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Mensagempor cris_leite » Seg Jan 23, 2012 21:17

Gostaria de saber qual é a probabilidade de, numa equipa com seis elementos, 4 rapazes e 2 raparigas, ser escolhida uma equipa de dois elementos formada apenas por rapazes
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Re: probabilidades

Mensagempor Arkanus Darondra » Seg Jan 23, 2012 21:43

cris_leite escreveu:Gostaria de saber qual é a probabilidade de, numa equipa com seis elementos, 4 rapazes e 2 raparigas, ser escolhida uma equipa de dois elementos formada apenas por rapazes

Olá cris. Seja bem vinda!
Adotando n(H) = equipe composta por dois homens, n(T) = número total de equipes, P(H) = probabilidade desejada, temos:
P(H) = \frac{N(H)}{N(T)}\Rightarrow P(E) = \frac{C_{4, 2}}{C_{6, 2}}\Rightarrow P(E) = \frac{6}{15} \Rightarrow P(E) = \frac{2}{5} \Rightarrow P(E) = 0,4 = 40%
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Re: probabilidades

Mensagempor cris_leite » Ter Jan 24, 2012 17:01

Então se eu calculasse desta forma:
P(sair o 1.º homem)= 4/6 e P(sair o 2.º homem)=3/5, logo a P(serem escolhidos dois homens)=(4/6)x(3/5)=12/30, estaria mal?
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Re: probabilidades

Mensagempor Arkanus Darondra » Ter Jan 24, 2012 17:24

Também está correto! :y:
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Re: probabilidades

Mensagempor cris_leite » Qua Jan 25, 2012 14:46

Mas o número de casos possíveis quando utilizo combinações de 6, 2 a 2 é 15 e o número de casos possíveis quando utilizo 4/6 x3/5 é 30, o que não é igual. Daí a minha dúvida se posso calcular a probabilidade das duas formas.
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Re: probabilidades

Mensagempor Arkanus Darondra » Qua Jan 25, 2012 15:20

cris_leite escreveu:Mas o número de casos possíveis quando utilizo combinações de 6, 2 a 2 é 15 e o número de casos possíveis quando utilizo 4/6 x3/5 é 30, o que não é igual. Daí a minha dúvida se posso calcular a probabilidade das duas formas.

Isso ocorre porque são métodos diferentes.
Da maneira que eu fiz, você calcula a probabilidade como um todo.
No seu caso, a probabilidade de cada homem é calculada separadamente.
Além disso, basta simplificar que você chegará ao mesmo resultado (\frac{12}{30}=\frac{6}{15}). :y:

Vou dar dois exemplos:

Em uma equipe de com 42 elementos, 25 rapazes e 17 moças, qual a probabilidade de ser formada uma equipe composta por dois rapazes?
Do modo que eu fiz:
P(H) = \frac{N(H)}{N(T)}\Rightarrow P(H) = \frac{C_{25, 2}}{C_{42, 2}}\Rightarrow P(H) = \frac{300}{861} \Rightarrow P(H) \cong 0,35 = 35%
Do modo que você fez:
P(H) = \frac{25}{42}.\frac{24}{41} \Rightarrow P(H) = \frac{600}{1722} \Rightarrow = \frac{300}{861} \Rightarrow P(H) \cong 0,35 = 35%

Em uma sala composta por 30 alunos, dentre os quais apenas 12 gostam de matemática, qual a probabilidade de um grupo formado por 3 alunos ser composto apenas por estudantes que gostam de matemática?
Do modo que eu fiz:
P(M) = \frac{C_{12, 3}}{C_{30, 3}}\Rightarrow P(M) = \frac{220}{4060} \Rightarrow P(M) =\frac{11}{203} \Rightarrow P(M) \cong 0,55 =55%
Do modo que você fez:
P(M) = \frac{12}{30}.\frac{11}{29}.\frac{10}{28} \Rightarrow P(M) = \frac{1320}{24360} \Rightarrow  \frac{220}{4060} \Rightarrow P(M) =\frac{11}{203} \Rightarrow P(M) \cong55%
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Re: probabilidades

