por anneliesero » Seg Jul 22, 2013 12:45
Oi pessoal
Então nesse exercício alguém pode confirmar o porque eles são verdadeiras/falsas? Valeu por ajudarem
a) Dividindo-se no universo racional o numero 123 pelo número 4, obtém-se quociente 3,75 .É VERDADEIRO não é mas no gabarito está FALSO
b) No universo natural, o quociente da divisão do número 123 pelo número 4 é dez vezes o resíduo da divisão. É FALSO essa afirmativa?
c) 10-6-2= 1+ 1 é óbvio que é VERDADEIRO não é?
d) Sendo x um número real, tal que x<5 e x>3, podemos concluir que x=4. E Falso?
e) Sendo x e y números reais, tais que x<y, podemos concluir que -3x<-3y. Essa não entendi.
f) Sendo que a um número negativo, x e y números reais, tais que x>y, podemos concluir que a.x<a.y. Essa também não entendi.
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anneliesero
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por Russman » Seg Jul 22, 2013 21:12
anneliesero escreveu:a) Dividindo-se no universo racional o numero 123 pelo número 4, obtém-se quociente 3,75 .É VERDADEIRO não é mas no gabarito está FALSO
Se você dividir 123 por 4 vai obter 30,75. Esses são racionais, logo a divisão é possível e está dentro do conjunto citado.
anneliesero escreveu:b) No universo natural, o quociente da divisão do número 123 pelo número 4 é dez vezes o resíduo da divisão. É FALSO essa afirmativa?
Veja que

. O resíduo, portanto, da divisão é

que multiplicado por

iguala-se a parte inteira do quociente que é

.
anneliesero escreveu:c) 10-6-2= 1+ 1 é óbvio que é VERDADEIRO não é?
Sim, é verdadeiro.

anneliesero escreveu:d) Sendo x um número real, tal que x<5 e x>3, podemos concluir que x=4. E Falso?
No universo Real existem infinitos números entre dois números quaisquer. Assim, não podemos determinar mais nada a cerca de

.
anneliesero escreveu:e) Sendo x e y números reais, tais que x<y, podemos concluir que -3x<-3y. Essa não entendi.
Se

então

. Porém, quando multiplicamos a desigualdade pela unidade negativa (-1) temos de invertê-la. Isso, se deve ao fato de que, por exemplo:

. Se multiplicarmos por -1 em ambos lados temos

, que não é verdade. Assim, ao multiplicar a desigualdade por -1 temos de invertê-la:

.
Logo, se

então

que implica em

. Portanto, a afirmativa é falsa.
anneliesero escreveu:f) Sendo que a um número negativo, x e y números reais, tais que x>y, podemos concluir que a.x<a.y. Essa também não entendi.
Esta afirmativa é verdadeira. A justificativa segue na questão acima.
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por anneliesero » Seg Jul 22, 2013 23:35
Obrigada pela ajuda! Valeu, Russman.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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