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Parábola

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Mensagempor Claudin » Ter Jun 12, 2012 20:42

Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice (-\frac{3}{2},2), passando pelo ponto (-1,-1)
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jun 28, 2012 15:41

Se alguém puder me ajudar, ainda não consegui solucionar, tem uns 15 dias q ja postei...
obrigado
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Qui Jun 28, 2012 23:36

Claudin escreveu:Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice (-\frac{3}{2},2), passando pelo ponto (-1,-1)


A equação da parábola é

y(x)=ax^2+bx+c.

Assim, determinar a parabola é, na verdade, determinar os coeficientes a,b e c.

O ponto de "vértice" é o máximo da parábola. Assim, este ponto é tal que

\frac{d}{dx}y(x)=2ax+b\Rightarrow y'(x=-\frac{3}{2})=2\Rightarrow -3a+b=2.

Como a parábola passa por (-1,-1), então

y(-1)=-1\Rightarrow a-b+c=-1

Agora, precisamos de mais uma informação para obter uma terceira equação e calcular a,b e c.
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Re: Parábola

Mensagempor DanielFerreira » Sex Jun 29, 2012 00:19

Claudin escreveu:Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice (-\frac{3}{2},2), passando pelo ponto (-1,-1)

Como o eixo da parábola é paralelo a Oy, podemos concluir que o eixo de simetria "coincide" com o eixo x.
Tal equação é dada por y^2 = 2px, mas como o vértice não está na origem, temos (y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

No ponto (- 1,- 1):

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

9 = 2p . \frac{1}{3}

p = \frac{27}{2}

Segue que,

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

(y - 2)^2 = 27(x + \frac{3}{2})^2

(...)
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Seg Jul 02, 2012 20:55

danjr5 escreveu: Como o eixo da parábola é paralelo a Oy, podemos concluir que o eixo de simetria "coincide" com o eixo x.
Tal equação é dada por y^2 = 2px, mas como o vértice não está na origem, temos (y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

No ponto (- 1,- 1):

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

9 = 2p . \frac{1}{3}

p = \frac{27}{2}

Segue que,

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

(y - 2)^2 = 27(x + \frac{3}{2})^2

(...)


Não encontrei \frac{27}{2}, encontrei 18.

E mesmo assim nas contas finais não deu resultado como no gabarito que seria:

12x^2+36x+y+25=0
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jul 05, 2012 19:34

(y-2)^2=2p(x+\frac{3}{2})^2

(y-2)^2=36(x+\frac{3}{2})^2

Mas não consegui chegar no resultado correto ainda, que é:

12x^2+36x+y+25=0
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Re: Parábola

Mensagempor DanielFerreira » Qui Jul 05, 2012 20:05

Olá Claudin,
inicialmente, gostaria que me desculpasse pelo equívoco em minha solução. Certamente, concluí erradamente o raciocínio.
Terei que revisar esse assunto! Rsrsrs

Segue outra forma de resolvê-la, assim como a descrita pelo nosso amigo Russman.

Equação da parábola ====> y = ax^2 + bx + c

Vértice ====> V = \left( - \frac{b}{2a}, - \frac{\Delta}{4a} \right) = \left(- \frac{3}{2},2 \right)

Passa pelo ponto (- 1, - 1)

Com isso,
I) - \frac{b}{2a} = - \frac{3}{2} ====> b = 3a


II) - \frac{\Delta}{4a} = 2 ====> - 9a^2 + 4ac = 8a


III) - 1 = a(- 1)^2 + b(- 1) + c ====> c = 2a - 1


Substituindo III) em II) encontrará a = - 12

...
b = - 36 e c = - 25

Daí,
y = ax^2 + bx + c ===> y = - 12x^2 - 36x - 25 ===> y + 12x^2 + 36x + 25 = 0
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 10:14

:y:
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Sex Jul 06, 2012 16:06

É, exatamente...eu deveria ter igualado y'(x)=0 e não o fiz.
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:29

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?