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EQUAÇÃO DO 2° GRAU

EQUAÇÃO DO 2° GRAU

Mensagempor zenildo » Ter Ago 13, 2013 00:31

SENDO a E b AS RAIZES DA EQUAÇÃO DO 2° GRAU X²-4X+3=O, DETERMINE O 10° TERMO DA SEQUENCIA a,b,5..., SABENDO QUE a É MENOR QUE b.
zenildo
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Re: EQUAÇÃO DO 2° GRAU

Mensagempor MateusL » Ter Ago 20, 2013 14:43

Olá Zenildo!

Sugiro que dê uma lida no tópico sobre como utilizar o \LaTeX para escrever expressões matemáticas.

A equação é x^2-4x+3=0.

Encontre as raízes por Bháskara.

Acredito que possamos supor, neste exercício, que ou a sequência é uma progressão geométrica ou aritmética.
Como tens dois termos sucessivos da sequência (as raízes a e b), ache a razão r para os dois casos.
Se a sequência for geométrica, a razão será \dfrac{b}{a}. Se for aritmética, a razão será b-a.
Depois, verifique para qual dessas duas opções (geométrica ou aritmética) o terceiro termo da sequência é igual a 5. Acredito que somente uma das duas opções terá o terceiro termo igual a 5.

Descobrindo se a sequência é uma progressão geométrica ou aritmética, fica fácil calcular qualquer termo dela.

Qualquer dúvida, comente.

Abraço!
MateusL
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.