por lucasnb » Seg Fev 23, 2015 13:38
Fala galera, gostaria de uma ajuda pra resolver esta questão. Já tentei umas par de vez e nada, poderiam me dar uma luz? Ficarei grato.
Numa obra de saneamento básico, 30 operários levaram 49 dias para escavar uma vala de 400 m de comprimento, 1,5 m de profundidade e 60 cm de largura. Se o número de operários é diminuído em 30%, a profundidade diminuída em 20% e a largura aumentada em 50%, então, o número de dias necessários para escavar uma vala de 200 m, será igual a:
a) 42
b) 49
c) 28
d) 35
e) 56
Gabarito fala que é A.
Poderiam me ajudar?
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lucasnb
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por Baltuilhe » Qua Fev 25, 2015 13:13
Bom dia!
Vamos montar um quadro as variáveis:
Operários diminuem em 30%; 30 x 30% = 9; 30-9 = 21
Profundidade diminui em 20%; 1,5 x 20% = 0,3; 1,5-0,3 = 1,2
Largura aumenta em 50%; 60 x 50% = 30; 60+30 = 90

Agora verificamos quais variáveis são diretamente proporcionais e quais inversamente proporcionais com relação ao tempo, teremos:
Tempo x Operários = Inversamente Proporcionais (Menos operários, mais tempo)
Tempo x Comprimento / Profundidade / Largura = Diretamente Proporcionais
Montando a equação:

Simplificando:



Espero ter ajudado!
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por lucasnb » Qua Fev 25, 2015 16:31
Muito Obrigado pela resposta Baltuilhe, só estou com mais uma dúvida.
No caso do comprimento e profundidade por que elas são diretamente proporcionais ao tempo? Se diminui operários, leva mais tempo. Se aumenta o tempo, e diminui o comprimento e profundidade não teria que ser grandezas inversamente proporcionais, pois precisa de menos tempo já que a quantidade de metros vai ser menor?
Já no caso da largura, se aumenta o tempo e aumenta a largura, elas são diretamente proporcionais.
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lucasnb
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por Baltuilhe » Qua Fev 25, 2015 18:55
Boa tarde!
Para montar a regra de 3 composta deve ter em mente que as comparações para serem descobertas se são diretamente ou inversamente proporcionais devem ser somente da variável que se calcula e com cada uma das outras envolvidas.
No caso, como queríamos calcular o tempo tínhamos que comparar:
Tempo com Operários = Inversamente proporcional
Tempo com Comprimento = Diretamente proporcional
Tempo com Profundidade = Diretamente proporcional
Tempo com Largura = Diretamente proporcional.
Não se compara a profundidade com a quantidade de operários pois ambas as variáveis já estão completas, não são elas que devem ser calculadas.
Espero ter ajudado!
Abraços!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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