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Questão prova concurso (Elipse)

Questão prova concurso (Elipse)

Mensagempor fernandocez » Qui Mar 10, 2011 11:41

Caros amigos espero que todos aproveitaram bem o feriado e eu continuo estudando para o concurso do Estado (RJ). Eu acho que não vai dar tempo de eu aprender tudo é muita matéria. Essa questão é sobre elipse, eu já estudei na faculdade mas não lembro de mais nada, procurei num livro e consegui uma fórmula mas me perdi nos cálculos. Se tiver uma forma mais simples vai ajudar. Vamos a questão.

58. O ponto P pertence à curva de equação \frac{{x}^{2}}{45}+\frac{{y}^{2}}{9}=1, cujos focos são F e F'. A maior área possível do triângulo PFF' é:
Resp: 18

Encontrei com ajuda do livro (não sei se tá certo):
a = \sqrt[]{45}
b = 3
a²+b²+c² = 45=9+c²
c²=6

Encontrei uma fórmula:
PF1+PF2=2a

Substituí na fórmula do livro: \sqrt[]{{\left(x-c \right)}^{2}+{\left(y-0 \right)}^{2}}+\sqrt[]{{\left(x+c \right)}^{2}+{\left(y-0 \right)}^{2}}=2a

Comecei a substituir mas me perdi nos cálculos. Existe uma maneira mais fácil? Aguardo e obrigado.
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Re: Questão prova concurso (Elipse)

Mensagempor Elcioschin » Qui Mar 10, 2011 12:15

fernandocez

Quase tudo que você fez está correto. O único erro foi c² = 36 ----> c = 6

Faltou você calcular a base do triângulo ----> F1F2 = 2c = 12

A altura do triângulo PF1F2 é a ordenada yP do ponto P(xP, yP).

Sem esta informação é impossível calcular a área.

Acontece que ele pediu a MAIOR área possível!!!!

Note então o seguinte:

1) Imagine que o ponto P coincide com o vértice esquerdo do eixo maior 2a. Neste caso yP = 0 e a área é nula.
2) Imagine agora o ponto P se deslocando ao longo da elipse, para a direita.
3) Quando o ponto P coincidir com o vértice direito do eixo maior 2a ----> yP = 0 e a área também é nula.
4) No meio do caminho, portanto vai existir um ponto P para o qual a área é máxima.
5) Este ponto é exatamente o vértice superior do eixo menor 2b ----> yP = b = 3

Smáx = F1F2*b/2 ---> Smáx = 12*3/2 ----> Smáx = 18
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Re: Questão prova concurso (Elipse)

Mensagempor LuizAquino » Qui Mar 10, 2011 12:29

Eu vou apenas ilustrar o que o colega Elcioschin respondeu.

Considere o gráfico abaixo.
elipse.png
elipse.png (5.45 KiB) Exibido 1727 vezes


Como a base do triângulo F'PF é sempre a mesma (e mede 2c), esse triângulo terá a maior área quando ele tiver a maior altura.

Note que essa maior altura ocorre quando h=b.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?