• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Calculo combinatório

Calculo combinatório

Mensagempor joaofonseca » Sáb Mai 05, 2012 10:00

Numa sala de aula existem 3 filas de mesas, cada fila com 10 cadeiras.Ao distribuir 30 alunos pelos 30 lugares,qual a probabilidade de um grupo de 3 amigos ficarem na mesma fila?


Os casos possíveis serão iguais a 30!

A minha dúvida está nos casos favoráveis.
O gabarito é 3! \cdot 10 \cdot 27!

A meu ver, por cada arranjo que os 3 amigos ocuparem em cada fila, os restantes alunos podem permutar 27! formas diferentes nas restantes 27 cadeiras. Ora os 3 amigos podem sentar-se em cada fila de A(10,3)=720 maneiras diferentes. Não consigo entender o gabarito!
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Calculo combinatório

Mensagempor Fabiano Vieira » Sáb Mai 05, 2012 11:20

joaofonseca escreveu:Ora os 3 amigos podem sentar-se em cada fila de A(10,3)=720 maneiras diferentes. Não consigo entender o gabarito!


Se três amigos sentam-se em três cadeiras, eles poderão sentar-se de 6(3!) modos diferentes nessas mesmas cadeiras. Exemplo:

\frac{C1}{3}\frac{C2}{2}\frac{C3}{1}=6
Fabiano Vieira
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 23:11
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Sistema de Informação
Andamento: cursando

Re: Calculo combinatório

Mensagempor joaofonseca » Dom Mai 06, 2012 07:29

Fabiano Vieira , não entendi a tua resposta.Podes clarificar?
Contudo realso que os três amigo se podem sentar em 10 cadeiras possíveis e a ordem conta. e ainda que existem 3 filas entre as quaos os amigos podem escolher uma.
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Calculo combinatório

Mensagempor Fabiano Vieira » Dom Mai 06, 2012 12:47

Das dez cadeiras, suponha que eles sentaram nas cadeiras 1,2 e 3( C1, C2 E C3), e que seja Pedro, Manoel e Carlos.
\frac{Pedro}{C1}\frac{Manoel}{C2}\frac{Carlos}{C3}

\frac{Pedro}{C1}\frac{Carlos}{C2}\frac{Manoel}{C3}

\frac{Carlos}{C1}\frac{Pedro}{C2}\frac{Manoel}{C3}

\frac{Carlos}{C1}\frac{Manoel}{C2}\frac{Pedro}{C3}

\frac{Manoel}{C1}\frac{Carlos}{C2}\frac{Pedro}{C3}

\frac{Manoel}{C1}\frac{Pedro}{C2}\frac{Carlos}{C3}

Desse modo, eles podem sentar de 6(3!) maneiras diferentes.
Fabiano Vieira
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 23:11
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Sistema de Informação
Andamento: cursando

Re: Calculo combinatório

Mensagempor joaofonseca » Dom Mai 06, 2012 20:00

Fabiano Vieira , o teu raciocinio estaria correto se só existissem 3 cadeiras.Mas existem 10(em cada fila). Por isso eles podem sentar-se noutras cadeiras.
Agora pensando, o 1º amigo tem à disposição 10 cadeiras para se sentar, o 2º amigo só terá 9 cadeiras e o 3º amigo terá 8 cadeiras onde se sentar. Assim, em cada fila, os amigos podem sentar-se 10 \cdot 9 \cdot 8=720. Ou seja é uma premutação Pr(10,3).
Contudo existem 3 filas, logo existem 3 \cdot Pr(10,3). Mas como a ordem conta, a posição de cada um dos restantes 27 alunos é importante. Por isso por cada posição que os 3 amigos ocupem nas diferentes filas, os restantes alunos podem permutar 27!.
Os casos favoráveis serão 3 \cdot \frac{10!}{7!} \cdot 27!. Só posso concluir que o gabarito está errado!!!!!!!
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Calculo combinatório

Mensagempor Fabiano Vieira » Dom Mai 06, 2012 23:43

joãofonsenca,

Mesmo se eles sentarem em cadeiras diferentes na mesma fila, ainda sim eles poderão sentar de seis maneiras diferentes.
Ex:
\frac{Pedro}{C1}\frac{Manoel}{C5}\frac{Carlos}{C10}

\frac{Pedro}{C1}\frac{Carlos}{C5}\frac{Manoel}{C10}

...e seguindo o mesmo exemplo já feito.

Mas como a questão fala de probabilidade e não maneiras diferentes, concordo com você. Porque, acho, o fato deles sentarem de seis maneiras diferentes nessas mesmas cadeiras não alterara o resultado.
Fabiano Vieira
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 23:11
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Sistema de Informação
Andamento: cursando


Voltar para Polinômios

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.