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Questões de cônicas e quádricas

Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor sorchilas » Sáb Dez 11, 2010 12:55

Oi pessoal,
Sou novo no forum e sem grande experiência na área de matemática. Ultimamente me deparei com duas questões que não consigo nem "sair do canto". Espero que vocês possam me ajudar neste aspecto, visto que a probabilidade de uma destas ou as duas caírem na minha prova de Segunda-feira. Oo As questões estão nas imagens abaixo.
http://img522.imageshack.us/i/questo13.jpg/
http://img20.imageshack.us/i/questo30.jpg/

Por favor, me ajudem!
sorchilas
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor VtinxD » Dom Dez 12, 2010 12:26

É raro ver questões boas como essas em provas.Mas vamos as tentativas de resolução.

Questão 30)Não sei se conhece as propriedades ópticas das elipses,mas vou tentar explica-las aki e se estiver errado por favor me corrijam.Desenhe uma elipse,agora desenhe sua tangente e que intercepta a elipse no ponto P.Tente se lembrar da sua aula de ótica onde a imagem de um objeto,no espelho plano, fica do outro lado do espelho e a distancia de qualquer ponto do espelho,tangente, ao objeto e igual a distancia à imagem.Utilizando disso com os focos e perceba oque acontece.
A outra não vou tentar porque estou sem tempo.
Espero ter ajudado
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor VtinxD » Dom Dez 12, 2010 14:09

*A questão 13 e mais complicada.Vou expor aqui a minha solucao:
Questão 13)Se pegar um ponto P({x}_{p},{y}_{p}).Temos:
\left|{d}_{{c}_{1}P}-{R}_{1} \right|=\left|{d}_{{c}_{2}P}-{R}_{2}\right|
Provavelmente vai dar uma hiperbole porque se voce passar o {d}_{{c}_{2}P} para o outro lado e o {R}_{1} para o lado do {R}_{2}voce tera que a distancia de P aos centros e sempre uma constante que define uma hiperbole com foco nos centros das circunferencias.
Correcao:isso so vai ser verdade para pontos fora da circunferencia,para pontos dentro da circunferencia sera formada uma elipse.Pois a soma da distancia dos centros ao ponto sera constante.

*PS:O teclado que estou usando tem poucos acentos.
Espero ter ajudado pelo menos um pouco.
Editado pela última vez por VtinxD em Dom Dez 12, 2010 15:06, em um total de 2 vezes.
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor sorchilas » Dom Dez 12, 2010 14:15

Oi Amigão,

Desde já agradeço a preocupação e ajuda! Agora a tarde estou indo assistir a uma aula( Aula no Domingo Ninguém merece!), quando voltar a noite, vou tentar arrumar forças para quebrar a cabeça com esses problemas... rsrs

Obrigado e Abraços
sorchilas
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor andrefahl » Dom Dez 12, 2010 18:08

Ola,
na questão 13 vc tem duas elipses,
transladadas no eixo x.

faça x1 = (x-3)

dai vc vai perceber que se trata da equação d uma elipse
pois x^2/a + y^2/b = 1 essa é a eq d uma eplise.

lembra que a circ eh uma elipse com focos coincidentes =)

uma delas vc vai ter q dividir tudo por 81 pra ter no lado esquerdo 1 =D

att
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor andrefahl » Dom Dez 12, 2010 18:09

soh corrigindo pq esqueci.. o a e b na eq saum elevados ao quadrado =)
andrefahl
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor VtinxD » Dom Dez 12, 2010 18:41

São duas elipses mais uma hipérbole,certo?
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor andrefahl » Dom Dez 12, 2010 22:46

HASUdhauds a outra eu nem vi naum...

soh a primeira q saum duas elipses =)
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor VtinxD » Dom Dez 12, 2010 23:09

Estava pensando e cheguei a uma conclusão e nela temos 3 casos:
\left|{d}_{{c}_{1}P}-{R}_{1} \right|=\left|{d}_{{c}_{2}P}-{R}_{2}\right|
1°Caso){d}_{{c}_{1}P}\geq{R}_{1},{d}_{{c}_{2}P}\geq{R}_{2},teremos uma hipérbole pois os dois serão positivos ,pois:
{d}_{{c}_{1}P}-{d}_{{c}_{2}P}={R}_{2}-{R}_{1} e como {R}_{2}-{R}_{1} é constante segue a definição de hipérbole.
2°Caso){d}_{{c}_{1}P}\leq{R}_{1}ou{d}_{{c}_{2}P}\leq{R}_{2}.Teremos uma elipse e não importa qual vai ser menor os focos serão os mesmos e suas medidas também,pois:{d}_{{c}_{1}P}+{d}_{{c}_{2}P}={R}_{2}+{R}_{1}
3ºCaso)tex]{d}_{{c}_{1}P}\leq{R}_{1}[/tex] e {d}_{{c}_{2}P}\leq{R}_{2}.Teremos uma "seção" da hipérbole achada antes com mesmo foco e mesmas medidas,pois:{d}_{{c}_{1}P}-{d}_{{c}_{2}P}={R}_{2}-{R}_{1} e como {R}_{2}-{R}_{1} é constante segue a definição de hipérbole.

É assim que vejo essa questão espero ter ajudado e se estiver errado então por favor me ensinem!
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Re: Questões de cônicas e quádricas

Mensagempor sorchilas » Seg Dez 13, 2010 12:30

andrefahl escreveu:Ola,
na questão 13 vc tem duas elipses,
transladadas no eixo x.

faça x1 = (x-3)

dai vc vai perceber que se trata da equação d uma elipse
pois x^2/a + y^2/b = 1 essa é a eq d uma eplise.

lembra que a circ eh uma elipse com focos coincidentes =)

uma delas vc vai ter q dividir tudo por 81 pra ter no lado esquerdo 1 =D

att


Oi amigão,

Não entendi direito o que devo fazer... #) Como é que devo fazer mesmo?

Grato,
sorchilas
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?