por lucianofloripa » Sex Nov 20, 2009 12:38
Determine o(s) valor(es) que "r" deve assumir para que o ponto (r,2) diste cinco unidades do ponto (0,-2).
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lucianofloripa
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por Cleyson007 » Sex Nov 20, 2009 13:04
Boa tarde Luciano!
A fórmula da distância entre dois pontos é:
![d(a,b)=\sqrt[2]{{({x}_{2}-{x}_{1})}^{2}+({y}_{2}-{y}_{1})^2} d(a,b)=\sqrt[2]{{({x}_{2}-{x}_{1})}^{2}+({y}_{2}-{y}_{1})^2}](/latexrender/pictures/9b48877ce3b6fd72cfbb4ced2edf289e.png)
Jogando na fórmula, temos:
![5=\sqrt[2]{{(0-r)}^{2}+{(-2-2)}^{2}} 5=\sqrt[2]{{(0-r)}^{2}+{(-2-2)}^{2}}](/latexrender/pictures/855ee6b0da9f16c3fccc111c91f9a329.png)
![5=\sqrt[2]{{r}^{2}+16} 5=\sqrt[2]{{r}^{2}+16}](/latexrender/pictures/3188cff322e280311d98337bb6f8ece0.png)
Para tirar as raiz, eleve ambos os lados ao quadrado:
![{5}^{2}=(\sqrt[2]{{r}^{2}+16})^2 {5}^{2}=(\sqrt[2]{{r}^{2}+16})^2](/latexrender/pictures/afb627d6646a3da344994451bcea3295.png)
A partir daí, tente resolver
Comente qualquer dúvida
Até mais.
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por lucianofloripa » Sex Nov 20, 2009 14:51
sim o resultado é esse mesmo + ou - 3
mas só pra eu entender...o r² não da pra cortar pela raiz ?
só mais uma duvida, fora desse conteudo, pois acho que estou pecando no sinal...
0 - 1 = m ( 0 - 4 )
- 1 = - 4m
-1/4 = m
o resultado é -1/4 ou 1/4 ?
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por Cleyson007 » Sex Nov 20, 2009 18:36
Boa tarde Luciano!
Meu caro Luciano, você
não pode "cortar" o r² devido serem dois termos dentro da raiz.
Quanto a segunda dúvida -->


Aí que está sua dúvida -->
Lembra que o m não pode ficar negativo?Para o m não ficar negativo, devemos multiplicar a expressão por (-1).. quando uma expressão é multiplicada por (-1), invertem-se todos os sinais. Daí, o resultado correto é:

.
Comente qualquer dúvida
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Ótimo final de semana
Até mais.
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por lucianofloripa » Qua Nov 25, 2009 11:30
Cleyson mais uma questão que não consigo resolver !!
Qual é a equação da reta que passa pelo ponto P (6,-4) e é paralela à bissetriz dos quadrantes pares ?
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por lucianofloripa » Qua Nov 25, 2009 14:33
mais uma duvida !!!
Determine a equação da reta perpendicular à reta de equação 2x + 3y - 6 = 0 no ponto em que esta intercepta o eixo das abscissas.
resolvendo...
y = -2x/3 + 6/3 => logo coeficiente angular da equação que intercepta é -2/3
m1 = - 1/m2
-2/3 = -1/m2 => logo coeficiente angular da equação perpendicular é 3/2
suponho que o valor de x da equação perpendicular seja zero, pois intercepta o eixo das ordenada !!
minha dificuldade é saber o valor de y, para aplicar na formula !!
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por lucianofloripa » Qui Nov 26, 2009 11:25
JA CONSEGUI RESOLVER TUDO !! FALTOU UM POUCO DE INTERPRETAÇÃO MESMO !! RSRS.. VALEU !
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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