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Não estou entendendo essa questão!!!

Não estou entendendo essa questão!!!

Mensagempor LuizCarlos » Qua Abr 11, 2012 16:50

Olá amigos,

não estou entendendo essa questão.

A figura tem as seguintes medidas: 25,5cm de altura, 15cm de profundidade e 13,5cm.



Paula tem 1,53m. Se ela estivesse nessa foto, qual seria a altura dela na foto.

Tentei resolver sa seguinte maneira: sabendo que .

Mas a resposta do livro é 42cm, não estou entendendo.

figura.jpg
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Re: Não estou entendendo essa questão!!!

Mensagempor fraol » Qua Abr 11, 2012 20:54

Presumo que essa seja uma questão de escala, ou melhor, de proporcionalidade.

Assim, se chamarmos de h a altura da figura no livro, é necessário medir lá, e x a medida da Paula na escala da figura, então:

\frac{x}{153} = \frac{h}{25,5}, daí em diante é fazer as contas para achar o valor de x em cm.
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Re: Não estou entendendo essa questão!!!

Mensagempor LuizCarlos » Qui Abr 12, 2012 14:51

fraol escreveu:Presumo que essa seja uma questão de escala, ou melhor, de proporcionalidade.

Assim, se chamarmos de h a altura da figura no livro, é necessário medir lá, e x a medida da Paula na escala da figura, então:

\frac{x}{153} = \frac{h}{25,5}, daí em diante é fazer as contas para achar o valor de x em cm.


Olá amigo, fraol, é exatamente escala e proporcionalidade! consegui resolver, medi a figura no desenho, e fiz os cálculos!
Consegui obter o mesmo resultado do livro! obrigado.
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.