por Claudin » Sáb Mar 17, 2012 10:42
Gostaria de saber técnicas para escalonamento de sistemas lineares que não são "quadrados", por exemplo de ordem 4x4, 3x3...
Em sistemas 3x3, 4x4, 5x5, 6x6 consigo escalonar normalmente pelo método de Gauss Jordan.
Agora minha dúvida persiste em sistemas como estes abaixo:

Outra dúvida seria nesse sistema também:

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por MarceloFantini » Sáb Mar 17, 2012 15:23
Quando o sistema tem mais incógnitas que equações, ele não tem solução única. O método de escalonamento é o mesmo, só que você vai deixar algumas em função de outras. Neste caso, como você tem 2 equações e 4 incógnitas, terá 2 incógnitas em função das outras duas. No caso geral, com

equações e

incógnitas, com

, então terá

incógnitas em função de

. Quando temos mais equações que incógnitas, isto significa que uma ou mais são combinações das outras, ou seja, podemos descartá-las pois elas não interferem na solução.
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por Claudin » Sáb Mar 17, 2012 15:47
Continuo com resultados errados, em relação a resposta do exercício.
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por MarceloFantini » Sáb Mar 17, 2012 15:51
Mostre o seu desenvolvimento.
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por Claudin » Sáb Mar 17, 2012 16:15
O 1º exemplo que relatei obtive como resultado:



O segundo exemplo está impossível de postar o desenvolvimento todo, pois esqueci os códigos da matriz no latex, e o desenvolvimento ficou confuso, grande e errado, então irei postar a resposta logo abaixo.
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por Claudin » Sáb Mar 17, 2012 16:17
O 2º exemplo que postei acima encontrei como resposta o seguinte:
1 0 0 -3
0 1 0 -1
0 0 0 0
0 0 1 -1
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por MarceloFantini » Sáb Mar 17, 2012 16:31
No primeiro

. Substituindo na outra, teremos

.
Voltando em z, segue

. Pronto, temos duas incógnitas em termos das outras duas.
Se o seu desenvolvimento da segunda estiver certo, então segue que

,

e

.
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por Claudin » Dom Mar 18, 2012 11:39
continuo sem entender sobre a 2ª questão, pois a resposta está incorreta
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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