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Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Mensagempor Caeros » Seg Mar 07, 2011 19:40

Estou estudando Teoria dos Conjuntos, agradeço o apoio de voces. Por favor veja se minha solução faz sentido:

Seja A = {1,2,3}. Considere as seguintes relações em A:
{R}_{1}= {(1,2);(1,1);(2,2);(2,1);(3,3)}
{R}_{2}= {(1,1);(2,2);(3,3);(1,2);(2,3)}
{R}_{3}= {(1,1);(2,2);(1,2);(2,3);(3,1)}
{R}_{4}= AxA;
{R}_{5}= \O
Quais são reflexivas?Simétrica? anti-simétricas? e Transitivas?

Solução:
Reflexivas: {R}_{1};{R}_{2};{R}_{4};
Pergunto: Porque o conjunto vazio não é reflexivo?
Simétricas: {R}_{1};{R}_{4};
Pergunto: o Conjunto Vazio é simétrico ou não?Porquê?
Transitivas: {R}_{1} é transitiva pois, (1,2)\in{R}_{1};(2,2)\in{R}_{1} e obviamente implica que (1,2)\in{R}_{1}; como também (2,1)\in{R}_{1};(1,2)\in{R}_{1} implica que (2,2)\in{R}_{1}; ok?
{R}_{2} não é transitiva pois, (1,2)\in{R}_{2};(2,3)\in{R}_{2}, mas (1,3)\not\in{R}_{2};
{R}_{3} não é transitiva pois (1,2)\in{R}_{3}; (2,3)\in{R}_{3}; mas, (3,1)\not\in{R}_{3};
{R}_{4} é transitiva;
Pergunto: conjunto Vazio é transitivo, porquê? ;
Anti-Simétrica: {R}_{2}; {R}_{3}; {R}_{5}.
Caeros
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Re: Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Mensagempor LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 12:18

Caeros escreveu:Pergunto: Porque o conjunto vazio não é reflexivo?

R_5=\varnothing não é reflexiva porque, obviamente, não contém os elementos do tipo (a, a), para todo a em A.

Caeros escreveu:Pergunto: o Conjunto Vazio é simétrico ou não?Porquê?

R_5=\varnothing é simétrica. Lembre-se que para ser simétrica é necessário que se (a, b) esteja em R então (b, a) também deve estar. Isto é, o único problema é se acontecer de (a, b) está em R, mas (b, a) não estar. Esse problema não acontece em R_5.

Caeros escreveu:{R}_{3} não é transitiva pois (1,2)\in{R}_{3}; (2,3)\in{R}_{3}; mas, (3,1)\not\in{R}_{3};

Correção: "(...), mas (1,3)\not\in{R}_{3}"

Caeros escreveu:Pergunto: conjunto Vazio é transitivo, porquê?

Uma relação R não é transitiva se acontecer de (a, b) e (b, c) está em R, mas (a, c) não está. Esse problema não acontece em R_5=\varnothing.

Observação
A todo momento você pergunta se o "conjunto vazio" é reflexivo, simétrico, transitivo, etc. Tome cuidado! O que são classificados em reflexivo, simétrico ou transitivo são as relações, não os conjuntos. Por exemplo, não faz sentido perguntar se o conjunto A={1, 2, 3} é simétrico, transitivo, reflexivo, etc.
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Re: Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Mensagempor Caeros » Ter Mar 08, 2011 22:30

Obrigado Luiz pelas orientações!
Mesmo assim tenho um questionamento:
a relação {R}_{5} para o cojunto A citado não é reflexiva , pois, "porque, obviamente, não contém os elementos do tipo (a, a), para todo a em A."
Analogamente não seria este o mesmo motivo para esta relação não ser simétrica e nem transitiva, por não apresentar elementos? :?:
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Re: Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 09, 2011 10:28

Caeros escreveu:a relação {R}_{5} para o cojunto A citado não é reflexiva , pois, "porque, obviamente, não contém os elementos do tipo (a, a), para todo a em A."
Analogamente não seria este o mesmo motivo para esta relação não ser simétrica e nem transitiva, por não apresentar elementos? :?:

Não!

Vamos pensar um pouco...

O que deve acontecer para uma relação não ser reflexiva? Basta que ela não tenha algum dos elementos (a, a), com a em A. Por exemplo, por que R_3 não é reflexiva? Porque (3, 3) não está em R_3. O motivo é análogo para {R}_{5}.

Para que uma relação não seja simétrica basta que (a, b) esteja em R, mas (b, a) não esteja. Por exemplo, {R}_{2} não é simétrica, já que (1, 2) está na relação, mas (2, 1) não está.
Note que em {R}_{5} esse problema não ocorre. Isto é, não há na relação um par (a, b) tal que (b, a) não esteja. Portanto, ela é simétrica.

Por fim, para que uma relação R não seja transitiva basta ocorrer que (a, b) e (b ,c) esteja em R, mas (a, c) não esteja. Por exemplo, {R}_{3} não é transitiva, pois (1,2)\in{R}_{3} e (2,3)\in{R}_{3}, mas (1, 3)\not\in{R}_{3}. Novamente, note que esse problema não ocorre em {R}_{5}. Isto é, não há elementos (a, b) e (b ,c) na relação tal que (a, c) não esteja. Um outro exemplo de relação transitiva no conjunto A dado seria R = {(1, 1)}. Note que não há elementos (a, b) e (b ,c) na relação R tal que (a, c) não esteja em R.
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Re: Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Mensagempor Caeros » Qua Mar 09, 2011 10:41

Ok :y: Luiz;
Obrigado por colaborar, realmente nem nos livros são claros em relação a isto, e nem nos bancos das universidades há professores que tragam explicação clara, para ter uma idéia um professor de uma renomada academia aqui onde moro disse que a explicação é porque foi convencionada assim!!Valeu.
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Re: Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 09, 2011 11:04

Caeros escreveu:nem nos bancos das universidades há professores que tragam explicação clara

Observação: Eu sou Professor Universitário e acredito ter esclarecido isso para você. Sendo assim, procure não afirmar coisas como essa. Além disso, existem muitos outros Professores nas Universidades que também deixariam isso claro para você.
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Re: Álgebra: Teoria dos conjuntos3

Mensagempor Caeros » Dom Mar 13, 2011 01:01

Realmente fiquei intrigado com a resposta que recebi do professor aqui na universidade, da qual citei, e acabei generalizando, pois sabia de certa forma que não era a resposta que ele deveria me dar, mas enfim reconheço a importância dos professores em nossa vida e que o que postei anteriormente está errado. Obrigado novamente professor!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?