• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[função diferencial]

[função diferencial]

Mensagempor Jorge Dias » Sáb Jan 07, 2012 01:08

\mu=G\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y},\frac{y}{x}-\frac{y}{x} \right)
mostre, que
\chi\frac{\partial u}{\partial x}+y\frac{\partial u}{\partial y}+z\frac{\partial u}{\partial z}=0

penso que tenho que achar as derivadas parciais,ou seja será que devo de achar o meu A como
\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y}\right) e o B, como \left(\frac{y}{x}-\frac{y}{x}\right) e apartir dai obter \frac{\partial a}{\partial x}mas não sei como fazer essa derivada e nem o que fazer com a icógnita que está antes da fracção
Jorge Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jan 06, 2012 23:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: licenciatura em gestão
Andamento: cursando

Re: [função diferencial]

Mensagempor ant_dii » Sáb Jan 07, 2012 02:29

Jorge Dias escreveu:\mu=G\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y},\frac{y}{x}-\frac{y}{x} \right)
mostre, que
\chi\frac{\partial u}{\partial x}+y\frac{\partial u}{\partial y}+z\frac{\partial u}{\partial z}=0

penso que tenho que achar as derivadas parciais,ou seja será que devo de achar o meu A como
\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y}\right) e o B, como \left(\frac{y}{x}-\frac{y}{x}\right) e apartir dai obter \frac{\partial a}{\partial x}mas não sei como fazer essa derivada e nem o que fazer com a icógnita que está antes da fracção


Se
\frac{\partial u}{\partial x_i}=\frac{\partial \mu}{\partial x_i}
então você terá que usar a regra da cadeia, pois \mu está em função de x, y, z por G... E se \chi=x, então você terá que calcular cada derivada em função de uma incógnita de cada vez e depois multiplicar como esta pedindo acima e então procurar uma relação que de zero pra você mostrar o resultado desejado...
O que quero dizer é que do modo que esta escrito acima esta confuso... Quem são estes A, B e C que você fala e o a de \frac{\partial a}{\partial x}, é da onde?
O que pede na fórmula é só que você faça as derivadas (regra da cadeia) em relação a cada variável e depois verifique o resultado quando você multiplica a derivada com a variável.
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 19:46
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: formado

Re: [função diferencial]

Mensagempor Jorge Dias » Sáb Jan 07, 2012 10:36

No livro tenho um exemplo que refere assim, sejam A e B as váriáveis mudas associadas á função G, ou seja U= G(A;B)= G\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y},\frac{y}{x}-\frac{y}{z} \right) e então pela regra da cadeia temos
\frac{\partial u}{\partial x}=\frac{\partial G}{\partial A}\frac{\partial A}{\partial x}+\frac{\partial G}{\partial B}\frac{\partial B}{\partial x}
e assim sucessivamente para as outras icógnitas y e z é isso o que se pretende? mas não consigo iniciar estas derivadas.
Jorge Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jan 06, 2012 23:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: licenciatura em gestão
Andamento: cursando

Re: [função diferencial]

Mensagempor ant_dii » Sáb Jan 07, 2012 13:02

Jorge Dias escreveu:No livro tenho um exemplo que refere assim, sejam A e B as váriáveis mudas associadas á função G, ou seja U= G(A;B)= G\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y},\frac{y}{x}-\frac{y}{z} \right) e então pela regra da cadeia temos
\frac{\partial u}{\partial x}=\frac{\partial G}{\partial A}\frac{\partial A}{\partial x}+\frac{\partial G}{\partial B}\frac{\partial B}{\partial x}
e assim sucessivamente para as outras icógnitas y e z é isso o que se pretende? mas não consigo iniciar estas derivadas.


Seguindo o que está em seu livro, temos que
A=A(x,y,z)=\frac{z}{x}-\frac{z}{y}

B=B(x,y,z)=\frac{y}{x}-\frac{y}{z}

Então, mantenha \frac{\partial G}{\partial A}=G_A e faça \frac{\partial A}{\partial x}, \frac{\partial A}{\partial y} e \frac{\partial A}{\partial z}.

Mantenha \frac{\partial G}{\partial B}=G_B e faça \frac{\partial B}{\partial x}, \frac{\partial B}{\partial y} e \frac{\partial B}{\partial z}.

