por sspmat61 » Qui Mar 10, 2011 15:16
"Um grupo de alunos de uma escola deveria visitar o Museu de Ciência e o Muse de História da cidade. Quarenta e oito alunos foram visitar pelos menos um desses museus. 20% dos que foram ao de Ciências visitaram o museu de História e 25% dos que foram ao de História visitaram também o de Ciência.
Calcule o número de alunos que visitaram os dois museus."
Na frase "Quarenta e oito alunos foram visitar pelo menos um desses museus." eu entendo que número de elementos de C + número de elementos de H - número de elementos da intersecção de C e H é igual a 48. E, se não fiz a coisa errada, numa planilha de excel, não achei parâmetros para que a resposta seja 6 alunos conforme o gabarito fornecido para esta questão.
O que estou fazendo de errado ??? Peço ajuda.
Abs,
Sérgio.
-
sspmat61
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qui Mar 10, 2011 14:54
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática
- Andamento: formado
por Fabricio dalla » Qui Mar 10, 2011 20:23
hahaha essa questao caiu na minha primeira prova discursiva o ano passado e eu tinha errado kkkk
mas vamos la:
a grande sacada dessa questão para poder resolve-la e perceber que os 20% do museu de ciencias e igual aos 25% do museu de historia
sendo assim :
numero de pessoas do museu de ciencias=x
numero de pessoas do museu de historia=y
W=numero de pessoas que visitam os 2 museus
(0,2x=0,25y=w)
x=0,25y/0,2. tem-se x=1,25y
entao fiz uma regra de 3 para achar w
x------->1,25y
0,2x------>W
tem-se w=0,25y
agora e so substituir
logo:. 0,8x + w + 0,75y =48
0,8(1,25y) + 0,25y + 0,75y = 48
y + y = 48
2y = 48,y=24
agora faz outra regra de 3 q acha a resposta
24 pessoas do museu de historia --------->100%
Z pessoas do museu de historia ----------->25%
Z =6
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por sspmat61 » Sex Mar 11, 2011 18:07
O grande lance é exatamente este. Ontem, com calma, discutindo a questão com uma colega, ela enxergou e eu não. Que raiva, hehehehe... Nem me toquei que os 20% de um seria igual aos 25% do outro.
Daí seria c/5=h/4. Tirando H em função de c vem c=5h/4. Logo C+H-H/4 é semelhante a 5H/4 + H - H/4 = 48. Resolvendo temos h=24. Resultando em H/4=6
Fiquei com raiva da bobeira que dei ao não perceber que o "x" da questão era reconhecer a igualdade das duas porcentagens. Hgf...
Obrigado pela participação.
Um forte abraço.
Sérgio.
-
sspmat61
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qui Mar 10, 2011 14:54
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática
- Andamento: formado
por Pedro123 » Sex Mar 11, 2011 20:50
Pois é ne fabricio, nao me lembre dessa questão, so a gente sabe a confusão que essa questão deu la no colégio hahuahushs
-
Pedro123
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Qui Jun 10, 2010 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Mecanica - 1° Período
- Andamento: cursando
por Abelardo » Sex Mar 11, 2011 22:43
Linda resolução! Consegui resolver, mas foi uma resolução mais demorada!
-

Abelardo
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 159
- Registrado em: Qui Mar 03, 2011 01:45
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Questão da UERJ sobre função do 1º grau
por kamillanjb » Qua Fev 16, 2011 19:47
- 7 Respostas
- 6014 Exibições
- Última mensagem por kamillanjb

Dom Fev 27, 2011 20:10
Funções
-
- Questao sobre conjuntos
por cadu » Ter Out 19, 2010 23:16
- 0 Respostas
- 1385 Exibições
- Última mensagem por cadu

Ter Out 19, 2010 23:16
Álgebra Elementar
-
- Questão do ITA sobre conjuntos!
por Abelardo » Qui Mar 03, 2011 02:03
- 5 Respostas
- 5224 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Sex Mar 04, 2011 09:44
Álgebra Elementar
-
- Questão UERJ
por phmarssal » Qua Nov 20, 2013 14:34
- 3 Respostas
- 2593 Exibições
- Última mensagem por Russman

Sáb Dez 07, 2013 00:25
Aritmética
-
- Questão UERJ
por phmarssal » Qua Nov 20, 2013 14:37
- 1 Respostas
- 1238 Exibições
- Última mensagem por Pessoa Estranha

Qui Nov 21, 2013 14:49
Aritmética
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.