• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Demonstração

Demonstração

Mensagempor Guill » Qua Jun 13, 2012 09:09

Há pouco tempo, eu venho trabalhando em uma demonstração para a seguinte poposição:

''Se n é um número natural, entre n e 2n existe sempre pelo menos um primo.''


Eu consegui demonstrar isso fragmentando a demonstração em 2 partes:

* Se n não é primo (tenho certeza de que está certo)
* Se n é primo (tenho dúvidas a respeito da veracidade dessa parte)



A demonstração é assim:

Dentre os números naturais, podem haver números que satisfazem e que não satisfazem a proposição. Mas sabemos que , dentre os que não satisfazem, existe um que foi o primeiro de todos a não satisfazer. Vamos supor que esse número é n e que ele não seja primo.
Como ele é o primeiro, sabemos que (por hipótese) entre n e 2n não há primos. No entanto isso acarreta em um absurdo, pois o seu antecessor (n - 1) possui entre ele e 2(n - 1), apenas alguns números entre n e 2n e o próprio n que não é primo.
Daí ele passa a ser o primeiro. Esse absurdo prova a primeira parte.


Vamos supor que o primeiro de todos a não satisfazer a proposição seja o n-ésimo primo, ou seja, entre {p}_{n} e 2.{p}_{n} não existe um primo. Podemos, com isso, afirmar duas coisas:

{p}_{n+1} > {p}_{n} (óbvia)

{p}_{n+1}>2.{p}_{n} (O próximo primo está fora do intervalo)


Subtraíndo a primeira inequação da segunda, vemos o absurdo:

0>{p}_{n}





A questão é que eu não tenho certeza quanto á veracidade da segunda proposição. Além disso, pode-se ver claramente que a demonstração depende das duas demonstrações. Está correto ??
Avatar do usuário
Guill
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 107
Registrado em: Dom Jul 03, 2011 17:21
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)