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EDO

MAT0130
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

EDO

Mensagempor borges » Sex Ago 26, 2011 22:37

Verifique se a(s) função(s) dadas constituem solução da equação diferencial.

a) y’’ + 2y’ – 3y = 0; y_1(t) = e^{-3t} e y_2(t) = e^{t}

b) y’’’’ + 4y’’’ + 3y = t; y_1(t) = t/3 e y_2(t) = e^{-t} + t/3

c) t^{2} y’’ + 5t y’ + 4y = 0; t > 0; y_1(t) = t^{-2} e y_2(t) = t^{-2} ln t
borges
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Re: EDO

Mensagempor LuizAquino » Sex Ago 26, 2011 23:33

Quais foram as suas dúvidas?

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Re: EDO

Mensagempor Neperiano » Sáb Ago 27, 2011 12:37

Ola

É só tu derivar as duas equações que estão ao lado da função, e depois substituir e verificar se igual ao que está pedindo

Nos mostre suas tentativas

Atenciosamente
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Re: EDO

Mensagempor borges » Seg Ago 29, 2011 10:56

Consegui fazer as letras a e b, mas a letra c, infelizmente não consegui tudo. Veja a resolução da letra c, até onde consegui. Se possível me ajude a continuar.

y_1'(t)=\frac{-2}{t^3}

y_1''(t)=\frac{6}{t^4}

Substituindo y_1''(t),y_1'(t) e y_1(t) na equação temos :

t^2\frac{6}{t^4}+5t\frac{-2}{t^3} + 4t^{-2}=0

\frac{6t^2}{t^4}-\frac{10t}{t^3}+4t^{-2}=0

6t^{-2}-10t^{-2}+4t^{-2}=0

0=0

Logo y_1 é solução da equação.

y_2'(t)=\frac{1}{t^3}-\frac{2ln(t)}{t^3}

y_2''(t)=\frac{6ln(t)}{t^4}-\frac{5}{t^4}

Substituindo y_2''(t),y_2'(t) e y_2(t) na equação temos :

t^2 (\frac{6ln(t)}{t^4}-\frac{5}{t^4}) + 5t (\frac{1}{t^3}-\frac{2ln(t)}{t^3}) + 4t^{-2}=0

t^2 (\frac{6ln(t)-5}{t^4}+\frac{5t-10ln(t)t}{t^3}) + 4t^{-2}ln(t)=0

A partir daqui não consegui mais. Poderia me ajudar a continuar?
borges
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Re: EDO

Mensagempor LuizAquino » Seg Ago 29, 2011 13:32

borges escreveu:y_2'(t)=\frac{1}{t^3}-\frac{2ln(t)}{t^3}

y_2''(t)=\frac{6ln(t)}{t^4}-\frac{5}{t^4}

Ok.

borges escreveu:t^2 (\frac{6ln(t)}{t^4}-\frac{5}{t^4}) + 5t (\frac{1}{t^3}-\frac{2ln(t)}{t^3}) + 4t^{-2}=0

Apenas faltou o \ln t no último termo.


borges escreveu:t^2 (\frac{6ln(t)-5}{t^4}+\frac{5t-10ln(t)t}{t^3}) + 4t^{-2}ln(t)=0

Faltaram dois parênteses. Um "fechando" a primeira fração e o outro "abrindo" a segunda fração.

borges escreveu:A partir daqui não consegui mais. Poderia me ajudar a continuar?

Considere a equação:

t^2\left(\frac{6\ln t}{t^4}-\frac{5}{t^4}\right)+ 5t \left(\frac{1}{t^3}-\frac{2\ln t}{t^3}\right)+ 4t^{-2}\ln t =0

Note que ela pode ser reescrita como:

\frac{6\ln t}{t^2}-\frac{5}{t^2} + \frac{5}{t^2} - \frac{10\ln t}{t^2} + \frac{4}{t^2}\ln t =0

Continue a partir daí.
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Re: EDO

Mensagempor borges » Seg Ago 29, 2011 22:44

ok. Obrigado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?