• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida em exercício - Equação da reta

Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Qui Mai 24, 2012 05:11

Pessoal, estou com dificuldades para entender o enunciado... segue o exercício!

Entre os triângulos OAB com o vértice O na origem e os outros dois vértices A e B, respectivamente, nas retas y =1 e y =3 e alinhados com o ponto P(7,0), determine aquele para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados.

Mas por que ''os triângulos OAB''? ''determine aquele (seria aquele triangulo para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados?)

Quem puder me explicar e me dar idéia sobre qual caminho seguir eu agradeço!
Editado pela última vez por Danilo em Sex Mai 25, 2012 03:30, em um total de 1 vez.
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Qui Mai 24, 2012 05:30

Bom, para tentar resolver, inicialmente, eu fiz o gráfico com o ponto (7,0), tracei respectivamente as retas que passam pelos pontos (0,1), (0,3), tracei também a reta que passa pelos pontos (0,1), (0,3), (7,0). Depois tracei um segmento que vai da origem até as retas... mas não consegui visualizar triângulo algum... . To meio confuso, quem puder dar uma luz aí.. agradeço!
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 25, 2012 11:32

Danilo escreveu:Pessoal, estou com dificuldades para entender o enunciado... segue o exercício!

Entre os triângulos OAB com o vértice O na origem e os outros dois vértices A e B, respectivamente, nas retas y =1 e y =3 e alinhados com o ponto P(7,0), determine aquele para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados.

Mas por que ''os triângulos OAB''? ''determine aquele (seria aquele triangulo para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados?)

Quem puder me explicar e me dar idéia sobre qual caminho seguir eu agradeço!


Danilo escreveu:Bom, para tentar resolver, inicialmente, eu fiz o gráfico com o ponto (7,0), tracei respectivamente as retas que passam pelos pontos (0,1), (0,3), tracei também a reta que passa pelos pontos (0,1), (0,3), (7,0). Depois tracei um segmento que vai da origem até as retas... mas não consegui visualizar triângulo algum... . To meio confuso, quem puder dar uma luz aí.. agradeço!


As figuras abaixo ilustram três exemplos para o triângulo OAB. Mas note que há infinitos exemplos. Basta "deslizar" o ponto A sobre a reta y = 1 que teremos um outro ponto B correspondente na reta y = 3 (e de tal modo que A, B e P estão alinhados).

figura1.png
figura1.png (4.39 KiB) Exibido 3549 vezes


figura2.png
figura2.png (4.25 KiB) Exibido 3549 vezes


figura3.png
figura3.png (5.21 KiB) Exibido 3549 vezes


De todos os infinitos triângulos OAB que podemos formar, deseja-se aquele que tem a seguinte soma como a menor possível:

s = \overline{OA}^2 + \overline{AB}^2 + \overline{BO}^2

Agora tente concluir o execício. Se você não conseguir, então poste aqui até onde você conseguiu avançar.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Sáb Mai 26, 2012 15:12

Bom, tentei fazer assim:

Chamei o ponto B (b,3), o ponto A (a, 1). Como B, A e P estão alinhados, peguei os 3 pontos, montei o determinante e igualei a zero. Coloquei b em função de a e vi que b = 3a - 14. Aí, fazendo a distância entre os pontos OB, OA E BA e elevando tudo ao quadrado, logo vou obter o quadrado dos lados + a distância. Aí, cheguei no polinomio de segundo grau 14a² - 140a + 406 e não consegui terminar. Está correto o racionio? Tem maneiras mais simples de resolver? Valeu!
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mai 26, 2012 18:48

Danilo escreveu:Chamei o ponto B (b,3), o ponto A (a, 1). Como B, A e P estão alinhados, peguei os 3 pontos, montei o determinante e igualei a zero. Coloquei b em função de a e vi que b = 3a - 14. Aí, fazendo a distância entre os pontos OB, OA E BA e elevando tudo ao quadrado, logo vou obter o quadrado dos lados + a distância. Aí, cheguei no polinomio de segundo grau 14a² - 140a + 406 e não consegui terminar. Está correto o racionio?


Esse é o raciocínio esperado para o exercício.

Note que no final você obteve uma função como:

s(a) = 14a^2 - 140a + 406

Se você fizesse o gráfico dessa função, então teria uma parábola com concavidade para cima. Sendo assim, o vértice dessa parábola é o ponto de mínimo dessa função. A coordenada x desse vértice será dada por:

x_v = \frac{-(-140)}{2\cdot 14} = 5

Temos então que para a = 5 a soma será a menor possível.

Lembrando agora que b = 3a - 14, temos que b = 1.

Portanto, os pontos são A = (5, 1) e B = (1, 3).

Danilo escreveu:Tem maneiras mais simples de resolver?


Eu acredito que essa já é a maneira mais simples.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Sáb Mai 26, 2012 18:59

A é mesmo... pela enésima vez, muito obrigado !
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.