por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 16:11
Na Feira de ciencias, promovida todo ano pela escola, os estudantes do terceiro ano do ensino médio
resolveram montar uma barraca para arrecadar fundos para o gremio estudantil. Pensaram em um jogo de apostas. Depois de
pensar um pouco, ao olhar para o chão do local, feito com ladrilhos quadrados, o professor lembrou-se de um jogo bastante
simples e propôs o seguinte: "Podemos construir círculos com certo diâmetro e vende-los para os convidados jogarem
"aleatoriamente" no piso. Caso este cículo, depois de parar, fique inteiramente dentro de um ladrilho, sem tocar ou
interceptar as linhas de separação do ladrilhamento, o convidado receberá de volta o dobro do valor pago, senão
a escola ganha o valor pago no círculo."
Os alunos adoraram a ideia e, na mesma hora, começaram a pensar em qual seria o melhor diâmetro para os círculos que iriam
construir. Claro que, quanto maior, mais chances de a escola ganhar, pensaram...
O professor completou: " Vocês só precisam tomar cuidado na hora de determinar o diâmetro desses círculos, pois os
convidados da festa somente irão participar se acharem que têm chances de ganhar"
Sendo assim, pergunto: Na opinião de vocês, qual seria o percentual de ganho ideal para a escola? E para que a escola
atinja este percentual de ganho, qual deve ser o diâmetro dos discos vendidos?
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 16:13
Bom galera, sou novo aqui.
Tentei fazer um programa em VB pra resolver isso.
No caso deste programa, a argola teria 10 de diametro, quadrado de lado 30.
Ele verifica se está tocando ou interceptando.
Coloquei 30 pq vai ta no terceiro quadrado, e 60 pra estar antes, senao nao funciona.
Depois vou colocar uma funcao pra calcular onde tá, mas pra testar deixei no 30.
Esse foi o método que pensei na primeira vez e to tentando ele ainda. Se alguem tiver alternativas, também me interesso!
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If estax.Text + 11 >= 60 - 1 And estax.Text <= 60 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estax.Text - 11 <= 30 + 1 And estax.Text <= 30 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estay.Text + 11 >= 60 - 1 And estay.Text <= 60 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estay.Text - 11 <= 30 + 1 And estay.Text <= 30 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
Else : jogador = jogador + 1
End If
estax = coord. de x
estay = coord de y
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por Neperiano » Sex Nov 11, 2011 16:27
Ola
Você pode fazer de uma maneira mais simples ainda, pode usar probabilidade esperada de x (Ex), onde você coloca todos os valores de x possíveis, e ve a probabilidade de cada um, no fim, você vai saber a probabilidade esperada para cada jogo, tipo 5 reais, então depois de 10 jogos a escola em média vai ganhar 50 reais, assim você pode determinar se tá muito alto essa probabilidade e baixar para 1 real.
Se quiser fazer deste jeito, posso te dar uma ajuda, ou você pode ler na internet, se não souber, sobre esse metodo.
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 17:27
Opa, parece que meu algoritmo conseguiu resolver.
Agora só falta fazer ele gerar estatisticas.
Se vcs puderem testar, aqui o link (código fonte incluso no .txt)
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http://speedy.sh/WZ3Xf/Release.zip
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por Neperiano » Sex Nov 11, 2011 17:35
Ola
Legal teu algoritmo, não sei como tu fez isso, mas tá legal.
Po é caçaniquel o negóico não ganha nada, não, to brincando, tá bem interessante
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 18:01
opa, tem alguns errinhos ainda, mas ja arrumei aqui, jaja posto o .exe pra vc!
se puder me add msn
lucas_lla_@hotmail.com eu amaria.
To tentando fazer ele desenhar o grafico pra representar onde caiu a argola.
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 18:51
Então, era pra resolver esse problema que meu prof. passou, com ele eu posso testar os varios tamanhos e ver quanto dá.

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Na Feira de ciencias, promovida todo ano pela escola, os estudantes do terceiro ano do ensino médio
resolveram montar uma barraca para arrecadar fundos para o gremio estudantil. Pensaram em um jogo de apostas. Depois de
pensar um pouco, ao olhar para o chão do local, feito com ladrilhos quadrados, o professor lembrou-se de um jogo bastante
simples e propôs o seguinte: "Podemos construir círculos com certo diâmetro e vende-los para os convidados jogarem
"aleatoriamente" no piso. Caso este cículo, depois de parar, fique inteiramente dentro de um ladrilho, sem tocar ou
interceptar as linhas de separação do ladrilhamento, o convidado receberá de volta o dobro do valor pago, senão
a escola ganha o valor pago no círculo."
Os alunos adoraram a ideia e, na mesma hora, começaram a pensar em qual seria o melhor diâmetro para os círculos que iriam
construir. Claro que, quanto maior, mais chances de a escola ganhar, pensaram...
O professor completou: " Vocês só precisam tomar cuidado na hora de determinar o diâmetro desses círculos, pois os
convidados da festa somente irão participar se acharem que têm chances de ganhar"
Sendo assim, pergunto: Na opinião de vocês, qual seria o percentual de ganho ideal para a escola? E para que a escola
atinja este percentual de ganho, qual deve ser o diâmetro dos discos vendidos?
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por Neperiano » Qua Nov 23, 2011 16:33
Ola
E quais os valores que você achou mais "justos"?
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my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48
Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25
Uma função de 1º grau é dada por

.
Temos que para

,

e para

,

.

Ache o valor de

e

, monte a função e substitua

por

.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57
my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55
isso ai foi uma questao da FGV?
haahua to precisando trocar de faculdade.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11
Saudações!
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b
Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30

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