esse exercicio eu consegui resolver:

Prove que (A,B)~(P,Q) e (C,D)~(P,Q) IMPLICA (A,B)~(C,D):

No exercicio acima eu usei a propriedade simetrica e depois a transitiva e consegui resolver.


Então o que ta dificil para mim é:

Prove que (A,B)~(C,D)~IMPLICA(B,A)~(D,C), pois não consigo relacionar esse exercicio com as propriedades simetrica e transitiva.

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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor LuizAquino » Dom Abr 03, 2011 12:55

(A,\,B)\sim (C,\,D) \Rightarrow (B,\,A)\sim(D,\,C)

Temos que (A, B) e (C, D) são tais que possuem:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: s

Sabemos que (B, A) possui:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (A, B)).

Além disso, sabemos que (D, C) possui:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (C, D)).

Portanto, (B, A) e (D, C) são equipolentes.
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59