por Claudin » Ter Jun 12, 2012 20:42
Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice

, passando pelo ponto

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por Claudin » Qui Jun 28, 2012 15:41
Se alguém puder me ajudar, ainda não consegui solucionar, tem uns 15 dias q ja postei...
obrigado
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por Russman » Qui Jun 28, 2012 23:36
Claudin escreveu:Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice

, passando pelo ponto

A equação da parábola é

.
Assim, determinar a parabola é, na verdade, determinar os coeficientes a,b e c.
O ponto de "vértice" é o máximo da parábola. Assim, este ponto é tal que

.
Como a parábola passa por

, então

Agora, precisamos de mais uma informação para obter uma terceira equação e calcular a,b e c.
"Ad astra per aspera."
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por DanielFerreira » Sex Jun 29, 2012 00:19
Claudin escreveu:Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice

, passando pelo ponto

Como o eixo da parábola é paralelo a Oy, podemos concluir que o eixo de simetria "coincide" com o eixo x.
Tal equação é dada por

, mas como o vértice não está na origem, temos

No ponto

:



Segue que,


(...)
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Claudin » Seg Jul 02, 2012 20:55
danjr5 escreveu: Como o eixo da parábola é paralelo a Oy, podemos concluir que o eixo de simetria "coincide" com o eixo x.
Tal equação é dada por

, mas como o vértice não está na origem, temos

No ponto

:



Segue que,


(...)
Não encontrei

, encontrei

.
E mesmo assim nas contas finais não deu resultado como no gabarito que seria:

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por Claudin » Qui Jul 05, 2012 19:34
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por DanielFerreira » Qui Jul 05, 2012 20:05
Olá Claudin,
inicialmente, gostaria que me desculpasse pelo equívoco em minha solução. Certamente, concluí erradamente o raciocínio.
Terei que revisar esse assunto! Rsrsrs
Segue outra forma de resolvê-la, assim como a descrita pelo nosso amigo
Russman.
Equação da parábola ====>

Vértice ====>

Passa pelo ponto

Com isso,
I)

II)

III)

Substituindo III) em II) encontrará

...

e

Daí,

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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por Claudin » Sex Jul 06, 2012 10:14
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por Russman » Sex Jul 06, 2012 16:06
É, exatamente...eu deveria ter igualado

e não o fiz.
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:29
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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