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Exercício de Sistema de Equações !

Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Seg Ago 15, 2011 18:16

Estou tentando fazer esse exercício por meio do método da adição ! mas não estou conseguindo !

3x - 15y = 9

x = - y

(3x - 15y) + x = 9 + (- y)

3x - 15y + x = 9 - y

3x + x - 15y + y = 9

4x - 14y = 9

4x = 9 + 14y

x = \frac{9 + 14y}{4}

\frac{9 + 14y}{4} = /frac{-y}{1}

\frac{9 + 14y = 4.(-y)}{4}

9 + 14y = - 4y

14y + 4y = -9

18y = -9

y = - \frac{9}{18}

y = - \frac{3}{6}

y = - \frac{1}{2}

Fiz dessa forma, está certo o valor de y ?
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Seg Ago 15, 2011 18:17

LuizCarlos escreveu:Estou tentando fazer esse exercício por meio do método da adição ! mas não estou conseguindo !

3x - 15y = 9

x = - y

(3x - 15y) + x = 9 + (- y)

3x - 15y + x = 9 - y

3x + x - 15y + y = 9

4x - 14y = 9

4x = 9 + 14y

x = \frac{9 + 14y}{4}

\frac{9 + 14y}{4} = /frac{-y}{1}

\frac{9 + 14y = 4.(-y)}{4}

9 + 14y = - 4y

14y + 4y = -9

18y = -9

y = - \frac{9}{18}

y = - \frac{3}{6}

y = - \frac{1}{2}


x = - (-\frac{1}{2})

x = \frac{1}{2}



Essa é a forma correta do método de adição ?

Está certo o valor de y ?
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Molina » Seg Ago 15, 2011 21:46

Luiz Carlos, coloque o enunciado inteiro para que alguém possa te ajudar.

Da forma que você colocou não dá para saber de onde você partiu e onde quer chegar.
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Seg Ago 15, 2011 22:12

O resultado está certo, mas veja que você deu muita volta até chegar na resposta.
A estratégia no método da adição é tentar somar de modo que uma variável se cancele.
Do jeito que você fez, você apenas somou as duas equações e depois isolou uma das variáveis e substituiu na outra equação.

Se fosse para fazer por substituição, como você tem que x = -y então seria válido substituir o x multiplicando na primeira equação, por -y.
Assim:

3(-y)-15y=9

-18y=9

y=-\frac{1}{2}

Já para fazer o método da adição, você teria que multiplicar uma das equações (ou as duas) de modo conveniente para cancelar uma variável.
Por exemplo, poderiamos multiplicar a segunda equação por -3 e somar as equações:

\begin{cases}
 3x-15y=9\\
-3x=3y
\end{cases}

O x cancelaria e ficaríamos com:

-15y=9+3y
-18y=9
y=-\frac{1}{2}
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Ter Ago 16, 2011 00:17

Caradoc escreveu:O resultado está certo, mas veja que você deu muita volta até chegar na resposta.
A estratégia no método da adição é tentar somar de modo que uma variável se cancele.
Do jeito que você fez, você apenas somou as duas equações e depois isolou uma das variáveis e substituiu na outra equação.

Se fosse para fazer por substituição, como você tem que x = -y então seria válido substituir o x multiplicando na primeira equação, por -y.
Assim:

3(-y)-15y=9

-18y=9

y=-\frac{1}{2}

Já para fazer o método da adição, você teria que multiplicar uma das equações (ou as duas) de modo conveniente para cancelar uma variável.
Por exemplo, poderiamos multiplicar a segunda equação por -3 e somar as equações:

\begin{cases}
 3x-15y=9\\
-3x=3y
\end{cases}

O x cancelaria e ficaríamos com:

-15y=9+3y
-18y=9
y=-\frac{1}{2}


Ola Caradoc, obrigado por me ajudar !

Essa parte do método da substituição eu entendi ! porem o método da adição que você explicou, não consegui entender!

Entendi que você multiplica a segunda equação por - 3 , ficando - 3x = - 3y

Entendi que foi feito a adição 3x + (- 3x) que no caso resultando Zero !

Não entendi a parte do - 15y = 9 + 3y
- 18y = 9

Pra mim ficaria assim - 15y = 9
0 = -3y
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Ter Ago 16, 2011 10:31

Para manter a igualdade, temos que somar em ambos os lados da equação a mesma quantia.

Eu somei o -3x do lado esquerdo da primeira equação e somei o 3y no lado direito da primeira equação.
Como na segunda equação -3x = 3y, o que eu fiz foi válido, pois apenas somei de cada lado da equação um mesmo valor, não alterando a igualdade.

A soma das equações seria assim:

-3x + 15y -3x = 9 + 3y

Você pode pensar da mesma forma que faz uma soma com números, passe um risco em baixo das duas equações, coloque um sinal de igual alinhado e some tudo que está antes do igual nas 2 equações e todo que está depois.
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Ter Ago 16, 2011 12:53

Caradoc escreveu:Para manter a igualdade, temos que somar em ambos os lados da equação a mesma quantia.

Eu somei o -3x do lado esquerdo da primeira equação e somei o 3y no lado direito da primeira equação.
Como na segunda equação -3x = 3y, o que eu fiz foi válido, pois apenas somei de cada lado da equação um mesmo valor, não alterando a igualdade.

A soma das equações seria assim:

-3x + 15y -3x = 9 + 3y

Você pode pensar da mesma forma que faz uma soma com números, passe um risco em baixo das duas equações, coloque um sinal de igual alinhado e some tudo que está antes do igual nas 2 equações e todo que está depois.


Ola amigo, Caradoc, entendi agora, porem estou em duvida somente agora na questão, de olhar as duas equações e saber, por qual número eu devo multiplicar!

Por exemplo, nesse sistema ae, você de cara ja observou que multiplicando a segunda equação por - 3
o x ficaria - 3x
que iria cancelar com o 3x da primeira equação

Eu tenho dificuldades em observar isso, por exemplo esse sistema aqui !

- x + \frac{y}{2} = - 5

3x + 7y = - 2

como ficaria pelo método da adição, de forma resumida, para eu não precisar fazer aquela conta gigante que eu faço !
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Ter Ago 16, 2011 14:59

Sempre tem vários jeitos de ajeitar o sistema de modo conveniente.
Com a prática você vai pegando qual a operação mais fácil.

Neste segundo caso eu multiplicaria toda a primeira equação por 3, ficando:

-3x + \frac{3y}{2} = -15

Que somando com a segunda iria eliminar o x.

Mas note que eu também poderia fazer de um modo diferente, multiplicando por exemplo a primeira equação por -14:

14x - 7y = 70

Nesse caso ao somar com a segunda equação eu eliminaria a variável y.
Você pode multiplicar a equação inteira por qualquer número, seja ele positivo, negativo ou uma fração. A estratégia é sempre tentar eliminar uma variável.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.