• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Combinatoria

Combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Sáb Out 30, 2010 20:49

cinco rapazes e cinco moças devem posar para fotografia ocupando cinco degraus de modo que em cada degrau fique um rapaz e uma moças.
De quantas maneiras diferentes podemos arruar este grupo?

a)70400
b)1280
c)460800
d)332000
e)625


Bom fiz varias e varias tentativas e a primeira delas foi tentar utilizar a Permutação.

R e M / R e M / R e M / R e M / R e M

pemutei os cincos grupos, os rapazes e as moças, mas nao deu em nada.
Então gostaria de dicas ai valeu pessoal!
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Combinatoria

Mensagempor Neperiano » Sáb Out 30, 2010 21:24

Ola

Tentei fazer assim

São 5 lugares então 5 numeros

Emcima podem ser 10 pessoas
Depois 8
6
4
2

Porque sempre 2 vao ficando, entretanto a resposta tambem não fecha, talvez a questão esteja certa, de qualquer forma vou tentar de outra maneira

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Combinatoria

Mensagempor 0 kelvin » Dom Out 31, 2010 17:50

Achei o problema interessante (IME 1971?) e vi duas respostas possíveis no google:

Tem dois raciocínios possíveis que chegam na resposta, coincidentemente é a alternativa com o maior número tambem:

Método 1: pegue um lugar e um grupo de 5 pessoas, de quantas maneiras podemos preencher um lugar tendo 5 escolhas possíveis? 5. Mas são dois lugares por degrau e dois grupos de 5 escolhas, então 5 * 5. E ainda duas formas de preencher os dois lugares, AB ou BA, então 5 * 5 * 2. Repita para mais um degrau, mas reduza o grupo de pessoas disponíveis para a escolha, pois uma escolha já foi feita, fica 4 * 4 * 2. No quinto degrau restará uma moça e um rapaz, 1 * 1 * 2. A expressão completa fica (5 * 5 * 2) . (4 * 4 * 2) . (3 * 2 * 2) . (2 * 2 * 2) . (1 * 1 * 2). Que pode ser escrita tambem como (5^2) . (4^2) . (3^2) . (2^2) . (1^2) . (2^5).

Método 2: imagine 5 cadeiras e 5 pessoas, de quantas maneiras podemos preencher as 5 cadeiras com 5 pessoas? Fatorial de 5. Agora dobre o problema, um grupo de 5 pessoas para uma fileira e outro grupo de 5 pessoas para outra fileira. Individualmente são dois 5!. O problema agora é visualizar duas fileiras de 5 cadeiras cada emparelhadas. Uma analogia que pode ser feita é assim, imagina cinco interruptores lado a lado, cada interruptor pode estar ligado ou desligado, assim como cada casal pode ser AB ou BA. Quantas combinações de ligado/desligado podem ser feitas com 5 interruptores lado a lado? Dá um total de 32. No final fica 5! * 5! * 32.

Fundamentalmente os dois métodos são iguais, mas o primeiro é mais manual e o segundo "agrupa" o problema em blocos.

É parecido com uma questão da Fuvest 2008. A diferença é que na questão da fuvest puseram duas condicionais pra complicar um pouco mais :-P (mas repara que o enunciado já facilita um pouco ao ordenar os casos já do mais específico para o menos específico, se vc tentar resolver numa ordem diferente da que já foi dada, se enrola todo)
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Dom Out 31, 2010 20:59

Bom questãozinha muito chata. eu entendimento foi esse.

1° em cada degrau eu posso P_2=2
que me dará 2^5.

2° posso permutar os 5 Rapazes nos degraus.
que me dará P_5=5!

3° posso permutar as 5 Moças nos degraus.
que me dará P_5=5!

4° e por fim perutar as pessoas dentro dos degraus.
que me dará P_5=5!


então eu terei:

2^5.5!.5!.5!

2^5.120^3

e obtive isto.
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Combinatoria

Mensagempor 0 kelvin » Seg Nov 01, 2010 13:02

1 - permutações de 5 raprazes e de 5 moças, 5! . 5!. Essa parte esta correta.

2 - em cada degrau duas pessoas, como são cinco degraus, 2^5 tambem esta correto.

3 - Mas as permutações de pessoas dentro dos degraus não fez sentido.

(escrevi uma besteira sobre permutações na vertical e horizontal)

O terceiro 5! parece q vc se confundiu com permutações de degraus ou de casais. Mas aí é repetição a mais. Veja:

[_] x [_]
[_] x [_]
[_] x [_]
[_] x [_]
[_] x [_]

5! de um lado representa as permutações entre uma fileira de rapazes, o mesmo do outro lado para as moças. É aquele esquema q vc liga um elemento de um grupo a cada um do outro grupo e repete para todos os elementos, formando aquela visualização com um monte de linhas cruzadas.

Chamando os rapazes de ABCDE e as moças de 12345.

[A] x [1]
[B] x [2]
[C] x [3]
[D] x [4]
[E] x [5]

Vc pode inverter: A1 ou 1A. O terceiro fatorial de 5 parece q vc pensou em trocar a ordem dos casais de cima para baixo ou de baixo para cima. É um pouco difícil, mas explicaria assim: se vc pode começar a preencher os degraus começando por qualquer um, alem de escolher os rapazes e as moças em qualquer ordem que seja, então não há necessidade de calcular mais uma multiplicação, a permutação dos casais formados. O 2^5 representa exatamente as inversões da ordem letra x número por degrau. 2 por degrau, cinco degraus então 2 . 2 . 2 . 2 . 2.
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Seg Nov 01, 2010 20:13

pow valeu mesmo deu para compreender bem.
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: zig - Sex Set 23, 2011 13:57

{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41

zig escreveu:{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo: {\frac{1}{4}}^{-1} = \frac{4}{1}

Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é \frac{1}{20} , ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja: {0,05}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{1}{20}}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{20}{1}}^{\frac{1}{2}} = \sqrt[2]{20}

A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?

Espero ter ajudado.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23

Nós podemos simplificar, um pouco, sqrt(20) da seguinte forma:

sqrt(20) = sqrt(4 . 5) = sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 sqrt(5).

É isso.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24

Nós podemos simplificar, um pouco, \sqrt(20) da seguinte forma:

\sqrt(20) = \sqrt(4 . 5) = \sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 \sqrt(5).

É isso.