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Sistemas Lineares

Sistemas Lineares

Mensagempor Mateus Jose Peron » Sáb Jul 11, 2015 19:05

Um aluno obteve 57 pontos em uma prova de 20 testes de múltipla escolha, que adota o seguinte critério de correção:
*Cada teste com resposta certa vale 5 pontos;
*Cada teste com resposta errada vale -2 pontos ;
*Cada teste não respondido não conta ponto;

a) A quantos testes esse aluno respondeu corretamente?
b) A quantos testes esse aluno não respondeu ?
Mateus Jose Peron
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Re: Sistemas Lineares

Mensagempor nakagumahissao » Sex Jul 17, 2015 15:21

Veja bem, na questão que postou, mais uma pequena informação deveria ter sido fornecida. Considerarei que esteja correta e resolveremos da seguinte forma:

Sabendo-se que 5 pontos são ganhos por cada resposta certa, perde-se 2 pontos para cada errada e se ganha 0 pontos para cada uma deixada em branco, seja c o número de respostas certas, e o número de cada resposta errada e b o número de cada resposta deixada em branco, tem-se que:

[1] 5c - 2e =57
e
[2] c + e + b = 20

5c = 57 + 2e

c = \frac{57 + 2e}{5}


Usando esta última equação obtida em [2] acima, tem-se que:

c + e + b = \frac{57 + 2e}{5} + e + b = 20

Multiplicando-se ambos os lados por cinco, teremos:

57 + 2e + 5e + 5b = 100 \Rightarrow 7e = 100 - 57 - 5b \Rightarrow e = \frac{43 - 5b}{7}

Como uma informação parece estar faltando, por tentativa e erro, tentaremos descobrir o valor de b. Veja a tabela abaixo:

Para b = 0 => e = 43/7 que não é um valor inteiro
Para b = 1 => e = 38/7 que não é um valor inteiro
Para b = 2 => e = 33/7 que não é um valor inteiro
Para b = 3 => e=28/7 = 4
Para b = 4 => e = 23/7 que não é um valor inteiro
Para b = 5 => e = 18/7 que não é um valor inteiro
Para b = 6 => e = 13/7 que não é um valor inteiro
Para b = 7 => e = 8/7 que não é um valor inteiro
Para b = 8 => e = 3/7 que não é um valor inteiro
Para b = 9 => e < 0
Para b = 10 => e < 0
e assim por diante

Então, apenas nos interessa o valor de b sendo b = 3

Tendo este valor em mente, podemos então calcular o restante dos valores necessários

Usando b = 3, já sabemos que e = 4 e assim,


c = \frac{57 + 2e}{5} \Rightarrow c = \frac{57 + 2 \times 4}{5} \Rightarrow c = \frac{57 + 8}{5} = \frac{65}{5} \Rightarrow c = 13

Assim, a única resposta possível para este problema seria,


13 corretas, 4 erradas e 3 deixadas em branco.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59