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[Estudo do sinal] dessa função. Onde está o erro?

[Estudo do sinal] dessa função. Onde está o erro?

Mensagempor marcosmuscul » Ter Mar 19, 2013 15:56

é uma questão sobre estudo do sinal de função.
no final ficou dois resultados como possíveis para o intervalo [1-?2,1+?2].
segue o a imagem da resolução digitalizada:
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Re: [Estudo do sinal] dessa função. Onde está o erro?

Mensagempor marcosmuscul » Qui Mar 21, 2013 20:20

há algum nobre que possa me ajudar?
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Re: [Estudo do sinal] dessa função. Onde está o erro?

Mensagempor e8group » Qui Mar 21, 2013 21:59

Desculpe mas não compreendi sua resolução ,não ficou claro .

Sua função é esta p(x) =|x^2 - 1| - |2x-1| - 1 ?

Se sim ,podemos retirar os módulos que por definição , |x^2 - 1 | = \begin{cases} x^2 - 1    ;  -1\geq x \geq  1  \\ -(x^2 - 1) ;  1 >x  >-1 \end{cases}

e |2x - 1 | = \begin{cases} 2x - 1    ;  x \geq  1/2  \\ -(2x - 1) ;  x < 1/2 \end{cases} .

Façamos algumas observações :

Considere os intervalos

I_1 = \left(-\infty ,-1 \right] , I_2 = \left(-1, -\frac{1}{2} \right) , I_3 = \left[ \frac{1}{2} , 1\right ) , I_4 = \left[ 1 ,+ \infty\right ) .

Temos :

i) Em I_1 , x^2 - 1  \geq 0 e 2x-1 < 0

ii) Em I_2  , x^2 - 1 < 0 e 2x-1 < 0

iii) Em I_3 , x^2 - 1 < 0 e 2x-1 \geq 0

iv) Em I_4 , x^2 - 1 \geq 0 e 2x-1 \geq 0

Assim ,obtemos p(x) =  \begin{cases} x^2 - 1 + 2x-1 - 1   ;   x \in I_1 \\  -(x^2 - 1) + 2x-1 - 1 ;  x \in I_2 \\ -(x^2 - 1) -( 2x-1 )- 1 ;  x \in I_3  \\ x^2 - 1 -( 2x-1 ) -1 ; x\in I_4 \end{cases}

Faça o estudo do sinal da função em cada intervalo .Tente concluir .
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Re: [Estudo do sinal] dessa função. Onde está o erro?

Mensagempor marcosmuscul » Sex Mar 22, 2013 00:14

Na verdade é p(x) =|x^2 - 1| - |2x+1| - 1
editei minha resolução pra tentar expor qual foi minha linha de raciocínio.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?