Boa noite, Zig.
Podemos debater este assunto. Não sei onde você quer chegar, mas vou tentar explicar o que eu acho ser a sua dúvida. Caso não seja, aguardo sua resposta com novas dúvidas, ok?
Sempre quando vou explicar semelhança de triângulo, passo exemplos que os alunos conseguem ver. Por exemplo: Um homem de 1,80m está ao lado de uma janela retangular, de lados 2m x 1m, que é fotografada de tal forma que a fotografia diminua a imagem original 50 vezes. Isso significa que qualquer elemento contido nesta fotografia será 50 vezes menor do que o original. Logo, ao medir os elementos homem e janela na fotografia vamos encontrar os valores: homem: 3,6cm e janela: 4cm x 2cm. Neste exemplo o nosso escalar foi
, pois todos os elementos foram multiplicados por
(equivalentemente dizer que foi dividido por 50).
Um exemplo parecido pode ser dado através do microscópio, onde, agora as imagens pequenas são aumentadas x vezes (dependendo do zoom do aparelho). Neste caso a imagem original será x vezes menos do que a imagem visualizada pelo microscópio.
Fico no aguardo de sua dúvida!