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Montei a 1º equação, porém não consigo montar a segunda..

Montei a 1º equação, porém não consigo montar a segunda..

Mensagempor Matheus Lacombe O » Sex Jun 03, 2011 23:12

Olá pessoal! Tudo bem? Sou novo aqui no fórum. Estou com uma questão de matemática na cabeça já fazem uns três dias, não sei se por ansiedade ou burrice mesmo, mas não consigo montar a segunda equação do problema. Porém, a primeira equação, já ví que está montada corretamente, pois se encaixa na resposta. Só para esclarecer: quando digo que ví a resposta, estou falando apenas do resultado, o que quero saber, que está me deixando maluco, é a forma de se montar a equação que chegou a aquele resultado. Ou seja, quero entender como foi feito.

A questão fala o seguinte: Ela começa afirmando que em uma fazenda precisará ser feito o transporte de sacos de cimento. Em seguida o autor fornece duas disposições diferentes de cavalos (que transportarão os sacos) em função dos sacos de cimento, o que pelo que entendi resultará em um sistema mais para frente. Eu particularmente, fiz as seguintes considerações:

Sacos = Y
Cavalos = X

Nº 1 - Na primeira disposição, o autor afirma que: caso colocados 2 (dois) sacos de cimento (Y) em cada cavalo (X) restarão 9 (nove) sacos de cimento não transportados.

- Bom, eu para chegar a primeira equação, que até onde ví está correta, pensei em subtrair o número de sacos do número de cavalos multiplicado pelo numero de sacos que cada um levará. Em resumo, pensei isto para a afirmação Nº 1:

Y - 2.X = 9

Nº 2 - Já na segunda disposição, o autor afirma que caso colocados 3 (três) sacos de cimento (Y) em cada cavalo (X) restarão 3 (três) cavalos sem carga alguma.

- O problema mora aqui: não consegui equacionar está segunda afirmação. *-)


RESULTADOS (s/ desenvolvimento, que é o que quero entender)

Cavalos = 18
Sacos = 45

Y - 2.X = 9
45 - 2.18 = 9
45 - 36 = 9

Valeu, abraços, aguardo. :)
Matheus Lacombe O
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Re: Montei a 1º equação, porém não consigo montar a segunda.

Mensagempor carlosalesouza » Sáb Jun 04, 2011 00:08

Ok....vamos lá... rs

Procure sempre simplificar seu raciocínio ao máximo...

sendo 2 sacos por cavalos = 9 sacos abandonados... vc está certo

y - 2x = 9

sendo 3 sacos por cavalos = 3 cavalos sem carga, então:

y = 3(x-3)

Pois os cavalos (menos 3 deles) transportarão 3 sacos cada... certo?

então, isolando o y na primeira, teremos y = 9+2x

se y = y (hehehehe), então:
9+2x = 3(x-3)
9+2x = 3x - 9
9 + 9 = 3x-2x
x = 18

Como y = 9 + 2x, então:
y = 9+2(18)
y = 9 + 36
y = 45

confere? hhehehehe

Um abraço
Carlos Alexandre
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carlosalesouza
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Re: Montei a 1º equação, porém não consigo montar a segunda.

Mensagempor Matheus Lacombe O » Dom Jun 05, 2011 22:31

Opa, MUITO OBRIGADO colega! :-D

Olha, eu seguindo o seu raciocínio também consegui fazer por sistema linear, só para que conste no tópico.

Y = 3.(X - 3)
Y = 3X - 9
Y - 3X = - 9

Sistema:

Y - 2X = 9
Y - 3X = - 9

- 2X + 3X = 9 + 9
X = 18 \Rightarrow (cavalos)

Y - 2X = 9
Y - 2.18 = 9
Y - 36 = 9
Y = 9 + 36
Y = 45 \Rightarrow (sacos)

E obrigado pelo trabalho que vocês fazem aqui, parece-me muito bom. Abraços! :-D
Matheus Lacombe O
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?