por saulfiterman » Seg Ago 20, 2012 21:26
Questão 45 do vestibular da baiana de medicina 2012.2 :
Consegui resolver apenas a parte da matemática financeira mas não consegui desenvolver o logaritmo para chegar na resposta correta. Peço encarecidamente a ajuda de alguém para resolver essa questão.
Enquanto uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% de energia elétrica que consome, as de LED converte até 40%, trazendo benefícios evidentes ao meio ambiente. O único inconveniente é o fato de a lâmpada de LED ainda custar mais caro - US$45,00 - apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos.
Admitindo-se que uma lâmpada halógena incandescente custa US$1,60 e tem seu preço aumentado em 25% a cada dois anos, pode-se estimar que os dois tipos de lâmpada serão vendidos pelo mesmo valor, em um tempo t anos, que pode ser aproximado pela expressão :
A alternativa correta da questão é 04) 2(2 + log(9/2) na base 5/2)
PS. : não consegui transformar a equação do log através do programa Latex mas espero que esteja compreensível.
Obrigado
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saulfiterman
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por LuizAquino » Seg Set 24, 2012 10:50
saulfiterman escreveu:Questão 45 do vestibular da baiana de medicina 2012.2 :
Consegui resolver apenas a parte da matemática financeira mas não consegui desenvolver o logaritmo para chegar na resposta correta. Peço encarecidamente a ajuda de alguém para resolver essa questão.
Enquanto uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% de energia elétrica que consome, as de LED converte até 40%, trazendo benefícios evidentes ao meio ambiente. O único inconveniente é o fato de a lâmpada de LED ainda custar mais caro - US$45,00 - apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos.
Admitindo-se que uma lâmpada halógena incandescente custa US$1,60 e tem seu preço aumentado em 25% a cada dois anos, pode-se estimar que os dois tipos de lâmpada serão vendidos pelo mesmo valor, em um tempo t anos, que pode ser aproximado pela expressão :
A alternativa correta da questão é 04) 2(2 + log(9/2) na base 5/2)
Considere aqui que T é um período de 2 anos. Desse modo, T = 1 representa 2 anos. Já T = 2 representa 4 anos. E assim sucessivamente.
Pelos dados da questão, temos temos que a cada período T o valor da lâmpada de LED será

. Por outro lado, a cada período T o valor da lâmpada incandescente será

. Desejamos descobrir para que período t esses valores serão iguais. Temos então que:








Lembrando então que T aqui representa um período de 2 anos, como o exercício pede o valor em anos, temos que dobrar esse valor de T, obtendo assim:

saulfiterman escreveu:PS. : não consegui transformar a equação do log através do programa Latex mas espero que esteja compreensível.
Obrigado
Bastaria usar o código:
- Código: Selecionar todos
[tex]2\left(2 + \log_{\dfrac{5}{2}} \dfrac{9}{2}\right)[/tex]
Como você já viu na reposta acima, o resultado desse código será:

-

LuizAquino
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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