Por exemplo, \frac{\partial u}{\partial x}=\frac{\partial G}{\partial A}\frac{\partial A}{\partial x}+\frac{\partial G}{\partial B}\frac{\partial B}{\partial x}=G_A \left(\frac{-z}{x^2}\right)+G_B \left(\frac{-y}{x^2}\right)

Em seguida, multiplique o resultado, como esta pedindo acima, por cada variável. Fazendo então uma manipulação algébrica você verá que o resultado será zero independente da derivada parcial de G.
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 19:46
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: formado

Re: [função diferencial]

Mensagempor Jorge Dias » Sáb Jan 07, 2012 14:55

pode me explicar porque não está fácil de entender para mim como fez a conta \left(\frac{-z}{{x}^{2}} \right) e \left(\frac{-y}{{x}^{2}} \right),não consigo chegar a esse valor
Jorge Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jan 06, 2012 23:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: licenciatura em gestão
Andamento: cursando

Re: [função diferencial]

Mensagempor ant_dii » Sáb Jan 07, 2012 15:19

Sim... me desculpe.

A derivada de A=A(x,y,z)=\frac{z}{x}-\frac{z}{y} pode ser feita como segue, o mesmo valerá para as outras variáveis e para B=B(x,y,z)=\frac{y}{x}-\frac{y}{z}:

\frac{\partial A}{\partial x}=\frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y}\right)=z\frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{1}{x}\right) - \frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{z}{y}\right) =z\frac{\partial (x^{-1})}{\partial x} - 0=z(-1x^{-2})=z\left(\frac{-1}{x^2}\right)=\frac{-z}{x^2}

Quando você deriva em relação a variável precedente as outras se tornam constantes, mas vale as mesmas regras para derivadas com uma variável...

Não sei se esclareceu, mas fique a vontade qualquer dúvida...
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 19:46
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: formado

Re: [função diferencial]

Mensagempor Jorge Dias » Sáb Jan 07, 2012 15:35

muito obrigado pelo esclarecimento e sua disponibilidade.
Jorge Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jan 06, 2012 23:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: licenciatura em gestão
Andamento: cursando

Re: [função diferencial]

Mensagempor Jorge Dias » Sáb Jan 07, 2012 20:48

muito obrigada pela ajuda, mas realmente não chego lá e não consigo fazer as contas de derivadas, estou a tentar mas ao calcular oa variável z empacou e não vai lá, e enquanto eu não conseguir fazer as derivadas bem não vou conseguir fazer este tipo de exercicios, percebo o que se pretende e não sei fazer as contas.
Jorge Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jan 06, 2012 23:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: licenciatura em gestão
Andamento: cursando

Re: [função diferencial]

Mensagempor ant_dii » Seg Jan 09, 2012 02:12

ant_dii escreveu:Sim... me desculpe.

A derivada de A=A(x,y,z)=\frac{z}{x}-\frac{z}{y} pode ser feita como segue, o mesmo valerá para as outras variáveis e para B=B(x,y,z)=\frac{y}{x}-\frac{y}{z}:

\frac{\partial A}{\partial x}=\frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y}\right)=z\frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{1}{x}\right) - \frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{z}{y}\right) =z\frac{\partial (x^{-1})}{\partial x} - 0=z(-1x^{-2})=z\left(\frac{-1}{x^2}\right)=\frac{-z}{x^2}

Quando você deriva em relação a variável precedente as outras se tornam constantes, mas vale as mesmas regras para derivadas com uma variável...

Não sei se esclareceu, mas fique a vontade qualquer dúvida...


Vamos lá, que vou te ajudar então.
Para calcular a derivada de A em relação a y será usado o mesmo procedimento que foi em relação a x (como esta na citação acima), ou seja,

\frac{\partial A}{\partial y}=\frac{\partial }{\partial y}\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y}\right)=\frac{\partial }{\partial y}\left(\frac{z}{x}\right) - z\frac{\partial }{\partial y}\left(\frac{1}{y}\right) =0- z\frac{\partial (y^{-1})}{\partial y} =-z(-1y^{-2})=-z\left(\frac{-1}{y^2}\right)=\frac{z}{y^2}

