• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Funções Compostas.

Funções Compostas.

Mensagempor Sobreira » Sex Nov 16, 2012 16:27

Olá amigos,
Tenho uma dúvida, que está me travando no prosseguimento dos meus estudos:
Não sei identificar quando uma função é composta.
Por exemplo:
y=\sqrt[]{x}.sen x

Esta função é composta???
Mas não gostaria de respostas restritas à este exemplo, gostaria de mais exemplos e formas de como identificar (para todo caso) uma função composta.
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 17:08

Isto não é uma composição de funções, isto é um produto. Para enxergar melhor composição de funções, primeiro você precisa ter em mente todas as funções elementares, como:

\begin{cases}
\cos x, \\
\sin x, \\
\tan x, \\
\sec x, \\
\csc x, \\
\cot x, \\
x^n, \\
e^x, \\
\ln x.
\end{cases}

Não são "todas", mas é uma boa lista. Lembre-se que em x^n temos que n é real, logo isso inclui x^2, x^{\frac{1}{2}}, x^{\sqrt{2}}, x^{\frac{-3}{2}}, etc.

Segundo, qual é a regra de composição de funções usual? Você coloca uma função "dentro" da outra, da seguinte forma: (f \circ g)(x) = f(g(x)). Vamos tomar o caso f(x) = \ln x e g(x) = \csc x. Então f(g(x)) = \ln (g(x)) = \ln (\csc x).

Outro exemplo: tome f(x) = \cos x, g(x) = x^3 e h(x) = \ln x. Encontre (f \circ g \circ h)(x). Pela definição dada, isto é f(g(h(x))) = \cos (g(h(x))) = \cos ((h(x))^3) = \cos ( (\ln x)^3).
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor Sobreira » Sex Nov 16, 2012 19:22

Desculpe,
Mas ainda não consegui entender perfeitamente.
Quando eu verificar uma notação do tipo:
(f \circ g)(x) = f(g(x))
Eu sei que vou ter uma função composta....Agora quando ela vir por exemplo como:
y=\sqrt[]{x}.sen x tratando de Y e não de f(x) eu ainda não consigo ver.
Pelo pouco que eu entendi...para ser uma função composta é necessário ter uma função elevado a algum expoente???
Desculpa mesmo....mas ainda não consigo diferenciar.
E agora ainda fiquei com a dúvida de como diferenciar uma função produto de uma função composta, além de não ter entendido como detectar de cara uma função composta.
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 19:42

Você sabe que \sqrt{x} e \sin x são duas funções elementares. Uma parece estar "dentro" da outra? Quando eu digo "dentro", quero dizer que a variável da função é algo diferente de x, mais precisamente é uma outra função de x. Não, não é necessário ter uma função elevado a algum expoente, isto mostra que você não entendeu o que eu disse.

Na primeira composição de funções não há qualquer expoente envolvido, a função foi f(x) = \ln (\csc x).

A função dada é produto das funções g(x) = \sqrt{x} e h(x) = \sin x, logo y = f(x) = g(x) h(x) = \sqrt{x} \cdot \sin x.

Para perceber que operações estão sendo feitas, você deve identificar todas as funções elementares envolvidas.

Tome isto como exemplo: y = \cos x^3. Quais são as funções elementares envolvidas?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor Sobreira » Sex Nov 16, 2012 19:55

Respondendo à sua pergunta, pelo que eu entendi eu vejo que as funções elementares envolvidas são:
\begin{cases}
\cos x \\
x^n, \end{cases}


"Uma parece estar "dentro" da outra? Quando eu digo "dentro", quero dizer que a variável da função é algo diferente de x, mais precisamente é uma outra função de x."

Gostaria de entender melhor esta parte de sua explicação....
Conseguir enxergar se há "uma função dentro de outra"...Neste exato ponto não consigo entender e acho que se eu conseguir "enxergar" este ponto, aí sim vou sanar minha dúvida satisfatoriamente.
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 16, 2012 20:15

Você acertou as funções elementares envolvidas. Mais precisamente, n=3.

Agora, quais são as operações usuais de funções? Soma, subtração, multiplicação, divisão (quando a divisora é diferente de zero) e composição. Se denominarmos g(x) = \cos x e h(x) = x^3.

Vejamos as expressões de cada uma:

\begin{cases}
g(x) + h(x) = \cos x + x^3, \\
g(x) - h(x) = \cos x - x^3, \\
g(x) \cdot h(x) = (\cos x) \cdot x^3, \\
\frac{g(x)}{h(x)} = \frac{\cos x}{x^3}.
\end{cases}

Ora, nenhuma destas expressões correspondem à função dada. Por eliminação, só pode ser composição.

