Na Feira de ciencias, promovida todo ano pela escola, os estudantes do terceiro ano do ensino médio
resolveram montar uma barraca para arrecadar fundos para o gremio estudantil. Pensaram em um jogo de apostas. Depois de
pensar um pouco, ao olhar para o chão do local, feito com ladrilhos quadrados, o professor lembrou-se de um jogo bastante
simples e propôs o seguinte: "Podemos construir círculos com certo diâmetro e vende-los para os convidados jogarem
"aleatoriamente" no piso. Caso este cículo, depois de parar, fique inteiramente dentro de um ladrilho, sem tocar ou
interceptar as linhas de separação do ladrilhamento, o convidado receberá de volta o dobro do valor pago, senão
a escola ganha o valor pago no círculo."
Os alunos adoraram a ideia e, na mesma hora, começaram a pensar em qual seria o melhor diâmetro para os círculos que iriam
construir. Claro que, quanto maior, mais chances de a escola ganhar, pensaram...
O professor completou: " Vocês só precisam tomar cuidado na hora de determinar o diâmetro desses círculos, pois os
convidados da festa somente irão participar se acharem que têm chances de ganhar"
Sendo assim, pergunto: Na opinião de vocês, qual seria o percentual de ganho ideal para a escola? E para que a escola
atinja este percentual de ganho, qual deve ser o diâmetro dos discos vendidos?