• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Regra de três composta - Saneamento Básico

Regra de três composta - Saneamento Básico

Mensagempor lucasnb » Seg Fev 23, 2015 13:38

Fala galera, gostaria de uma ajuda pra resolver esta questão. Já tentei umas par de vez e nada, poderiam me dar uma luz? Ficarei grato.

Numa obra de saneamento básico, 30 operários levaram 49 dias para escavar uma vala de 400 m de comprimento, 1,5 m de profundidade e 60 cm de largura. Se o número de operários é diminuído em 30%, a profundidade diminuída em 20% e a largura aumentada em 50%, então, o número de dias necessários para escavar uma vala de 200 m, será igual a:
a) 42
b) 49
c) 28
d) 35
e) 56


Gabarito fala que é A.

Poderiam me ajudar?
lucasnb
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 23, 2015 13:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Regra de três composta - Saneamento Básico

Mensagempor Baltuilhe » Qua Fev 25, 2015 13:13

Bom dia!

Vamos montar um quadro as variáveis:
Operários diminuem em 30%; 30 x 30% = 9; 30-9 = 21
Profundidade diminui em 20%; 1,5 x 20% = 0,3; 1,5-0,3 = 1,2
Largura aumenta em 50%; 60 x 50% = 30; 60+30 = 90


Agora verificamos quais variáveis são diretamente proporcionais e quais inversamente proporcionais com relação ao tempo, teremos:
Tempo x Operários = Inversamente Proporcionais (Menos operários, mais tempo)
Tempo x Comprimento / Profundidade / Largura = Diretamente Proporcionais

Montando a equação:
\frac{49}{X} = \frac{21}{30}\times \frac{400}{200}\times \frac{1,5}{1,2}\times \frac{60}{90}
Simplificando:
\frac{49}{X} = \frac{7}{10}\times \frac{2}{1}\times \frac{5}{4}\times \frac{2}{3}

\frac{7}{X} = \frac{1}{2}\times \frac{1}{1}\times \frac{1}{1}\times \frac{1}{3}

X=6\times 7=42

Espero ter ajudado!
Baltuilhe
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 60
Registrado em: Dom Mar 24, 2013 21:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Civil
Andamento: formado

Re: Regra de três composta - Saneamento Básico

Mensagempor lucasnb » Qua Fev 25, 2015 16:31

Muito Obrigado pela resposta Baltuilhe, só estou com mais uma dúvida.

No caso do comprimento e profundidade por que elas são diretamente proporcionais ao tempo? Se diminui operários, leva mais tempo. Se aumenta o tempo, e diminui o comprimento e profundidade não teria que ser grandezas inversamente proporcionais, pois precisa de menos tempo já que a quantidade de metros vai ser menor?

Já no caso da largura, se aumenta o tempo e aumenta a largura, elas são diretamente proporcionais.
lucasnb
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 23, 2015 13:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Regra de três composta - Saneamento Básico

Mensagempor Baltuilhe » Qua Fev 25, 2015 18:55

Boa tarde!

Para montar a regra de 3 composta deve ter em mente que as comparações para serem descobertas se são diretamente ou inversamente proporcionais devem ser somente da variável que se calcula e com cada uma das outras envolvidas.
No caso, como queríamos calcular o tempo tínhamos que comparar:
Tempo com Operários = Inversamente proporcional
Tempo com Comprimento = Diretamente proporcional
Tempo com Profundidade = Diretamente proporcional
Tempo com Largura = Diretamente proporcional.

Não se compara a profundidade com a quantidade de operários pois ambas as variáveis já estão completas, não são elas que devem ser calculadas.

Espero ter ajudado!
Abraços!
Baltuilhe
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 60
Registrado em: Dom Mar 24, 2013 21:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Civil
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?