Mensagempor cris_leite » Sáb Jan 28, 2012 16:50

Probabilidades.
Em relação ao problema anterior sobre uma comissão formada por 6 pessoas, 4 rapazes e 2 raparigas, sendo a probabiliade de serem escolhidos apenas 2 rapazes para representantes ser 6/ 15, porque usamos combinações, tenho colegas que são matemáticas que dizem que é diferente se dissermos que é 12/30. Por exemplo no problemas de tirar duas bolas, sucessivamente e sem reposição, aqui a probabilidade é 12/30 porque utilizamos arranjos enquanto que no primeiro problema utilizamos combinações e por isso só temos metade de casos possíveis.
gostaria que me esclerecessem melhor porque para mim os dois problemas resolvem-se das mesma maneira.
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Re: probabilidades

Mensagempor fraol » Sáb Jan 28, 2012 23:51

cris_leite e Arkanus Darondra,

Como se trata de um forum democrático, vou postar aqui meu entendimento sobre esse caso, a saber:

Como probabilidade é um número então \frac{6}{15} = \frac{12}{30} = ..., e aqui não há o que discutir.

No caso da solução usando combinação não se contou as repetições, na outra usando arranjo contou-se em duplicidade tantos os casos desejados ( exatamente 2 rapazes na comissão ) quanto o total de comissões de2 pessoas entre 6 possíveis.

Vejam se vocês concordam: chamemos um rapaz de Cristiano e outro de Ronaldo.

Então na solução usando arranjo considerou-se a equipe {Cristiano, Ronaldo} distinta de {Ronaldo, Cristiano} e contou-se em duplicidade, como não foi definida uma hierarquia ou coisa que a valha, sabemos que trata-se de um conjunto apenas. Essa mesma duplicidade ocorreu, implicitamente, para o total de equipes.

Já na solução usando combinações as equipes {Cristiano, Ronaldo} e {Ronaldo, Cristiano} foram contadas como sendo uma só.

( Se fossem equipes com n rapazes entre p pessoas, teríamos uma " n! - plicidade " a ser descontada - mas isso já é outra conversa...)

Se não concordarem, por favor, mandem a discordância pra gente continuar a discussão.
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Re: probabilidades

Mensagempor cris_leite » Dom Jan 29, 2012 10:06

Probabilidades e problema de bolas sem reposição
Em relação ao problema com rapazes já percebi que numa contam-se todos os pares de rapazes e noutra não. A questão é se se pode fazer isso.
Agora a minha grande dúvida é, por exemplo, se num saco houver 6 bolas, 4 pretas e 2 brancas, e se se tirarem duas bolas sucessivamente e sem reposição, porque é que a ordem conta? Ou seja tirar bola preta 1, bola preta 2, não é o mesmo que tirar bola preta 2, bola preta 1? O raciocínio não é igual ao problema com os rapazes?
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Re: probabilidades

Mensagempor fraol » Dom Jan 29, 2012 12:41

O problema ao usar a expressão "sucessivamente e sem reposição" já deixa implícito que a ordem é relevante, caso contrário poderiam ter sido usadas expressões como "simultaneamente" e "com reposição".

Mas creio que deva-se considerar que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, isto é, contagem é uma coisa e probabilidade é outra.

Nesse caso das 4 bolas Pretas e das 2 bolas Brancas retiradas sucessivamente e sem reposição seria melhor não tentar classificar em Arranjo, Combinação, etc. para daí usar uma fórmula para resolver.

Conte os casos:

Retirar uma 1a. primeira Bola Preta sem repor = 4 casos.
Retirar uma 2a. segunda Bola Preta sem repor = 3 casos (pois agora só temos 3 bolas pretas no local).
Daí sai o total de casos.

Ah! mas e qual é a probabilidade dessa sequência ocorrer: contamos todos os casos possíveis e fazemos as contas, certo?

Esses casos de contagem são um tanto capciosos e nos requerem muita atenção, é fácil a gente se complicar...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?