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Exercício de Sistema de Equações !

Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Seg Ago 15, 2011 18:16

Estou tentando fazer esse exercício por meio do método da adição ! mas não estou conseguindo !

3x - 15y = 9

x = - y

(3x - 15y) + x = 9 + (- y)

3x - 15y + x = 9 - y

3x + x - 15y + y = 9

4x - 14y = 9

4x = 9 + 14y

x = \frac{9 + 14y}{4}

\frac{9 + 14y}{4} = /frac{-y}{1}

\frac{9 + 14y = 4.(-y)}{4}

9 + 14y = - 4y

14y + 4y = -9

18y = -9

y = - \frac{9}{18}

y = - \frac{3}{6}

y = - \frac{1}{2}

Fiz dessa forma, está certo o valor de y ?
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Seg Ago 15, 2011 18:17

LuizCarlos escreveu:Estou tentando fazer esse exercício por meio do método da adição ! mas não estou conseguindo !

3x - 15y = 9

x = - y

(3x - 15y) + x = 9 + (- y)

3x - 15y + x = 9 - y

3x + x - 15y + y = 9

4x - 14y = 9

4x = 9 + 14y

x = \frac{9 + 14y}{4}

\frac{9 + 14y}{4} = /frac{-y}{1}

\frac{9 + 14y = 4.(-y)}{4}

9 + 14y = - 4y

14y + 4y = -9

18y = -9

y = - \frac{9}{18}

y = - \frac{3}{6}

y = - \frac{1}{2}


x = - (-\frac{1}{2})

x = \frac{1}{2}



Essa é a forma correta do método de adição ?

Está certo o valor de y ?
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Molina » Seg Ago 15, 2011 21:46

Luiz Carlos, coloque o enunciado inteiro para que alguém possa te ajudar.

Da forma que você colocou não dá para saber de onde você partiu e onde quer chegar.
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Seg Ago 15, 2011 22:12

O resultado está certo, mas veja que você deu muita volta até chegar na resposta.
A estratégia no método da adição é tentar somar de modo que uma variável se cancele.
Do jeito que você fez, você apenas somou as duas equações e depois isolou uma das variáveis e substituiu na outra equação.

Se fosse para fazer por substituição, como você tem que x = -y então seria válido substituir o x multiplicando na primeira equação, por -y.
Assim:

3(-y)-15y=9

-18y=9

y=-\frac{1}{2}

Já para fazer o método da adição, você teria que multiplicar uma das equações (ou as duas) de modo conveniente para cancelar uma variável.
Por exemplo, poderiamos multiplicar a segunda equação por -3 e somar as equações:

\begin{cases}
 3x-15y=9\\
-3x=3y
\end{cases}

O x cancelaria e ficaríamos com:

-15y=9+3y
-18y=9
y=-\frac{1}{2}
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Ter Ago 16, 2011 00:17

Caradoc escreveu:O resultado está certo, mas veja que você deu muita volta até chegar na resposta.
A estratégia no método da adição é tentar somar de modo que uma variável se cancele.
Do jeito que você fez, você apenas somou as duas equações e depois isolou uma das variáveis e substituiu na outra equação.

Se fosse para fazer por substituição, como você tem que x = -y então seria válido substituir o x multiplicando na primeira equação, por -y.
Assim:

3(-y)-15y=9

-18y=9

y=-\frac{1}{2}

Já para fazer o método da adição, você teria que multiplicar uma das equações (ou as duas) de modo conveniente para cancelar uma variável.
Por exemplo, poderiamos multiplicar a segunda equação por -3 e somar as equações:

\begin{cases}
 3x-15y=9\\
-3x=3y
\end{cases}

O x cancelaria e ficaríamos com:

-15y=9+3y
-18y=9
y=-\frac{1}{2}


Ola Caradoc, obrigado por me ajudar !

Essa parte do método da substituição eu entendi ! porem o método da adição que você explicou, não consegui entender!

Entendi que você multiplica a segunda equação por - 3 , ficando - 3x = - 3y

Entendi que foi feito a adição 3x + (- 3x) que no caso resultando Zero !

Não entendi a parte do - 15y = 9 + 3y
- 18y = 9

Pra mim ficaria assim - 15y = 9
0 = -3y
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Ter Ago 16, 2011 10:31

Para manter a igualdade, temos que somar em ambos os lados da equação a mesma quantia.

Eu somei o -3x do lado esquerdo da primeira equação e somei o 3y no lado direito da primeira equação.
Como na segunda equação -3x = 3y, o que eu fiz foi válido, pois apenas somei de cada lado da equação um mesmo valor, não alterando a igualdade.

A soma das equações seria assim:

-3x + 15y -3x = 9 + 3y

Você pode pensar da mesma forma que faz uma soma com números, passe um risco em baixo das duas equações, coloque um sinal de igual alinhado e some tudo que está antes do igual nas 2 equações e todo que está depois.
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Ter Ago 16, 2011 12:53

Caradoc escreveu:Para manter a igualdade, temos que somar em ambos os lados da equação a mesma quantia.

Eu somei o -3x do lado esquerdo da primeira equação e somei o 3y no lado direito da primeira equação.
Como na segunda equação -3x = 3y, o que eu fiz foi válido, pois apenas somei de cada lado da equação um mesmo valor, não alterando a igualdade.

A soma das equações seria assim:

-3x + 15y -3x = 9 + 3y

Você pode pensar da mesma forma que faz uma soma com números, passe um risco em baixo das duas equações, coloque um sinal de igual alinhado e some tudo que está antes do igual nas 2 equações e todo que está depois.


Ola amigo, Caradoc, entendi agora, porem estou em duvida somente agora na questão, de olhar as duas equações e saber, por qual número eu devo multiplicar!

Por exemplo, nesse sistema ae, você de cara ja observou que multiplicando a segunda equação por - 3
o x ficaria - 3x
que iria cancelar com o 3x da primeira equação

Eu tenho dificuldades em observar isso, por exemplo esse sistema aqui !

- x + \frac{y}{2} = - 5

3x + 7y = - 2

como ficaria pelo método da adição, de forma resumida, para eu não precisar fazer aquela conta gigante que eu faço !
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Ter Ago 16, 2011 14:59

Sempre tem vários jeitos de ajeitar o sistema de modo conveniente.
Com a prática você vai pegando qual a operação mais fácil.

Neste segundo caso eu multiplicaria toda a primeira equação por 3, ficando:

-3x + \frac{3y}{2} = -15

Que somando com a segunda iria eliminar o x.

Mas note que eu também poderia fazer de um modo diferente, multiplicando por exemplo a primeira equação por -14:

14x - 7y = 70

Nesse caso ao somar com a segunda equação eu eliminaria a variável y.
Você pode multiplicar a equação inteira por qualquer número, seja ele positivo, negativo ou uma fração. A estratégia é sempre tentar eliminar uma variável.
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Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25

Uma função de 1º grau é dada por y=ax+b.
Temos que para x=3, y=6 e para x=4, y=8.
\begin{cases}6=3a+b\\8=4a+b\end{cases}
Ache o valor de a e b, monte a função e substitua x por 10.


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my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :



f(x)= 2.x
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Saudações! :-D
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b

Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30
:coffee: