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resolução de problema de matemática

resolução de problema de matemática

Mensagempor mauro arkader » Dom Abr 06, 2008 01:30

gostaria de obter respostas para algumas questões que minha filha tem q responder e eu estou fora do ensino de matemática há muitos anos, teria como me ajudar?
grato.

Em uma loja, os bombons são vendidos em pacotes de três tamanhos: pequenos, médios e grandes. O conteúdo de 12 embalagens pequenas é equivalente ao de 5 embalagens médias, e o conteúdo de 3 embalagens médias é o mesmo que o de 2 embalagens grandes. Se a embalagem grande pesa 180 g, quanto pesa uma embalagem pequena?

Caminhando com uma velocidade média de 8 km/h espero levar 10 minutos para dar uma volta no parque. Ao término da volta, notei que levei 5 minutos a mais. Qual deveria ser minha velocidade média para concluir a volta em 10 minutos?
mauro arkader
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Re: resolução de problema de matemática

Mensagempor admin » Dom Abr 06, 2008 07:44

Olá Mauro, seja bem-vindo!


No primeiro exercício, os pesos das embalagens são incógnitas. O enunciado fornece a informação de como os 3 pesos se relacionam, depois fornece o peso da embalagem pequena.

Vamos nomear nossas variáveis:
p: peso da embalagem pequena
m: peso da embalagem média
g: peso da embalagem grande

Vamos representar este trecho em duas equações:
O conteúdo de 12 embalagens pequenas é equivalente ao de 5 embalagens médias, e o conteúdo de 3 embalagens médias é o mesmo que o de 2 embalagens grandes


\begin{matrix}
   12p = 5m & \;\;(1) \\ 
   3m = 2g & \;\;(2) 
\end{matrix}

Da equação (1) obtemos que:
m=\frac{12p}{5}

Vamos substituir o valor de m na equação (2):
3\cdot\frac{12p}{5} = 2g

p = \frac{2\cdot 5\cdot g}{3\cdot 12}

p = \frac{5\cdot g}{3\cdot 6}

p = \frac{5g}{18}

Aqui, utilizamos o dado:
... a embalagem grande pesa 180 g,...


p = \frac{5 \cdot 180}{18} = 5 \cdot 10 = 50 g

Portanto, a embalagem pequena pesa 50 g.





O segundo exercício podemos resolver com uma regra de três, apenas tomando cuidado pois velocidade média e tempo gasto são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a velocidade média, menor o tempo gasto, quanto menor a velocidade média, maior o tempo gasto.

Este detalhe de que as grandezas são inversamente proporcionais deve ser considerado na regra prática "regra de três", em outras palavras, uma grandeza deve ser equivalente ao inverso da outra.
Exemplos:
O inverso de 2 é \frac12

O inverso de \frac25 é \frac{1}{\frac{2}{5}} que é igual a \frac52


Sendo:
v_1: velocidade média da volta dada
t_1: tempo gasto na volta dada
v: velocidade média procurada
t: tempo gasto com a velocidade média procurada


São dados:
v_1 = 8 \frac{km}{h}

t_1 = 15 min



A regra de três:
\left\{
\begin{matrix}
v_1 & \;\;\; & t_1\\ \\
v & \;\;\; & t
\end{matrix}
\right.
(lê-se: v_1 equivale a t_1, assim como v equivale a t)


\left\{
\begin{matrix}
8 \frac{km}{h} & \;\;\; & \frac{1}{15min}\\ \\
v & \;\;\; & \frac{1}{10min}
\end{matrix}
\right.


Devemos converter o tempo de minutos para horas para manter a similaridade das unidades, pensando assim:
15 minutos equivalem a \frac14 de hora. E 10 minutos equivalem a \frac16 de hora.

Reescrevendo a regra de três:
\left\{
\begin{matrix}
8 \frac{km}{h} & \;\;\; & \frac{1}{\frac{1}{4}h}\\ \\
v & \;\;\; & \frac{1}{\frac{1}{6}h}
\end{matrix}
\right.

Repare que estamos mantendo as unidades propositalmente, pois elas sofrem as mesmas operações que os números e o resultado final de v já estará na unidade correta procurada que é \frac{km}{h}.

Fazendo os inversos antes da conta, apenas para facilitar:

\left\{
\begin{matrix}
8 \frac{km}{h} & \;\;\; & 4h\\ \\
v & \;\;\; & 6h
\end{matrix}
\right.


Forma final da regra de três - a conta propriamente dita:

v = \frac{8 \frac{km}{\cancel{h}} \cdot 6\cancel{h} }{4h}

v = \frac{8 \cdot 6}{4} \frac{km}{h}

v = 2 \cdot 6 \frac{km}{h}

v = 12 \frac{km}{h}

Que é a velocidade média procurada para concluir a volta em 10 minutos.



Espero ter ajudado!
Comente caso alguma dúvida surja durante a explicação para sua filha.

Bom domingo e até mais!
Fábio Sousa
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D