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Módulo de um Número real

Módulo de um Número real

Mensagempor gustavoluiss » Sáb Fev 26, 2011 00:58

Duas questõezinhas quem puder me explica direito po eu ficarei muito grato estará contribuindo para um país melhor no futuro.


Utilizando a definição de módulo, encontre uma expressão equivalente que não possua módulo:

1º : \left|x + 2 \right| + \left| x - 8 \right| para x E R

São 3 soluções : -2x + 6 ou 10 ou 2x -6


Qual a maneira correta de se pensar pra fazer um tipo de exercício desse?


2 º : As sentenças \left|x \right| = 15 e x = \left|15 \right| têm o mesmo resultado para qualquer valor real de x? Justifique sua resposta.
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Re: Módulo de um Número real

Mensagempor LuizAquino » Sáb Fev 26, 2011 11:37

gustavoluiss escreveu:Utilizando a definição de módulo, encontre uma expressão equivalente que não possua módulo:
1º :\left|x + 2 \right| + \left| x - 8 \right| para x \in \mathbb{R}.


Usando a definição de módulo, nós temos que:
\left|x + 2 \right| = \begin{cases}x+2\textrm{, se } x+2\geq 0 \\ -(x+2)\textrm{, se } x+2 < 0\end{cases} = \begin{cases}x+2\textrm{, se } x \geq -2 \\ -x-2\textrm{, se } x< -2\end{cases}

\left|x - 8 \right| = \begin{cases}x-8\textrm{, se } x-8\geq 0 \\ -(x-8)\textrm{, se } x-8 < 0\end{cases} = \begin{cases}x-8\textrm{, se } x\geq 8  \\ -x+8\textrm{, se } x < 8\end{cases}

Fazendo um diagrama com os intervalos, nós obtemos a figura abaixo.
modulo.png
modulo.png (2 KiB) Exibido 2212 vezes


Sendo assim, nós temos que:
(a) Para x<-2, irá ocorrer (-x-2) + (-x+8) = -2x+6.
(b) Para -2 \leq x< 8, irá ocorrer (x+2) + (-x+8) = 10.
(b) Para x \geq 8, irá ocorrer (x+2) + (x-8) = 2x-6.

gustavoluiss escreveu:2 º : As sentenças \left|x \right| = 15 e x = \left|15 \right| têm o mesmo resultado para qualquer valor real de x? Justifique sua resposta.

Basta você aplicar a definição de módulo e você perceberá que a primeira equação terá duas soluções. Já a segunda terá apenas uma. Tente fazer!

gustavoluiss escreveu:Duas questõezinhas quem puder me explica direito po eu ficarei muito grato estará contribuindo para um país melhor no futuro.

Esperamos que sim. Só o tempo dirá se essa geração de pessoas que se formaram obtendo ajuda aqui do fórum (uma ajuda voluntária, vale destacar) também farão suas contribuições (voluntárias) em causas sociais.
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59