• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Inequação - Dúvida

Inequação - Dúvida

Mensagempor Sandy26 » Seg Abr 26, 2010 19:11

Acham k tenho certo
Inequação Resolver: -3x^2 -3x + 18<0
Utilizou a formula resolvente -b+- Vb^2+4ac/2a
x= -(-3) +-V(3)^2+4*(-3)*18 / 2*(-3)
x= 3 +- V 9 + (216) / -6
x= 3 +- V-207 /6
Inequação imposivel

please ajudam tenho teste para semana e estou cheia de duvidas!!!Sandy26
Sandy26
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Abr 23, 2010 13:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Andamento: cursando

Re: Inequação - Dúvida

Mensagempor MarceloFantini » Ter Abr 27, 2010 07:57

Você errou o discriminante. É b^2 -4ac e não b^2 +4ac. Tente novamente.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Inequação - Dúvida

Mensagempor Sandy26 » Ter Abr 27, 2010 11:30

Fantini escreveu:Você errou o discriminante. É b^2 -4ac e não b^2 +4ac. Tente novamente.

x= -(-3) +-V(-3)^2- 4*(-3)*18 / 2*(-3)
x= 3 +- V 9 - (-216) / -6
x= 3 +- V225 /6
x= 3+15/6 e x= 3-15/6
x= 3 e x=-2

S{3;-2)

Agora sim!!! :-D

Outro para treinar :

0> -2x^2 -2x +12 Inequação quatradica uso a formula resolvente
Fica 2x^2 + 2x - 12<0
x = 2 +-V (-2)^2 - 4*2*(-12*/ 2*2
x = 2 +- V 4 -(-96) / 4
x= 2 +- V 100 /4
x=2 + 10/4 e x= 2-10/4
x= 3 e x=-2

S{-2;3{
Sandy26
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Abr 23, 2010 13:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Andamento: cursando

Mensagempor Sandy26 » Ter Abr 27, 2010 11:53

Yes já sei agora!!!
Sandy26
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Abr 23, 2010 13:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Andamento: cursando

Re: Inequação - Dúvida

Mensagempor MarceloFantini » Ter Abr 27, 2010 16:39

É uma inequação, você encontrou os valores para os quais aquela equação é zero, basta ver para quais ela é menor que zero. Dica: olhe para o coeficiente do x^2.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Sistemas de Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?