por baianinha » Ter Mai 24, 2011 22:15
Como resolvo essa equação modular?

????
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baianinha
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por Molina » Sex Mai 27, 2011 20:30
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Molina
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por LuizAquino » Sex Mai 27, 2011 22:05
Primeiro, vale lembrar que temos a
inequação modular 
e não uma "equação modular".
Como lembrou o colega Molina, nós teremos dois casos:
(i)

, se

;
(ii)

, se

.
Note que isso é equivalente a:
(i)

, se

ou

;
(ii)

, se

.
Resolvendo (i), temos que
![S_1 = \{(-\infty,\, -\sqrt{2}] \cup [\sqrt{2},\, +\infty)\}\cap [-1,\,3] = [\sqrt{2},\, 3] S_1 = \{(-\infty,\, -\sqrt{2}] \cup [\sqrt{2},\, +\infty)\}\cap [-1,\,3] = [\sqrt{2},\, 3]](/latexrender/pictures/3d510cc2656adf7fa8a5fb34020faffb.png)
.
Já resolvendo (ii), temos que
![S_2 = (-\sqrt{2},\,\sqrt{2}) \cap \{(-\infty,\,-\sqrt{2} - 1] \cup [\sqrt{2} - 1,\, +\infty)\}= [\sqrt{2} - 1,\, \sqrt{2}) S_2 = (-\sqrt{2},\,\sqrt{2}) \cap \{(-\infty,\,-\sqrt{2} - 1] \cup [\sqrt{2} - 1,\, +\infty)\}= [\sqrt{2} - 1,\, \sqrt{2})](/latexrender/pictures/9f5daaeccdfafa694dacbef10f7fbd43.png)
.
Desse modo, a solução será
![S = S_1 \cup S_2 = [\sqrt{2} - 1,\, 3] S = S_1 \cup S_2 = [\sqrt{2} - 1,\, 3]](/latexrender/pictures/6b31a093212ffd23ad80b33706a2cfae.png)
Vale a pena visualizar a interpretação geométrica dessa inequação, que é ilustrada na figura abaixo.

- interpretacao-geometrica.png (6.53 KiB) Exibido 1817 vezes
ObservaçãoVale destacar o desenvolvimento abaixo:



SugestãoBaianinha, eu gostaria de sugerir que você assista as vídeo-aulas do Nerckie sobre inequações modulares. O endereço do canal é:
http://www.youtube.com/nerckieSe suas dúvidas persistirem, então poste-as aqui.
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LuizAquino
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por paola-carneiro » Qui Abr 05, 2012 15:53
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por JoaoGabriel » Sáb Set 18, 2010 11:01
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por marilgomes » Sáb Jun 01, 2013 13:44
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Sáb Jun 01, 2013 13:44
Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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