O que eu acabei de fazer foi a maneira grosseira de descobrir quando é composição (neste caso simples).

Para enxergar a composição, pense no seguinte: quando escrevemos g(x) = \cos x, sabemos que x é um número (real, usualmente), correto? Então qualquer número dentro do domínio, claro, pode ser colocado lá. Além disso, a variável é 'muda', ou seja, \cos x é o mesmo que \cos t, \cos k, \cos y, \cos r, \cos \theta, e assim em diante (assumindo que estas variáveis não denotem outra coisa).

Portanto, se podemos colocar qualquer número, quero colocar em particular o número igual a h(x). Assim como avaliamos funções no domínio, como g \left( \frac{\pi}{2} \right) = \cos \frac{\pi}{2}, posso avaliá-la no ponto h(x), escrevendo g(h(x)), que tem valor \cos h(x).

Mas nós temos uma expressão para h(x), que é justamente x^3. Substituindo segue que \cos h(x) = \cos x^3. É isto que quero dizer quando uma função está "dentro" da outra. No lugar da variável usual, a variável torna-se uma nova função.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor Sobreira » Sáb Nov 17, 2012 00:02

Consegui ver de forma bastante clara a diferença entre as operações com funções (principalmente a diferença para a função composta).
Agora, uma coisa que reparei (para fazer uma associação), por exemplo, é que quando temos uma função composta temos mais de uma função elementar envolvida com a mesma variável "x" ( um único x), enquanto nas demais operações (soma, subtração, divisão e multiplicação) temos duas variavéis "x".
Por exemplo, nestas operações verificamos duas variavéis "x":

\begin{cases}
g(x) + h(x) = \cos x + x^3, \\
g(x) - h(x) = \cos x - x^3, \\
g(x) \cdot h(x) = (\cos x) \cdot x^3, \\
\frac{g(x)}{h(x)} = \frac{\cos x}{x^3}.
\end{cases}

E esta também:
y=\sqrt[]{x}.sen x

Enquanto que quando temos uma função composta temos apenas um "x".
Por exemplo:

y = \cos x^3.
y=\sqrt[]{2x+1} (Aproveitando porque esta função é composta??)

Esta minha observação tem algum fundamento (sentido)? E mais, se tem fundamento....qual a explicação???
Desculpe pela insistência, mas procuro sempre buscar a essência da questão, para entender totalmente o assunto.
Obrigado.
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Nov 17, 2012 08:46

Sua observação tem todo sentido. :y:

A função que disse é uma composição das funções g(x) = 2x+1 e f(x) = \sqrt{x}, assim f(g(x)) = \sqrt{g(x)} = \sqrt{2x+1}.

Lembre-se que podemos compor quaisquer funções que estejam dentro do domínio da próxima, portanto não é necessário que a variável apareça uma única vez. Considere o exemplo em que h(x) = \tan x e p(x) = x^3 + x^2 -1. Então h(p(x)) = \tan (x^3 +x^2 -1).

Agora, não sei qual é o tipo de explicação que você quer. Isto segue pela definição de composição de funções.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor Sobreira » Sáb Nov 17, 2012 15:44

Bom,
Analisando toda essa nossa discussão e estudando algumas literaturas consegui entender o seguinte, e gostaria que me pudesse me corrigir caso eu esteja errado:
Para pensar numa função composta posso por exemplo, substituir "x"por qualquer número real e verificar se eu obtenho a imagem da função de forma direta, por exemplo:
y=senx
y={x}^{2}
y={x}^{2}+1

Nestes casos quando eu substituo o "x"por qualquer número real tenho um cálculo direto (para "x"=3)
y=sen3
y=0.05

y={3}^{2}
y=9

y={x}^{2}+1
y={3}^{2}+1
y=10

Enquanto que quando eu tenho uma função composta, o cálculo da imagem da função não acontece de maneira direta, por exemplo:
y = \cos x^3
y=\sqrt[]{2x+1}

No primeiro caso eu tenho que elevar "x" ao cubo primeiro e depois calcular o cos deste resultado.
No segundo caso eu tenho que descobrir o valor da expressão 2x+1 primeiro e depois calcular a raíz quadrada deste resultado.

Está certo este meu raciocínio?
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Funções Compostas.

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Nov 17, 2012 17:19

Sim, está correto. :y:
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48

Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25

Uma função de 1º grau é dada por y=ax+b.
Temos que para x=3, y=6 e para x=4, y=8.
\begin{cases}6=3a+b\\8=4a+b\end{cases}
Ache o valor de a e b, monte a função e substitua x por 10.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57

my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :



f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55

isso ai foi uma questao da FGV?

haahua to precisando trocar de faculdade.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11

Saudações! :-D
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b

Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30
:coffee: