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Matrizes

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Mensagempor DanielRJ » Qui Set 09, 2010 15:43

Uma matriz real A é ortogonal se A.A^t= In, ondeIn é a matriz identidade e A^t a transposta de A.
Se a Matriz

A=\begin{pmatrix}
   \frac{1}{2} & x  \\ 
   y & z 
\end{pmatrix} é ortogonal, entãox^2+y^2é igual a:

a)1/4
b)1/3
c)1/2
d)3/2
e)2/3

olá pessoal não consigo desenvolver deem uma olh na minha resolução:


\begin{pmatrix}      
   \frac{1}{2} & x  \\    
   y & z 
\end{pmatrix} * \begin{pmatrix}
   \frac{1}{2} & y  \\ 
   x & z 
\end{pmatrix}=\begin{pmatrix}
   1 & 0  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix} fiz as operações e cheguei a isso:

\begin{pmatrix}
   \frac{1}{4}+x^2 & \frac{y}{2}+zx  \\ 
   \frac{y}{2}+zx & y^2+z^2 
\end{pmatrix}=\begin{pmatrix}
   1 & 0  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix}

Apartir daqui se estiver correto o que fiz não consigo desenvolver as operações obrigado pessoal até mais.!
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Re: Matrizes

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 09, 2010 17:27

A = \begin {pmatrix} \frac{1}{2} & x \\ y & z \end {pmatrix}

A^t = \begin {pmatrix} \frac{1}{2} & y \\ x & z \end {pmatrix}

A \cdot A^t =  \begin {pmatrix} \frac{1}{2} & x \\ y & z \end {pmatrix} \cdot \begin {pmatrix} \frac{1}{2} & y \\ x & z \end {pmatrix} = \begin {pmatrix} 1 & 0 \\ 0 & 1 \end {pmatrix}

\begin {pmatrix} \frac{1}{4} + x^2 & \frac{y}{2} + xz \\ \frac{y}{2} + xz & y^2 + z^2 \end {pmatrix} = \begin {pmatrix} 1 & 0 \\ 0 & 1 \end {pmatrix}

Podemos extrair três equações:

x^2 + \frac{1}{4} = 1
\frac{y}{2} + xz = 0
y^2 + z^2 = 1

Da primeira: x^2 = \frac{3}{4} \Rightarrow |x| = \frac{\sqrt{3}}{2}

y +2xz = y + z \sqrt{3} = 0
y^2 + z^2 = 3z^2 + z^2 = 1 \Rightarrow |z| = \frac{1}{2} \Rightarrow y = - \frac{\sqrt{3}}{2}

\therefore x^2 + y^2 = \frac{3}{4} + \frac{3}{4} = \frac{6}{4} = \frac{3}{2}

Alternativa D.
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Re: Matrizes

Mensagempor DanielRJ » Qui Set 09, 2010 17:57

Fantini obrigado pela resposta. Só que fiquei muito confuso nas operações la no final.
tem como explicar sem usar o modulo?
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Re: Matrizes

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 09, 2010 18:26

O módulo foi apenas questão de rigor. Imaginei que você já soubesse que \sqrt{x^2} = |x| . Ele não altera o resultado final pois, como eu acabei de dizer, |x|^2 = x^2 .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?