• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

problema de função

problema de função

Mensagempor rcpn » Qui Abr 10, 2014 11:15

Caro amigos do site! Estou enviando uma questão de função associada a um problema que a meu ver não faz muito sentido. Dado que f(2) = 1 e f(u.v) = f(u) + f(v) para quaisquer números reais positivos u e v obtenha:
a) f(4)
b) f(8)
c) f(1)
d) f(1/2)
e) f(raiz de 2)

O que eu não estou entendendo nessa questão é que f(u.v) representa x e y no par ordenado ou seja: x seria o domínio e y seria o contradomínio? Os valores alternativos que ele usa da letra a) até a letra e) não foram compreendidos por mim. Gostaria de uma ajuda. Desde já agradeço a atenção.
rcpn
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 10:46
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: formação geral
Andamento: formado

Re: problema de função

Mensagempor Russman » Qui Abr 10, 2014 17:29

Você entendeu errado. O domínio da função é, certamente, o conjunto Real dado que
rcpn escreveu:para quaisquer números reais positivos u e v


O que o enunciado quer dizer com f(u.v) é a função calculada para o produto de u e v. Por exemplo, se u=2 e v=3, então você calculará com esses valores f(6). Esta função possui uma propriedade interessante. Se você aplicar esta função em um produto a resposta(ou imagem) será a soma da aplicação dessa função em u e v separadamente. Você não conhece nenhuma função com essa propriedade? Ela é famosa!! Não há no mundo estudante de Matemática que não já tenha trabalhado com ela.

Mas, mesmo que você não lembre que função é, não é necessário conhecê-la explicitamente para resolver o exercício. O dado é que f(2) = 1. Este é o ponto de partida. Para calcular as aplicações da função em outros números teremos de manipular este resultado.
A aplicação f(4) é, claramente, calculável. Note que, da propriedade, f(4) = f(2.2) = f(2) + f(2). Assim, rapidamente, f(4) = 1+1 = 2.
A aplicação f(8) decorre, imediatamente, do resultado anterior. Podemos tomar 8=2.4 e teremos f(8) = f(2.4) = f(2) + f(4) = 1 + 2 = 3.

A aplicação f(1) não parece, a princípio, trivial. Mas, na realidade, é a mais trivial de todas. Note que2=2.1. Daí, f(2.1) = f(2) + f(1) de onde
f(2) = f(2) + f(1) \Rightarrow f(1) = 0. ( A essa altura já percebemos que as aplicações capturam numéros conhecido, não?)

A próxima aplicação nos desafia um pouco mais. Precisamos manipular os resultado que já temos para calcular f(1/2), que não aprece ser trivial. De fato, não é. Façamos uma constatação rápida. Se tomarmos v=u, então f(u.v) = f(u^2) = f(u) + f(u) = 2f(u). Se tomarmos v=u^2, então f(u.v) = f(u^3) = f(u) + f(u) + f(u) = 3f(u). Parece que, extrapolando essas operações, f(u^n) = n.f(u). Agora, a função que estamos manipulando está bem na cara! kk
Com isso podemos, num ato de, por hora, fé, extender a propriedade concebida para qualquer n inteiro de modo que f(1/2) = f(2^{-1}) = -1.f(2) = -1.

A última aplicação é trivial. f( \sqrt{2} \sqrt{2}) = f(\sqrt{2}) + f(\sqrt{2}) \Rightarrow f(2) = 2f(\sqrt{2})  \Rightarrow f(\sqrt{2}) = 1/2.

(:
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: problema de função

Mensagempor e8group » Sex Abr 11, 2014 16:45

A resposta acima estar globalmente correta . Só acrescentado um dos meus raciocínios ...

Primeiramente , o enunciado faz menção da vericidade da propriedade para u,v arbitrários positivos ,pelo que certamente o domínio da nossa função é (0,+\infty) , já q sempre u,v em (0,+\infty) implica u\cdot v em (0,+\infty). Então ,admitiremos que y = f(x) , f : (0,+\infty) \mapsto \mathbb{R} goza desta propriedade e f(2) = 1 .

Dado x > 0 e p,q naturais .

Temos ,

(1) f(x) = f(x \cdot 1) = f(x) + f(1) , \forall x > 0  \therefore  f(1) = 0 .

(2)f(x^p) = f( \underbrace{x \cdot x \cdots x }_{p \text{vezes}} ) = \underbrace{f(x) + \hdots f( x) }_{p \text{vezes}} = p f(x) = p \cdot f(x) = p f(x)

(3) pf(x) = f(x^p) = f(x^{pq/q}) = f((x^{p/q})^q ) = f( \underbrace{x^{p/q} \cdot x^{p/q} \cdots x^{p/q} }_{q \text{vezes}} )  = \underbrace{f(x^{p/q}) + \hdots f( x^{p/q}) }_{q \text{vezes}}  = q \cdot f(x^{p/q}))  \therefore f(x^{p/q}) = (p/q) f(x)

(4) 0 = f(1) = f(x^{p/q-p/q}) = f(x^{p/q} \cdot x^{-p/q}) = f(x^{p/q}) + f(x^{-p/q}) = (p/q)f(x) + f(x^{-p/q}) \therefore [tex] f(x^{-p/q}) = (-p/q)x

Conclusão , de (3) e (4) , para qualquer racional r , teremos f(x^r) = r f(x) .

Para r irracional as coisas não são tão triviais , não vejo uma forma de provar para r irracional .

Se tivesse como provar que f(x^r) = r f(x) r para irracional , logo f(x^r) = r f(x) para qualquer r real , quando fazemos x = 2 ,obteríamos f(2^r) = r = log_2(2^r)  \implies  f(x) = log_2(x)
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: problema de função

Mensagempor Russman » Sex Abr 11, 2014 17:30

Boa demostração, santhiago! Eu sabia que alguém o faria. Tanto que comentei:
Russman escreveu:Com isso podemos, num ato de, por hora, fé, estender a propriedade concebida para qualquer inteiro


De fato, a função que estamos trabalhando é a logarítmica e a condição inicial implica que a base deve ser o 2. O elemento do domínio x^r é real, sendo r racional ou não.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.