• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

(IESA-SP) Inequação

(IESA-SP) Inequação

Mensagempor Rafael16 » Sex Mar 02, 2012 15:28

(IESA-SP) A solução da inequação \frac{x + 2}{x - 1}\leq 2 é:

Bom, resolvi da seguinte forma:

\frac{x + 2}{x - 1} - 2\leq 0

\frac{({x}^{2}-3x+2)(x+2)-{2x}^{2}+6x-4}{x-2}\leq 0 ---> Tirei o MMC e resolvi normal

Depois tratei cada expressão como se fosse uma função e tirei a raiz de cada uma e fiz o jogo dos sinais. E a resposta foi essa:

S = {x ? ?|x ? -2 ou x ? 1/2 e x ? 2}

Mas a resposta certa é:
x ? 4 ou x < 1

Onde que errei?
Rafael16
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 22:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor Cleyson007 » Sex Mar 02, 2012 16:30

Boa tarde Rafael!

Seja bem vindo ao Ajuda Matemática!

Vou te dar uma dica como encontrar um dos valores, ok? Procure o outro e comente eventuais dúvidas :y:

\frac{x+2}{x-1}\leq2

Multiplicando cruzado, temos:

x+2\leq2\,(x-1)

x+2\leq2x-2

Separando os termos que possuem "x" dos que não possuem, encontramos:

x\geq4

Até mais.
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

Imagem
Avatar do usuário
Cleyson007
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática UFJF
Andamento: formado

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor Rafael16 » Sex Mar 02, 2012 16:54

Cleyson007 escreveu:Boa tarde Rafael!

Seja bem vindo ao Ajuda Matemática!

Vou te dar uma dica como encontrar um dos valores, ok? Procure o outro e comente eventuais dúvidas :y:

\frac{x+2}{x-1}\leq2

Multiplicando cruzado, temos:

x+2\leq2\,(x-1)

x+2\leq2x-2

Separando os termos que possuem "x" dos que não possuem, encontramos:

x\geq4

Até mais.



Valeu, mas parece que em uma inequação não pode multiplicar "cruzado". certo?
Rafael16
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 22:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 02, 2012 18:53

Não, o que deve fazer é isto:

\frac{x+2}{x-1} \leq 2 \rightarrow \frac{x+2}{x-1} - 2 \leq 0 \rightarrow \frac{x+2 -2x+2}{x-1} \leq 0.

Resolva daí.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor Rafael16 » Sex Mar 02, 2012 19:02

MarceloFantini escreveu:Não, o que deve fazer é isto:

\frac{x+2}{x-1} \leq 2 \rightarrow \frac{x+2}{x-1} - 2 \leq 0 \rightarrow \frac{x+2 -2x+2}{x-1} \leq 0.

Resolva daí.



Ah, então quer dizer que o MMC sempre vai ser o mesmo denominador da expressão?
Rafael16
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 22:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 02, 2012 19:07

Suponha que fosse \frac{2}{x-7}. Como seria então?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor Rafael16 » Sex Mar 02, 2012 19:16

MarceloFantini escreveu:Suponha que fosse \frac{2}{x-7}. Como seria então?


\frac{2}{x-7} \leq 2 \rightarrow  \frac{2}{x-7} - 2 \leq 0 \rightarrow \frac{2-2(x-7))}{x-7} \leq 0  \rightarrow \frac{-2x + 12}{x-7} \leq 0

Assim?
Rafael16
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 22:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 02, 2012 23:01

Perdão, não especifiquei. Se ao invés de \frac{x+2}{x-1} \leq 2 fosse \frac{x+2}{x-1} \leq \frac{2}{x-7}.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor Rafael16 » Sáb Mar 03, 2012 10:19

MarceloFantini escreveu:Perdão, não especifiquei. Se ao invés de \frac{x+2}{x-1} \leq 2 fosse \frac{x+2}{x-1} \leq \frac{2}{x-7}.


Bom, ai já complicou um pouquinho :D, mas vamos lá.

\frac{x+2}{x-1} \leq \frac{2}{x-7} \rightarrow \frac{x+2}{x-1} - \frac{2}{x-7} \leq 0 \rightarrow \frac{({x}^{2}-8x+7) (x+2)-2}{x-7} \leq 0

Marcelo, acho que errei de novo, mas não sei aonde, parei por aqui mesmo porque vou cair num polinômio.
Rafael16
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 22:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: (IESA-SP) Inequação

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 03, 2012 13:36

Cleyson007 escreveu:\dfrac{x+2}{x-1}\leq 2
Multiplicando cruzado, temos:

x+2\leq 2\,(x-1)


Não podemos "multiplicar em cruz" nas inequações. Veja o tópico abaixo:

inequação, dúvida.
viewtopic.php?f=106&t=3856
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?