• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Igualdades e desigualdades

Igualdades e desigualdades

Mensagempor anneliesero » Seg Jul 22, 2013 12:45

Oi pessoal :)

Então nesse exercício alguém pode confirmar o porque eles são verdadeiras/falsas? Valeu por ajudarem :y:


a) Dividindo-se no universo racional o numero 123 pelo número 4, obtém-se quociente 3,75 .É VERDADEIRO não é mas no gabarito está FALSO

b) No universo natural, o quociente da divisão do número 123 pelo número 4 é dez vezes o resíduo da divisão. É FALSO essa afirmativa?

c) 10-6-2= 1+ 1 é óbvio que é VERDADEIRO não é?

d) Sendo x um número real, tal que x<5 e x>3, podemos concluir que x=4. E Falso?

e) Sendo x e y números reais, tais que x<y, podemos concluir que -3x<-3y. Essa não entendi.

f) Sendo que a um número negativo, x e y números reais, tais que x>y, podemos concluir que a.x<a.y. Essa também não entendi.
''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.'' - Sandra Carey
anneliesero
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Set 13, 2012 17:58
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Igualdades e desigualdades

Mensagempor Russman » Seg Jul 22, 2013 21:12

anneliesero escreveu:a) Dividindo-se no universo racional o numero 123 pelo número 4, obtém-se quociente 3,75 .É VERDADEIRO não é mas no gabarito está FALSO


Se você dividir 123 por 4 vai obter 30,75. Esses são racionais, logo a divisão é possível e está dentro do conjunto citado.

anneliesero escreveu:b) No universo natural, o quociente da divisão do número 123 pelo número 4 é dez vezes o resíduo da divisão. É FALSO essa afirmativa?


Veja que \frac{123}{4} = 30,75 = 30 + 0,75 = 30 + \frac{3}{4}. O resíduo, portanto, da divisão é 3 que multiplicado por 10 iguala-se a parte inteira do quociente que é 30.

anneliesero escreveu:c) 10-6-2= 1+ 1 é óbvio que é VERDADEIRO não é?


Sim, é verdadeiro.

10-6-2 = (10-6) - 2 = 4-2 = 2 = 1 + 1

anneliesero escreveu:d) Sendo x um número real, tal que x<5 e x>3, podemos concluir que x=4. E Falso?


No universo Real existem infinitos números entre dois números quaisquer. Assim, não podemos determinar mais nada a cerca de x.

anneliesero escreveu:e) Sendo x e y números reais, tais que x<y, podemos concluir que -3x<-3y. Essa não entendi.


Se x<y então 3x<3y. Porém, quando multiplicamos a desigualdade pela unidade negativa (-1) temos de invertê-la. Isso, se deve ao fato de que, por exemplo:
-3<2. Se multiplicarmos por -1 em ambos lados temos 3<-2, que não é verdade. Assim, ao multiplicar a desigualdade por -1 temos de invertê-la: -3<2 \Rightarrow (-1)(-3) > 2(-1) \Rightarrow 3>-2.
Logo, se x<y então 3x<3y que implica em -3x>-3y. Portanto, a afirmativa é falsa.

anneliesero escreveu:f) Sendo que a um número negativo, x e y números reais, tais que x>y, podemos concluir que a.x<a.y. Essa também não entendi.


Esta afirmativa é verdadeira. A justificativa segue na questão acima.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: Igualdades e desigualdades

Mensagempor anneliesero » Seg Jul 22, 2013 23:35

Obrigada pela ajuda! Valeu, Russman.
''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.'' - Sandra Carey
anneliesero
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Set 13, 2012 17:58
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?