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[PG] Progressao Geométrica com porcentagem

[PG] Progressao Geométrica com porcentagem

Mensagempor rochadapesada » Dom Abr 07, 2013 20:16

Estou com dúvida na seguinte questão:

Sabendo-se que a população de certo município em 1980 foi de 120.000 habitantes e que esta população vem crescendo a uma taxa de 3% ao ano, então em 1983 a melhor aproximação para o número total de habitantes deste município é:
Gabarito: 131 127
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Re: [PG] Progressao Geométrica com porcentagem

Mensagempor DanielFerreira » Dom Abr 07, 2013 20:32

Rocha,
qual foi a dúvida na questão, poste!

Dica: descubra quantos habitantes a cidade passou a ter em 1981, depois em 1982,...
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Re: [PG] Progressao Geométrica com porcentagem

Mensagempor rochadapesada » Dom Abr 07, 2013 21:57

Eu não consigo desenvolver... Eu não como usarei o 3% pois quando uso como razão, o valor final dar um número absurdo em relação a questão... Ex: an=a1.{q}^{n-1} a4=120.000{\frac{3}{100}}^{4-1}=32,4 ou seja absurdo... Essa é a minha dúvida.
a4=nº de habitantes em 1983, a1= nº de habitantes em 1980
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Re: [PG] Progressao Geométrica com porcentagem

Mensagempor DanielFerreira » Seg Abr 08, 2013 17:25

Rocha,
essa questão está mais para Juros Compostos do que para P.G. E, talvez nem seja! :)

Em 1980, a população era de 120.000 habitantes. Anualmente, ela aumenta 3%, então, em 1981 a população passou a:

\\ 120.000 + \frac{3}{100} \times 120.000 = \\\\ 120.000 + 3.600 \\ \boxed{123.600}


Em 1981, a população era de 123.600 habitantes. Anualmente, ela aumenta 3%, então, em 1982 a população passou a:

\\ 123.600 + \frac{3}{100} \times 123.600 = \\\\ 123.600 + 3.708 \\ \boxed{127.308}


Para os anos seguintes (1982 e 1983) o 'procedimento' é análogo!


Segue outra forma de resolução: Juros Compostos.

O número inicial de habitantes equivale ao capital;
O montante é o número de habitantes em 1983;
O prazo é de 3 anos (1983 - 1980);
A taxa é de 3% a.a.

Segue que:

\\ M = P(1 + i)^t \\\\ M = 120.000(1 + 0,03)^3 \\\\ M = 120.000 \times 1,092727 \\\\ \boxed{\boxed{M = 131.127,24}}

Como o valor acima não envolve dinheiro, e, sim quantidade de habitantes, temos como resposta 131.127 habitantes.
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Re: [PG] Progressao Geométrica com porcentagem

Mensagempor rochadapesada » Seg Abr 08, 2013 18:06

Valeu pela ajuda, eu não queria ir para juros compostos, pois esse exercicio está no assunto de P.G e queria realizar as fórmulas da pg para conseguir, mas como vejo, só ia perder tempo... Obrigado
rochadapesada
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?