Para calcular A em relação a z, é feito o seguinte

\frac{\partial A}{\partial z}=\frac{\partial  }{\partial z}\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y}\right)=\frac{\frac{\partial z}{\partial z}}{x} - \frac{\frac{\partial z}{\partial z}}{y} = \frac{1}{x} -  \frac{1}{y}

De outra forma, pode-se fazer o seguinte
\frac{\partial }{\partial z}\left(\frac{z}{x}-\frac{z}{y}\right)=\frac{1}{x}\frac{\partial z}{\partial z} - \frac{1}{y}\frac{\partial z}{\partial z}=\frac{1}{x} -  \frac{1}{y}

isso, pois como estamos derivando em relação a z, como já te disse, as outras variáveis se tornam constantes, então \frac{1}{x} e \frac{1}{y} também são constantes.

Em relação a B, você encontrará os seguintes resultados:

\frac{\partial B}{\partial x}=\frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{y}{x}-\frac{y}{z}\right)=y\frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{1}{x}\right) - \frac{\partial }{\partial x}\left(\frac{y}{z}\right) =y\frac{\partial (x^{-1})}{\partial x} - 0=y(-1x^{-2})=y\left(\frac{-1}{x^2}\right)=\frac{-y}{x^2}


\frac{\partial B}{\partial y}=\frac{\partial }{\partial y}\left(\frac{y}{x}-\frac{y}{z}\right)=\frac{1}{x}\frac{\partial y}{\partial y} - \frac{1}{z}\frac{\partial y}{\partial x} =\frac{1}{x}-\frac{1}{z}


\frac{\partial B}{\partial z}=\frac{\partial }{\partial z}\left(\frac{y}{x}-\frac{y}{z}\right)=\frac{\partial }{\partial z}\left(\frac{y}{x}\right) -y\frac{\partial }{\partial z}\left(\frac{1}{z}\right)=0-y(-1z^{-2})= - y\left(\frac{-1}{z^2}\right)=\frac{y}{z^2}

A partir daqui basta você fazer as derivadas de u em relação a cada variável usando os resultados já encontrados:

\frac{\partial u}{\partial x}=\frac{\partial G}{\partial A}\frac{\partial A}{\partial x}+\frac{\partial G}{\partial B}\frac{\partial B}{\partial x}=G_A \left(\frac{-z}{x^2}\right)+G_B \left(\frac{-y}{x^2}\right)


\frac{\partial u}{\partial y}=\frac{\partial G}{\partial A}\frac{\partial A}{\partial y}+\frac{\partial G}{\partial B}\frac{\partial B}{\partial y}=G_A \left(\frac{z}{y^2}\right)+G_B \left(\frac{1}{x}-\frac{1}{z}\right)=G_A \left(\frac{z}{y^2}\right)+G_B \left(\frac{1}{x}\right)-G_B \left(\frac{1}{z}\right)


\frac{\partial u}{\partial z}=\frac{\partial G}{\partial A}\frac{\partial A}{\partial z}+\frac{\partial G}{\partial B}\frac{\partial B}{\partial z}=G_A\left(\frac{1}{x} -  \frac{1}{y}\right)+G_B\left(\frac{y}{z^2}\right)=G_A\left(\frac{1}{x}\right) - G_A\left(\frac{1}{y}\right)+G_B\left(\frac{y}{z^2}\right)

Agora entra a parte de manipulação. Quando você mexer certinho multiplicando pela variável precedente você obterá o resultado desejado...

Estamos ae qualquer coisa
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 19:46
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: formado

Re: [função diferencial]

Mensagempor Jorge Dias » Seg Jan 09, 2012 10:17

Muito agredecido pela ajuda prestada já cheguei ao resultado, tambem quase que me fez o exercicio todo, sua ajuda foi preciosa, consegui entender, é conta que nunca mais acaba.
Jorge Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Jan 06, 2012 23:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: licenciatura em gestão
Andamento: cursando

Re: [função diferencial]

Mensagempor ant_dii » Ter Jan 10, 2012 00:16

Que nada... Foi bom te ajudar...

Quanto as contas, aprendi uma coisa: Matemática é 95% trabalho e 5% inteligência. Então existe muito trabalho a se fazer e muita pratica também ajudará...

Qualquer dúvida disponha...
Só os loucos sabem...
ant_dii
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 19:46
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 98 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.