• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Matrizes

Matrizes

Mensagempor anneliesero » Ter Set 25, 2012 21:49

Pessoal, nessa questão qual foi o meu erro?

(UFBA) A matriz 2X3, com {a}_{ij} = 2i - j, se                      
    
i\neq  j 

{a}_{ij} = i + j, se 

i=j

é:

a)

\begin{pmatrix}
   2 & 3  \\ 
   -3 & 4   \\ 
   -1 & 1 
\end{pmatrix}

b)

\begin{pmatrix}
   2 & 3  \\ 
   0 & 4   \\ 
   1 & 1 
\end{pmatrix}


c)


\begin{pmatrix}
   2 & 3  \\ 
   0 & 4   \\ 
   -1 & 1 
\end{pmatrix}

d)

\begin{pmatrix}
   2 & 0   & -1  \\ 
   3 & 4  &  1  \\ 
   
\end{pmatrix}


e)

\begin{pmatrix}
   2 & 0   & -1  \\ 
   -3 & 4  &  1  \\ 
   
\end{pmatrix}


A alternativa certa é a D.
''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.'' - Sandra Carey
anneliesero
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Set 13, 2012 17:58
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Matrizes

Mensagempor MarceloFantini » Ter Set 25, 2012 22:11

Onde está o que você fez, para que possamos identificar o erro?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Matrizes

Mensagempor anneliesero » Qua Set 26, 2012 14:20

O meu cálculo é o seguinte:

2 linhas e 3 colunas

Então a fórmula usada será {a}_{ij}=2i-j

\begin{pmatrix}
   a11 & a12 & a13 \\ 
   a21 & a22 & a23   \\ 
\end{pmatrix}


a11=2.1-1=1

a12=2.1-2=2-2=0

a13=2.1-3=2-3=-1

a21=2.2-1=4-1=3

a22= 2.2-2=4-2=2

a23=2.2-3=4-3=1


Com isso a matriz ficará assim:

\begin{pmatrix}
   1 & 0  & -1 \\ 
   3 & 2 &  1  \\
\end{pmatrix}

Mas, a minha resposta não tem alternativa. *-)
''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.'' - Sandra Carey
anneliesero
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Set 13, 2012 17:58
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Matrizes

Mensagempor young_jedi » Qua Set 26, 2012 15:15

essa equação que voce utilizou

2i-j

só vale para os elemntos em que i é diferente de j
para os elementos que em que i é igual a j a equação é

i+j

então
a_{11}&=&1+1

a_{22}&=&2+2
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: Matrizes

Mensagempor anneliesero » Qui Set 27, 2012 18:14

Sim, foi essa a equação

2i-j

Mas i não é o nº de linhas? E j o nº de colunas?
''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.'' - Sandra Carey
anneliesero
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Set 13, 2012 17:58
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Matrizes

Mensagempor young_jedi » Qui Set 27, 2012 18:21

Sim é i o numero da linha e j o de coluna

mais repare no enunciado que voce tem duas equações diferentes,uma para quando i é diferente de j
e uma para quando i é igual a j.
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: Matrizes

Mensagempor anneliesero » Qui Set 27, 2012 20:35

Mas no enunciado não fala que a matriz 2x3. Com isso 2 é o nº de linhas e 3 nº de colunas. Certo?

Consequentemente eliminados as outras alternativas que não atendam a matriz de 2 linhas e 3 colunas. E usamos a fórmula do diferente. Não é?
''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.'' - Sandra Carey
anneliesero
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Set 13, 2012 17:58
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Matrizes

Mensagempor young_jedi » Qui Set 27, 2012 20:42

para cada elemento da matriz que voce vai calcular voce tem que analisar o i e o j.
para o elemento a_{11} temos que i=1 e j=1 portanto i=j então voce utiliza a equação
i+j, já para o elemento a_{12} temos que i=1 e j=2 então i\neq j então voce utiliza a equação
2i-j.
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: Matrizes

Mensagempor anneliesero » Qui Set 27, 2012 20:57

ahh agora entendi valeu muito obrigada :)
''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.'' - Sandra Carey
anneliesero
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Set 13, 2012 17:58
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Matrizes e Determinantes

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?