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Lógica - OBM de 1997

Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Abelardo » Seg Mar 07, 2011 04:27

Seja f uma função definida para todo x real, satisfazendo as condições:
f(3)=2 

f(x+3)=f(x).f(3)

, f(-3) vale:

a)6

b)0

c)\frac{1}{2}

d)2

e)-1
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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Renato_RJ » Seg Mar 07, 2011 06:36

Grande Abelardo.. Quanto tempo hein ?!

Bem, chega de piadinhas de madrugada e vamos ao que interessa !!

Seguinte, posso ter errado em algo, mas eu acho que é o seguinte, se f(3) = 2 e sabendo que f(x+3) = f(x) * f(3), podemos concluir o seguinte:

f(0 + 3) = f(0) \cdot f(3) Mas f(3) = 2, logo: f(0) = 1

Seguindo a lógica, teremos:

f(6) = f(3 + 3) = f(3) \cdot f(3) = 2 \cdot 2 = 4
f(9) = f(6 + 3) = f(6) \cdot f(3) = 4 \cdot 2 = 8
f(12) = f(9 + 3) = f(9) \cdot f(3) = 8 \cdot 2 = 16
f(15) = f(12 + 3) = f(12) \cdot f(3) = 16 \cdot 2 = 32

Perceba que há um padrão, que é a potência de 2, veja:

f(0) = 1 = 2^0
f(3) = 2 = 2^1
f(6) = 4 = 2^2
f(9) = 8 = 2^3
f(12) = 16 = 2^4
f(15) = 32 = 2^5

Então, podemos supor que f(-3) = 2^{-1} = \frac{1}{2}.

Acredito eu que a sua resposta seja a letra c..

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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Abelardo » Seg Mar 07, 2011 12:31

Super certo, só a galera mesmo hein!
Lembra-se da questão sobre a prova da existência de um número racional entre r1 e r2? viewtopic.php?f=106&t=3992

Não achei a prova de Cantor.. poderias falar, ou melhor, apresentar o raciocínio?
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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor MarceloFantini » Seg Mar 07, 2011 13:36

Renato, sou contra seu argumento de indução. Você avaliou o crescimento para um lado, o que não necessariamente implica o mesmo para o outro.

f(0)=1

f(-3+3)=f(-3)f(3) \therefore f(0) = f(-3)f(3) \Rightarrow f(-3) = [f(3)]^{-1} = \frac{1}{2}

Isso me dá mais segurança na resposta do que "supor" que a tendência é a mesma no outro sentido.

Abraço.
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Re: Lógica - OBM de 1997

Mensagempor Renato_RJ » Seg Mar 07, 2011 15:13

Fantini, você tem razão, supor é muito forte, mas como eu tinha visto um padrão me senti seguro na suposição... Abelardo, o Fantini postou uma resposta mais rápida e elegante, sugiro que a estude (como acabei de fazer.. hehehe... Também tenho o direito de aprender com os meus erros, não ?! ).

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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.