por livia02 » Qui Ago 15, 2013 16:03
Estou com dificuldade em resolver estes dois itens da questão.
Seja R a relação:
![R=[(a,b)\in Z x Z | ab>0] \cup [(0,0)] R=[(a,b)\in Z x Z | ab>0] \cup [(0,0)]](/latexrender/pictures/7810a97230f47dc93a7cd0576b590e0b.png)
(obs: o x representa multiplicação, e os colchetes na verdade são chaves, mas não quis sair na formatação.)
Mostrar que R é uma rel. de equivalência em Z;
Exibir a partição de Z pela relação de equivalência R.
Valeu
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livia02
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por MateusL » Sex Ago 16, 2013 14:00
Para digitar chaves no

tens que digitar uma barra antes. Por exemplo, \{ e \}.
Acho que quisestes escrever isto:

Tens que provar que esta relação é reflexiva, simétrica e transitiva em

.
Sobre representar as partições, façamos o seguinte:
Definamos que

.
A relação

particiona

em três classes de equivalência:
![[1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR1\}=\mathbb{Z}^*_+=\{a\in\mathbb{Z}\mid a>0\} [1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR1\}=\mathbb{Z}^*_+=\{a\in\mathbb{Z}\mid a>0\}](/latexrender/pictures/5fba8a6f172f6c0eb0447d392197b125.png)
![[0]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR0\}=\{0\} [0]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR0\}=\{0\}](/latexrender/pictures/4bc86b9b14afeb11c15f14d1b0faff62.png)
![[-1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR(-1)\}=\mathbb{Z}^*_-=\{a\in\mathbb{Z}\mid a<0\} [-1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR(-1)\}=\mathbb{Z}^*_-=\{a\in\mathbb{Z}\mid a<0\}](/latexrender/pictures/f35db6dac2f5c89e9f18aac642076ae0.png)
De fato, todos os números positivos são equivalentes pela relação

, pois, para quaisquer números positivos

e

teremos

, ou seja,

.
Do mesmo modo, todos os números negativos são equivalentes.
Além disso, um número positivo e um número negativo não podem ser equivalentes, pois, se

e

, então

.
Por fim, o zero só é equivalente a ele mesmo. De fato, se existir algum

tal que

, então

, absurdo. Por outro lado, como

é uma relação de equivalência (que é o que você terá que provar), pela propriedade reflexiva teremos

, o que se vê imediatamente pela definição de

, pois

.
Abraço!
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por livia02 » Sex Ago 23, 2013 15:03
Consegui provar a relação e entendi a sua explicação.
Após isso, tinha que dizer quantos elementos há em cada classe de equivalência.
Respondi que há 1 elemento em cada. Está certo? Pois fui de acordo com as partições?
E como posso determinar o conjunto quociente Z/R? Tenho que usar as partições?
Obrigada!
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por MateusL » Sex Ago 23, 2013 15:50
Só há um elemento na partição que eu representei por
![[0] [0]](/latexrender/pictures/8d5162ca104fa7e79fe80fd92bb657fb.png)
. Nas partições
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
e
![[-1] [-1]](/latexrender/pictures/edb06daebcc6f079a6dee9a7ed831ea9.png)
existem infinitos números porque
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
contém todos números inteiros positivos e
![[-1] [-1]](/latexrender/pictures/edb06daebcc6f079a6dee9a7ed831ea9.png)
contém todos números inteiros negativos. Acho que a minha notação acabou te confundindo. Quando representei uma classe que equivalencia por
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
, por exemplo, quis represe ntar que todos os elementos dessa classe são equivalentes ao

, mas não que o

é o único elemento. Poderíamos muito bem representar a classe de equivalência
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
, por exemplo, como
![[2] [2]](/latexrender/pictures/beb4dbf9af069aa2df7b147229965085.png)
,
![[3] [3]](/latexrender/pictures/f2577a6fc29b900fe7d4c6321346be48.png)
,
![[1000] [1000]](/latexrender/pictures/823c8332a9da982601bde78f82bffdee.png)
, ou por qualquer representação
![[x] [x]](/latexrender/pictures/3e5314e9fd31509fdeb83faa0f729ba2.png)
, com

sendo um inteiro positivo, porque vimos que todos os inteiros positivos são equivalentes pela relação de equivalência

.
O conjunto quociente

é o conjunto de todas as classes de equivalência em

pela relação de equivalência

.
![\mathbb{Z}/R=\{[-1],\ [0],\ [1]\}=\{\mathbb{Z}_-^*,\ \{0\},\ \mathbb{Z}_+^*\} \mathbb{Z}/R=\{[-1],\ [0],\ [1]\}=\{\mathbb{Z}_-^*,\ \{0\},\ \mathbb{Z}_+^*\}](/latexrender/pictures/1abed4c1b7ae93efbd22737f0d241294.png)
Abraço!
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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