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[Demonstração] Propriedades do seno

[Demonstração] Propriedades do seno

Mensagempor junior1997 » Qua Out 17, 2012 16:30

Boa tarde! Recebi o seguinte exercício:

Mostre que:
  1. \text{sen}\,x+\text{sen}\,y=2\cdot\text{sen}\,\dfrac{x+y}{2}\cdot\cos\dfrac{x-y}{2}.
  2. se um triângulo ABC tem ângulos internos \hat A, \hat B e \hat C e perímetro 2p, então a medida a do lado BC é dada por

    a=\dfrac{p\text{ sen}\,\frac{\hat A}{2}}{\cos\frac{\hat B}{2}\cdot\cos\frac{\hat C}{2}}.

Não consegui começar a demonstração. Entretanto, sei demonstrar a fórmula do seno da soma, isso é útil para este exercício?
Se alguém puder indicar o caminho, jogar uma luz, eu agradeço... Tenho dificuldade com demonstrações :oops:
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Re: [Demonstração] Propriedades do seno

Mensagempor Russman » Qua Out 17, 2012 17:55

Na primeira faça

\left\{\begin{matrix}
sin(\frac{x+y}{2})=sin(\frac{x}{2}+\frac{y}{2}) \\ 
cos(\frac{x-y}{2})=cos(\frac{x}{2}-\frac{y}{2})
\end{matrix}\right.

e aplique a fórmula do seno e cosseno de uma soma. Multiplique os resultados como mostra na identidade e tente obter

sin(x) + sin(y)
"Ad astra per aspera."
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Re: [Demonstração] Propriedades do seno

Mensagempor junior1997 » Qua Out 17, 2012 20:34

Humm, acho que entendi. Geralmente eu deixo passar despercebidos algumas coisas (não tinha pensado em separar \dfrac{x+y}{2} = \dfrac{x}{2}+\dfrac{y}{2}, de forma a obter uma soma)

Aí ficaria:
\\ \sin \left (\frac{x}{2}+\frac{y}{2} \right) = \sin \frac{x}{2} \cdot \cos \frac{y}{2} + \sin \frac{y}{2} \cdot \cos\frac{x}{2}\\\\
\cos \left (\frac{x}{2}-\frac{y}{2} \right) = \cos\frac{x}{2} \cdot \cos\frac{y}{2} + \sin\frac{x}{2} \cdot \sin\frac{y}{2} \\\\\\\
2 \sin \left (\frac{x}{2}+\frac{y}{2} \right)\cos \left (\frac{x}{2}-\frac{y}{2} \right) =\\
\\= 2 \sin \frac{x}{2}   \cos \frac{x}{2} \cos^2 \frac{y}{2} + 2  \sin \frac{y}{2} \cos \frac{y}{2} \sin^2 \frac{x}{2} + 2   \sin \frac{y}{2} \cdot \cos \frac{y}{2} \cdot \cos^2 \frac{x}{2} + 2 \sin \frac{x}{2}   \cos \frac{x}{2} \sin^2 \frac{y}{2} = \\\ =
\sin \left( 2\cdot \frac{x}{2} \right) \cos^2\frac{y}{2} + \sin \left( 2\cdot \frac{y}{2} \right) \sin^2 \frac{x}{2} + \sin \left( 2\cdot \frac{y}{2} \right) \cos^2 \frac{x}{2} +\sin \left( 2\cdot \frac{x}{2} \right) \sin^2 \frac{y}{2} = \\\ =
\sin (x) \cos^2\frac{y}{2} + \sin(y) \sin^2 \frac{x}{2} + \sin(y) \cos^2 \frac{x}{2} + \sin(x) \sin^2 \frac{y}{2} =
\\ = \sin (x) \left( \cos^2\frac{y}{2} + \sin^2 \frac{y}{2} \right ) + \sin(y) \left (\cos^2 \frac{x}{2} + \sin^2 \frac{x}{2} \right ) = \\ =
\sin (x) \cdot 1+ \sin (y) \cdot 1 = \\ =
\sin x + \sin y

Iupii! Mas e pro item b, alguém tem alguma idéia?
Obrigado!
junior1997
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Re: [Demonstração] Propriedades do seno

Mensagempor young_jedi » Qui Out 18, 2012 11:13

a letra b
pensei da seguinte forma primeiro utilizando a lei dos senos

\frac{a}{sen\^A}=\frac{b}{sen\^B}=\frac{c}{sen\^C}

a, b e c são os lados do triangulo, apartir dai agente tira

b=a.\frac{sen\^B}{sen\^A}

c=a.\frac{sen\^C}{sen\^A}

então o perimetro sera

2p=a+a.\frac{sen\^B}{sen\^A}+a.\frac{sen\^C}{sen\^A}

2p=a\left(\frac{sen\^A+sen\^B+sen\^C}{sen\^A}\right)

para a soma de sen\^B+sen\^C utiliza-se a relação da letra a

2p=a\left(\frac{sen\^A+2.sen(\frac{\^B+\^C}{2}).cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{sen\^A}\right)

2p=a\left(\frac{sen(\frac{\^A+\^A}{2})+2.sen(\frac{\^B+\^C}{2}).cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{sen(\frac{\^A+\^A}{2})}\right)

2p=a\left(\frac{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}+2.sen(\frac{\^B+\^C}{2}).cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}}\right)

como A+B+C=180 então B+C=180-A, substituindo

2p=a\left(\frac{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}+2.sen(\frac{180-\^A}{2}).cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}}\right)

2p=a\left(\frac{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}+2.sen(90-\frac{\^A}{2}).cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}}\right)

2p=a\left(\frac{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}+2cos(\frac{\^A}{2}).cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{2cos\frac{\^A}{2}.sen\frac{\^A}{2}}\right)

simplificando 2cos\frac{\^A}{2}

2p=a\left(\frac{sen\frac{\^A}{2}+cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{sen\frac{\^A}{2}}\right)

mais como A+B+C=180 então A=180-(B+C)

2p=a\left(\frac{sen(\frac{180-(\^B+\^C)}{2})+cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{sen\frac{\^A}{2}}\right)

2p=a\left(\frac{sen(90-\frac{(\^B+\^C)}{2})+cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{sen\frac{\^A}{2}}\right)

2p=a\left(\frac{cos(\frac{\^B+\^C}{2})+cos(\frac{\^B-\^C}{2})}{sen\frac{\^A}{2}}\right)

desenvolvendo a soma dos cosseno ai chega-se ate o resultado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?