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Problema de log

Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 10:58

:idea: Por favor, como resolver:
{log (x+4)}_{2} - {log x }_{4}= 2

:arrow: Primeiro eu sei que como as bases são diferentes eu tenho que torná-las iguais. assim eu utilizo a fórmula de mudança de base, então tenho:
para colocar tudo na base '2':

log{(x + 4)}_{2} - \frac{log{x}_{2}}{log{4}_{2}} = 2 :arrow: então temos no divisor que: log{4}_{2}= x \rightarrow{2}^{x} = 4 \rightarrow x = 2 agora substituindo temos:

log{(x + 4)}_{2} - \frac{log{x}_{2}}{2} = 2 :arrow: agora passando o 2 para o segundo membro, multiplicando tenho:

log{(x + 4)}_{2} - log{x}_{2} = 4.

A partir daqui eu não sei mais como seguir em frente, só sei que a resposta é s= 4

Alguém poderia me ajudar :?:
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 12:00

Olá Fernanda. Seu erro foi ao "passar o 2 para o outro lado". As vezes é ruim pensar assim, quando na verdade, o que você faz é multiplicar ambos os lados por 2. Veja como fica:

\log_2(x+4) - \frac{\log_2 x}{2} = 2 \; \therefore

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4

Agora é só continuar:

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4 \; \therefore

\log_2(x+4)^2 - \log_2 x = 4\;\therefore

\log_2{\frac{(x+4)^2}{x} = 4 \; \therefore

\frac{(x+4)^2}{x} = 16 \;\therefore

x^2 + 8x + 16 = 16x \; \therefore

x^2 - 8x + 16 = 0 \;\therefore

x = 4

E está ai a resposta. Até a próxima.
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 15:24

Sim entendo, agora sei fazer mas para que eu não volte a fazer o mesmo erro gostaria de saber porque não seria possivel passar o 2 multiplicando sendo que esta operação é possível :?: passando o 2 multiplicando daria algo diferente :?: :$
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 16:03

Na verdade essa história de "passar o 2 para o outro lado" é só modo de dizer, isso não é realmente importante, o que é importante é fazer a operação corretamente. Veja um exemplo mais simples do seu erro:

1 + \frac{1}{2} = 1,5

"Passando o 2 para o outro lado":

1 + 1 = 3 \; \rightarrow \mbox{errado}

O certo é:

1 + \frac{1}{2} = \frac{2}{2} + \frac{1}{2} = \frac{3}{2} = 1,5 \;\rightarrow \mbox{certo}

Observe agora o que você fez:

\log_2(x+4) - \frac{\log_2 x}{2} = 2

("Passando o maldito 2")

\log_2(x+4) - {\log_2 x} = 4 \;\rightarrow \mbox{totalmente errado}

Note que para "passar o denominador multiplicando para outro lado" (insisto em dizer que o que acontece realmente é que você multiplica os dois lados da equação pelo valor em questão) TODOS os membros devem estar sobre o denominador. Então o correto fica sendo:

\frac{2\log_2(x+4) - \log_2 x}{2} = 2

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 20:18

então esse não seria o famoso MMC :?:
Colocando um denominador comum que no caso é o '2' :?: Mas porque o termo depois da igualdade participou do MMC :?: isso é novidade pra mim (quero dizer a idéia de MMC que eu tinha era que só os termos do lado do 'denominador' em questão é que participavam tipo o dois depois da igualdade ficava de fora) outra coisa se for mesmo MMC o denominador 'não se perde' continuaria tudo sobre '2' não é :?: ou não se trata de MMC :?:
:$ Me desculpem a ignorância mas nunca tive uma base boa em matemática e agora estou tentando aprender :$ :$ :$
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 20:45

Fique tranquila Fernanda. Tudo se esclarecerá. Não é uma questão de MMC. Pense bem, ao "passar o dois para o outro" lado, este 2 deve dividir todo o lado da equação, não apenas um único membro, por isso é que você tem que fazer o que fez...
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Ter Jun 29, 2010 09:20

Acho que tõ começando a entender... é no caso uma questão de proporcionalidade não é eu quero me livrar do 'meio' então por isso multiplico td por '2' o meio se torna um eu sumo com o denominador e tudo continua sendo proporcional não é:?:
Mas me diz uma coisa por se tratar de uma subtração porque eu não faço o MMC :?: Alias em que situações eu faço o MMC e quando eu faço isso :?:
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Ter Jun 29, 2010 10:09

É isso mesmo, tudo tem que se manter proporcional (acho que esse é o melhor jeito de se entender). Bom, como já disse, não acho muito importante se prender a essa terminologia, o melhor é que você entendo o porquê de se fazer as operações. De qualquer modo, o m.m.c. vai acabar servindo para somar frações, por exemplo:

\frac{5}{3} + \frac{6}{7} = \frac{35 + 18}{21} = \frac{53}{21}

O interessante é você pesquisar um pouco sobre os assuntos que tem dificuldade e dar uma boa lida na teoria, porque realmente não tem mistério.
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1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

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1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59