• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Reta perpendicular]

[Reta perpendicular]

Mensagempor temujin » Qua Mai 29, 2013 19:35

Verdadeiro ou falso:


A soma das coordenadas do ponto na curva y=x^2, cuja reta perpendicular a ela passa por (14,1) é 6.

*-)
temujin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 15:11
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Economia
Andamento: formado

Re: [Reta perpendicular]

Mensagempor temujin » Sáb Jun 29, 2013 15:14

Galera, estou dando um up nesta questão pra ver se de repente alguém consegue achar uma luz no fim do túnel... :lol:

( V ) A soma das coordenadas na curva y=x^2, cuja reta perpendicular a ela passa por (14,1) é 6.

Eu comecei a esboçar uma resposta, achei uma solução no gráfico, mas não estou convencido se está certo. Vejamos:

Se a reta é perpendicular à curva, ela deve ser também perpendicular à reta tangente à curva no ponto em que elas se interceptam.

Como a derivada de x^2 = 2x é uma função linear de x, elas se interceptam x=0 ou x=2. Com x=2, f(x)=4 e o ponto (2,4) responde à questão. Mas não consigo provar que neste ponto a reta é perpendicular à curva.

Alguma idéia??

*-)
temujin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 15:11
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Economia
Andamento: formado

Re: [Reta perpendicular]

Mensagempor temujin » Seg Jul 15, 2013 20:04

Acho que eu finalmente consegui! Vou deixar aqui, caso interesse a mais alguém.

A reta que passa por (14,1) intercepta a parábola em dois pontos. Supondo que o item seja verdadeiro, deve valer:

x+x^2=6 \Rightarrow x^2+x-6=0

Cujas raízes são 2 e -3.

Testando primeiro x=2 \Rightarrow y=4. Um vetor diretor da reta que passa por (2,4) e (14,1) é \vec{u}=(-12,3).

Agora, se a reta é perpendicular à curva, ela deve ser perpendicular à tangente neste ponto. Derivando:

y'(x)=2x
y'(2) = 4, e portanto, a reta tangente tem a forma y=4x+b. Substituindo o ponto (2,4) temos que 4=4.2+b \Rightarrow b=-4 \Rightarrow y=4x-4

Então, a reta tangente tem um vetor diretor \vec{v} = (1,4)

E <\vec{u};\vec{v}> = (-12,3).(1,4)=0

Portanto, as retas são perpendiculares.
temujin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 15:11
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Economia
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.